Fotografias no concelho de Guimarães

Vista sobre Guimarães (Por: Mikael108)Santuário Penha - Guimarães (Por: Mikael108)Guimarães (Por: saudadeturca)Castelo de Guimarães (Por: Gui)Castelo de Guimarães (Por: Gui)D. Afonso Henriques (Por: Lpinheiro)Ver todas as fotografias ou adicionar a sua própria foto no concelho de Guimarães

Guimarães

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Ave (uma das subregiões mais industrializadas do país), com uma população de 52 182 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 hab\km². É sede de um município com 242,85 km² de área e 162 572 habitantes (2006), subdividido em 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.

Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.

Freguesias no concelho de Guimarães:

Aldão, Arosa, Atães, Azurém, Balazar, Barco, Brito, Caldelas, Calvos, Castelões, Conde, Corvite, Costa, Creixomil, Donim, Fermentões, Figueiredo, Gandarela, Gémeos, Gominhães, Gonça, Gondar, Gondomar, Guardizela, Infantas, Leitões, Longos, Lordelo, Mascotelos, Mesão Frio, Moreira de Cónegos, Nespereira, Oleiros, Oliveira do Castelo, Pencelo, Pinheiro, Polvoreira, Ponte, Rendufe, Ronfe, Salvador de Briteiros, Santa Eufémia de Prazins, Santa Leocádia de Briteiros, Santa Maria de Airão, Santa Maria de Souto, Santiago de Candoso, Santo Estêvão de Briteiros, Santo Tirso de Prazins, São Clemente de Sande, São Cristóvão de Selho, São Faustino, São João Baptista de Airão, São Jorge de Selho, São Lourenço de Sande, São Lourenço de Selho, São Martinho de Candoso, São Martinho de Sande, São Paio, São Salvador de Souto, São Sebastião, São Tomé de Abação, São Torcato, Serzedelo, Serzedo, Silvares, Tabuadelo, Urgezes, Vermil, Vila Nova de Sande

Tempo no concelho de Guimarães

8ºC
Máx: 15ºC | Mín.: 6ºC

Hoje:

Nublado
Máx: 15ºC | Mín.: 6ºC

Amanhã:

Parcialmente nublado
Máx: 14ºC | Mín.: 5ºC
Informação meteorológica por Yahoo! Weather

Guimarães na TV

2016-12-08 07:15 - TV Record
2016-12-08 17:00 - Porto Canal
2016-12-09 00:00 - TV Record
2016-12-09 01:30 - TV Record
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2016 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas