Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Batalha - Portal Nacional

Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2017-05-23 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara da Batalha viu aprovadas três candidaturas a fundos comunitários que ultrapassam os 100 mil euros de incentivo a fundo perdido.


As candidaturas aprovadas respeitam projetos diversificados em áreas como a qualificação turística, a proteção do Ambiente e o fomento de redes de cooperação internacional.



No que se refere à qualificação turística, a Autarquia da Batalha procedeu à realização de candidatura ao Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, tendo submetido o projeto “BATALHA – ON”, que disponibilizará no centro histórico da Vila, internet sem fios gratuita. O projeto conta ainda com o desenvolvimento de uma aplicação móvel destinada à qualificação da experiência turística, com conteúdos em diversos idiomas e ferramentas online que visam a promoção do território e da região.


Foi também aprovada a candidatura da Câmara da Batalha submetida ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, no âmbito do Interreg (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), que visa a promoção o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre os dois países, reforçando as relações económicas e a implementação de mecanismos de proteção civil e de proteção do meio ambiente.


A Câmara da Batalha viu ainda serem aprovadas candidaturas ao Programa Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente, que comparticiparão a aquisição de viaturas elétricas e equipamentos para os serviços municipais ambientais, totalmente elétricos


Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, que as candidaturas aprovadas “se revestem de apoios significativos, em áreas consideradas prioritárias para o Executivo, como é o caso do Turismo, da Proteção Civil e do Meio Ambiente”. O Autarca significa que a aprovação destes projetos, pelas entidades gestoras dos programas, constitui um estímulo para a Câmara Municipal da Batalha e para a execução dos projetos aprovados”.


 

2017-05-22 00:00 - C.M. Batalha

Realiza-se na Praça Mouzinho de Albuquerque, de 25 a 28 de maio, a 16ª Feira do Livro da Batalha. Estarão representadas as principais editoras do país através das livrarias da região, bem como um alfarrabista.


O evento conta com um programa de animação dirigido a toda a família, com destaque para espetáculos de teatro, nos dias 26, às 21h30 e 28, pelas 17h00.
Integrado na programação da Feira, decorre no domingo, 28 de maio, às 15h30, a cerimónia de divulgação dos vencedores da 9ª edição do concurso literário “O Fio da Memória – o Conto”, dirigido aos alunos dos estabelecimentos de ensino concelhios, que compreende as vertentes da ilustração e dos textos.



A Feira da Livro da Batalha decorrerá de quinta a domingo, entre as 11h00 e as 23h00, com entrada livre. Registe-se ainda que o Município da Batalha oferece a cada criança do Pré-Escolar e do 1º CEB da rede pública, um cheque-livro no valor de €2,5 que pode ser trocado na aquisição de livros.


A presente edição do evento congrega também a 16ª edição da Feira dos ATLs, a realizar no sábado, 27 de maio e que apresentará diversos momentos de animação pelos alunos. Destaque para a realização, às 17h30, do espetáculo musical "Abelha Maia".



Consulte aqui a programação da 16ª Feira do Livro e da 13ª Feira dos ATLs

2017-05-18 00:00 - C.M. Batalha

O Município da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia (MCCB) associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus. Para assinalar esta efeméride, as entradas são gratuitas para todos os visitantes. 


"Museus e histórias Controversas: dizer o indizível em museus", é o tema que o Conselho Internacional dos Museus elegeu para a comemoração desta data, assumindo-se como um mote para a reflexão e discussão sobre o papel dos museus nas comunidades.



Na sexta-feira, 19 de maio, o Museu da Batalha abrirá as suas portas à noite para uma sessão de histórias e contos tradicionais. A iniciativa, dirigida ao público geral, conta com entrada gratuita e inicia-se às 21h30, com a colaboração d’O Nariz – Teatro de Grupo.



Já no domingo, 21 de maio, às 16h00, o MCCB acolhe uma visita encenada, que contará com a participação de famílias do Concelho da Batalha, no papel de atores.
Na continuidade das iniciativas inseridas na programação desta iniciativa, prevêem-se ainda percursos e visitas temáticas a anunciar brevemente.


 


 

2017-05-16 00:00 - C.M. Batalha

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas da Batalha encontram-se a monitorizar a qualidade da água do Rio Lena, num projeto inovador e candidato ao Prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.


O projeto, designado “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”, consiste na recolha e medição de diversos indicadores relativos à qualidade da água, como o pH, a condutividade elétrica, a turvação e temperatura, bem como a carência química de oxigénio, entre outros dados.



As amostras e as medições são efetuadas pelos alunos com uma cadência e recolha certa, por forma a efetuar registos de qualidade e devidamente aferidos e recorrendo a dispositivos de monitorização criados pelos próprios jovens, como arduínos e sensores.


O projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”, reveste-se como mais uma importante componente de formação destes alunos, envolvendo áreas de investigação como o Ambiente, a Química e a Engenharia Computacional.


Refere Paulo Batista, Presidente da Câmara da Batalha que o projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação” se reveste de grande importância académica. “Ao executarem este projeto, os jovens adquirem renovadas competências, essenciais para o mercado de trabalho”, refere o Autarca.


“Trata-se igualmente de um projeto da maior atualidade e interesse público, porquanto ajuda a monitorizar a qualidade das linhas de água, permitindo identificar os maiores focos de poluição, com destaque para os afluentes das suiniculturas”, acrescenta Paulo Batista.

2017-05-15 00:00 - C.M. Batalha

A família de refugiados iraquianos de origem palestiniana que foram acolhidos pelo Município da Batalha há cerca de um ano voltou a encontrar-se com o Papa Francisco. Desta vez em Fátima, nesta manhã de sábado na Casa de Nossa Senhora do Carmo, situada no coração do Santuário e onde o Santo Padre pernoitou.


O encontro realizou-se depois da audiência concedida ao Primeiro-Ministro, António Costa, na manhã de dia 13 de maio, pelas 09h30, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. Na ocasião o Papa trocou breves palavras com a família de refugiados e com o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, que esteve presença neste reencontro.


Recorde-se que o Papa Francisco já tinha conhecido esta família em 2016 num campo de refugiados perto de Roma, durante a semana santa pascal.


Sensibilizado pela história desta família de oito membros (mais um criança de 4 meses nascida em Portugal), que inclui fugas da Palestina para o Iraque e da Síria para a Europa que incluiu num percurso marítimo até à ilha italiana de Lampedusa, o Papa manteve o contacto com refugiados que vivem hoje na Batalha, perto de Fátima.


Apesar de muçulmana, a família tem uma grande devoção a Nossa Senhora por ser mãe de Jesus Cristo, considerado um dos profetas do islão, precursor de Maomé.


Depois de conseguir o estatuto de refugiados o estatuto de refugiados em Itália, os membros da família foram selecionados num programa de realojamento da União Europeia e desde abril de 2016 estão a viver na Batalha (São Mamede), a menos de três quilómetros.


Para Paulo Batista Santos, este reencontro “foi uma feliz coincidência e uma enorme honra para a família e para o Município da Batalha”. O Papa quis saber "se a família estava bem de saúde" e ficou a saber a mais recente novidade: "tinha nascido mais um bebé" desde a última vez que tinham estado juntos, acrescenta o edil da Batalha.


Na mesma ocasião, também o Primeiro-Ministro António Costa teve oportunidade de felicitar o trabalho de acolhimento realizado pelo Município da Batalha, recordando a vontade de Portugal colaborar na promoção dos valores da protecção dos mais frágeis, como o acolhimento aos refugiados.

2017-05-14 00:00 - C.M. Batalha

A Sala dos Passos Perdidos, na Assembleia da República, recebe de 04 de maio a 02 de junho a exposição evocativa “Mosteiro da Batalha: Património Mundial | Panteão Nacional”. 


A mostra, a inaugurar na próxima quinta-feira, 4 de maio, às 17h00, após a Sessão Plenária, enfatiza a vocação secular de panteão régio associada ao monumento, que conserva a memória da Batalha de Aljubarrota, ocorrida em 1385, sendo considerado uma das referências mais significativas do Gótico português.



A exposição “Mosteiro da Batalha: Património Mundial | Panteão Nacional” decorre da atribuição, pela Assembleia da República, em 2016, de honras de Panteão Nacional ao monumento, como um justo agradecimento da Autarquia ao Parlamento Português pela atribuição desta importante distinção.



Para além dos dados cronológicos e históricos mais representativos deste conjunto arquitetónico a exposição, que resulta de uma parceria encetada pela Câmara da Batalha e Direção-Geral do Património Cultural, exibe ainda 10 fotografias de conceituados fotógrafos com imagens de grande beleza estética e conceptual. Estarão ainda expostas diversas peças de cantaria tradicional, designadamente duas gárgulas e uma rosácea.



Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha que a exposição “Mosteiro da Batalha: Património Mundial | Panteão Nacional”, se reveste de grande importância “no contexto da afirmação do monumento como Panteão Nacional”.



Para Paulo Santos, a realização desta exposição na Assembleia da República, “constitui-se como um justo agradecimento às Senhoras e aos Senhores Deputados pela atribuição ao monumento do estatuto de Panteão Nacional, consistindo esta distinção uma enorme e justa homenagem à memória dos portugueses que através de feitos extraordinários, perpetuaram a memória lusa em Portugal e no Mundo”.



Após a inauguração da exposição, decorrerá uma degustação de produtos locais, com o intuito de promover algumas das iguarias gastronómicas do Concelho.


 


 

2017-05-14 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara da Batalha vai renovar a frota de viaturas para os serviços técnicos e investir em dois novos veículos zero emissões (VZE), 100% elétricos e que não emitem para a atmosfera quaisquer gases com efeitos de estufa ou nocivos para a saúde humana. A medida visa contribuir para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida.



Com um investimento de 38 mil euros, através da aquisição de duas viaturas, a Câmara Municipal da Batalha confirma a sua aposta forte na mobilidade com zero emissões, processo já iniciado através de candidatura ao Fundo Ambiental criado pelo Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12/08, e em vigor desde 1 de janeiro de 2017.


Note-se que a Autarquia da Batalha, desde o início do ano, tem promovido investimentos com o objetivo de proceder à substituição gradual de veículos dos serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização, num processo que representa um investimento global de 109 mil euros, valor sujeito a candidatura e ao apoio em 50% pelo novo Fundo Ambiental.


Para o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, “o desafio da mobilidade zero emissões representa uma opção de futuro em defesa do meio ambiente, mas também uma decisão de economia de recursos, uma vez que o custo mensal por viatura regista uma forte poupança em combustíveis”.

2017-05-09 00:00 - C.M. Batalha

De 13 a 15 de maio, realiza-se na típica aldeia de Reguengo do Fetal a primeira edição da Feira Medieval da Magueixa.


Ao longo de três dias não faltarão motivos para uma visita a esta localidade do Concelho da Batalha, com diversas recriações históricas, grupos musicais de época, danças e animação de rua, torneios a cavalo, acampamento militar, zona de refeições e o mercado medieval.



O evento contará ainda com propostas diversas de animação infantil, com animais da quinta (destaque para um encantador de gansos), póneis gratuitos para passeios entre outras opções.



A reconstituição histórica vai envolver cerca de 70 animadores, contando-se ainda a participação de produtores locais e associações desta freguesia, num total de 150 elementos.



Atendendo às características orográficas do Reguengo do Fetal, a Feira Medieval da Magueixa fixará o Mercado Medieval na Praça da Fonte, um dos espaços mais característicos e conhecidos desta aldeia, enquanto que o Acampamento Medieval, os torneios a cavalo e a zona de refeições estarão instalados no largo junto à Casa do Peregrino.



Sendo a primeira edição da iniciativa, a expetativa gerada em torno desta reconstituição histórica é elevada e poderá, no futuro, vir a afirmar-se no Reguengo do Fetal como um evento de referência e catalisador de público, à semelhança do que sucede com a Procissão de Nossa Senhora do Fetal, também conhecida como Procissão dos Caracóis.



Destaque ainda para as diversas iguarias gastronómicas que ao longo dos três dias serão da responsabilidade das associações desta freguesia.



A Feira Medieval da Magueixa funcionará no sábado (13) e na segunda-feira (15) das 16h00 às 24h00 enquanto que no domingo (14) funcionará das 12h00 às 24h00, sendo a entrada gratuita.



Para o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Santos, a realização da Feira Medieval da Magueixa na Freguesia de Reguengo do Fetal “pretende constituir-se como mais um motivo de interesse junto do público para uma visita ao Reguengo do Fetal, dando a conhecer, também, a sua gastronomia de qualidade e o dinamismo das associações locais”.



A data escolhida para a realização deste evento, enfatiza o Autarca, pretende constituir-se, também, “como uma opção válida para os milhares de visitantes e turistas que se encontram na nossa região, por ocasião das comemorações do centenário das aparições de Fátima”.



A Feira Medieval da Magueixa é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia.


 


Consulte o programa da Feira Medieval da Magueixa aqui


 

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2017 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas