Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2017-06-22 00:00 - C.M. Batalha

O Município da Batalha recebeu esta quarta-feira a honrosa distinção nacional do Prémio Acesso Cultura 2017 - Menção Honrosa, com o projeto Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, na categoria “Acessibilidade Física”. 


O júri considerou que a criação do Ecoparque Sensorial instalado na antiga aldeia serrana, destaca a relação entre o património, a sustentabilidade e o fomento do turismo, que inclui a grande diversidade de públicos, independentemente das suas características e necessidades.



Na fundamentação da atribuição do prémio, foi destacado o forte envolvimento no projeto dos princípios da inclusão física com a presença de percursos acessíveis nos espaços exteriores, de trilhos táteis, das plantas em relevo, informação em braille e com a inovação através da criação do Ecoparque Sensorial, onde se destaca a presença de áudio guias, essencial a todos os visitantes e imprescindível a pessoas com deficiência visual.



Recorde-se que em 2016, a Universidade do Minho atribui à Câmara Municipal da Batalha o Prémio “Município do Ano” – Região Centro, com menos de 20000 habitantes, com o projeto de requalificação da Aldeia da Pia do Urso, cuja concretização foi considerada exemplar pelos elementos do júri do concurso.



No entender de Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a atribuição à Aldeia da Pia do Urso de mais esta distinção, pela Acesso Cultura, “volta a destacar o trabalho de qualidade encetado em torno da recuperação desta aldeia, bem como na instalação do EcoParque Sensorial que foi percursor no país em matéria de acessibilidade ao grande público”.



“Hoje os projetos desenvolvidos na Aldeia da Pia do Urso, em São Mamede, no concelho da Batalha, como o recente Hostel da Pia do Urso, marcam a diferença na oferta turística e cultural do concelho e confirmam a aposta do Município no turismo acessível e da natureza”, acrescenta o autarca.



Já na sua quarta edição, os Prémios Acesso Cultura visam distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal.


 

2017-06-20 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar e solidariedade com todos os afetados pelos incêndios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, e homenageou o empenho dos Bombeiros e demais entidades envolvidas nas operações de combate aos fogos.



Desde sexta-feira passada, dia 16 de junho, os concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, foram assolados por uma vaga de incêndios de enorme dimensão e consequências devastadoras que se fizeram sentir em todo o País e que produziram efeitos particularmente graves em Pedrogão Grande.



As chamas não deram tréguas às populações e apesar de todo o esforço e dedicação dos bombeiros e dos cidadãos anónimos, não se conseguiram evitar a perda de vidas humanas e a destruição de casas e de negócios. O trágico saldo ainda é provisório quanto à área ardida mas temos já a lamentar a morte de 64 pessoas, 136 feridos, cerca de mil deslocados e avultados danos materiais.



Todos assistimos ao terror e à tragédia que as populações daqueles concelhos do norte do distrito de Leiria sofreram com o repentino e acentuado aumento das chamas junto das zonas urbanas que destruíram vidas, casas e equipamentos de forma avassaladora.



A Câmara Municipal da Batalha dirige o seu profundo pesar a todas as famílias que o fogo enlutou e uma palavra de encorajamento e solidariedade a toda a população afetada, nomeadamente aqueles que são agora forçados a refazer, nas suas casas e nos seus negócios, toda uma vida de trabalho.



A Câmara Municipal da Batalha expressa a sua solidariedade aos municípios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, Alvaiázere e Ansião, todos afetados diretamente pela tragédia dos fogos nestes dias, nas pessoas dos seus presidentes, relevando a sua persistente ação de apoio de proximidade às populações.



A Câmara Municipal da Batalha presta ainda homenagem a todos os que se empenharam no combate às chamas e auxiliaram no esforço de socorro às vítimas, aos cidadãos anónimos, bombeiros, forças de segurança, forças armadas, autoridades nacionais, distritais e locais.

2017-06-20 00:00 - C.M. Batalha

A Autarquia da Batalha vai oferecer no próximo ano letivo os manuais escolares aos alunos dos 5ºs e 6ºs anos da rede pública concelhia.


A medida, aprovada por unanimidade em Executivo, envolve cerca de 260 alunos e representa um investimento de 35 mil euros, prevendo-se que os manuais sejam entregues no início do próximo ano letivo.



Esta resposta da Autarquia da Batalha complementa a oferta de manuais aos alunos do 1º CEB pelo Ministério da Educação, decorrendo do reforço de competências assumidas pela Câmara Municipal, no âmbito da assinatura do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências na área da Educação.



A medida, explica Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, “visa apoiar, de forma concreta, as famílias de todo o Concelho da Batalha, numa área de investimento considerada prioritária como é a Educação”.



O Edil enfatiza que "a importância que a Autarquia da Batalha atribui à qualificação dos jovens, tem sido uma constante, envolvendo a atribuição e diversos apoios relacionados com a Ação Social Escolar, o pagamento de Bolsas de Estudo, ou mesmo a aquisição de diversos equipamentos para as Escolas”.



Foi ainda deliberado que os alunos do 1º CEB que receberam manuais escolares no início do presente ano letivo não os terão de devolver.


 


Foto: Direitos reservados

2017-06-12 00:00 - C.M. Batalha

Dezasseis equipas masculinas e duas femininas, representando as associações do Concelho da Batalha, disputam no Pavilhão Desportivo Municipal da Golpilheira, de 12 de junho a 7 de julho, a XIV edição do “Torneio de Futsal Município da Batalha”. 


A iniciativa, que constitui uma organização do Município da Batalha e do Centro Recreativo e Jardim Infantil da Demó (associação da Freguesia de São Mamede vencedora da competição no ano transato), visa aproximar as coletividades pela via do desporto, estando o torneio aberto a naturais e a residentes do concelho. A presente edição da prova junta ainda duas equipas femininas.



Na décima quarta edição, o torneio de futsal “Município da Batalha” tem vindo a captar um número cada vez maior de equipas, com grande adesão por parte do público.
Aponte-se que a final do Torneio terá lugar a 07 de julho, sexta-feira, às 23h00, cabendo à equipa vencedora, conjuntamente com o Município, a organização da prova em 2018.


Aponta o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos que “o Torneio de Futsal constitui uma grande manifestação desportiva de todo o concelho, com o envolvimento expressivo das coletividades e do público, que adere de forma significativa aos jogos”.


O Torneio pode ser seguido através do link: https://www.facebook.com/torneiofutsaldomunicipiodabatalha/


 

2017-06-06 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha decidiu manter a redução do valor das comparticipações familiares do serviço municipal de ATL dos alunos do 1º ciclo do ensino básico e dos jardins-de-infância da rede pública de ensino do concelho da Batalha, bem como aprovou a extensão do serviço no mês de agosto, como forma de apoiar as famílias no período de férias escolares.


Este programa municipal de reforço dos apoios às famílias com filhos em idade escolar representou em 2016 um investimento global da autarquia de 225 mil euros.
As comparticipações familiares médias mensais por criança representaram 36,20€ para os alunos que frequentam os jardins-de-infância e de 48,80€ para os alunos do 1º ciclo do ensino básico.



Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos esta medida visa “proporcionar respostas de qualidade e acessíveis a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico e dos jardins-de-infância da rede pública de ensino do concelho da Batalha”.



De forma a que os apoios sejam efetivamente sentidos pelas famílias batalhenses “torna-se necessário adotar critérios de determinação das comparticipações familiares, compatíveis com as exigências legais, e economicamente suportáveis pelas famílias, uma vez que se trata de uma resposta essencial para a nossa comunidade escolar”, acrescenta o autarca.



Recorde-se que a resposta municipal de ATL está disponível em toda a rede pública de ensino do concelho da Batalha e a maior acessibilidade económica das famílias, tem-se traduzido no aumento do número de crianças inscritas que ascendem a cerca de três centenas.


 


Foto: Direitos reservados


 

2017-06-05 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara da Batalha viu aprovadas três candidaturas a fundos comunitários que ultrapassam os 100 mil euros de incentivo a fundo perdido.


As candidaturas aprovadas respeitam projetos diversificados em áreas como a qualificação turística, a proteção do Ambiente e o fomento de redes de cooperação internacional.



No que se refere à qualificação turística, a Autarquia da Batalha procedeu à realização de candidatura ao Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, tendo submetido o projeto “BATALHA – ON”, que disponibilizará no centro histórico da Vila, internet sem fios gratuita. O projeto conta ainda com o desenvolvimento de uma aplicação móvel destinada à qualificação da experiência turística, com conteúdos em diversos idiomas e ferramentas online que visam a promoção do território e da região.


Foi também aprovada a candidatura da Câmara da Batalha submetida ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, no âmbito do Interreg (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), que visa a promoção o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre os dois países, reforçando as relações económicas e a implementação de mecanismos de proteção civil e de proteção do meio ambiente.


A Câmara da Batalha viu ainda serem aprovadas candidaturas ao Programa Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente, que comparticiparão a aquisição de viaturas elétricas e equipamentos para os serviços municipais ambientais, totalmente elétricos


Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, que as candidaturas aprovadas “se revestem de apoios significativos, em áreas consideradas prioritárias para o Executivo, como é o caso do Turismo, da Proteção Civil e do Meio Ambiente”. O Autarca significa que a aprovação destes projetos, pelas entidades gestoras dos programas, constitui um estímulo para a Câmara Municipal da Batalha e para a execução dos projetos aprovados”.


 

2017-05-29 00:00 - C.M. Batalha

De acordo com os termos definidos do apoio, a distribuição das verbas compreende 60 mil euros a afetar a despesas de funcionamento, designadamente no que respeita à manutenção do dispositivo de Proteção Civil, 30 mil euros para a comparticipação de despesas de investimento e o valor remanescente para apoio ao funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente, face ao definido na Portaria n.º 1358/2007, de 15 de outubro, na sua atual redação, em conjugação com o despacho n.º 5141/2015, de 04 de maio de 2015.


A decisão da atribuição deste apoio municipal assenta na importância da prestação do serviço, de manifesto interesse público para o Concelho da Batalha, com a salvaguarda das missões ligadas à proteção de pessoas e bens.


Os 120 mil euros de apoio pretendem ainda garantir o regular funcionamento e o bom desempenho das missões que são confiadas ao longo do ano à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha.


No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a cedência deste apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha consubstancia a importância que a Autarquia atribuiu a esta associação, em particular do seu corpo de bombeiros que prestam serviços essenciais à população local".


A ação dos Bombeiros Voluntários da Batalha é bastante específica no cômputo das restantes associações concelhias, recaindo sobre estes voluntários a proteção das pessoas e a defesa dos bens, razão pela qual, enfatiza o Autarca, “a expressão significativa do apoio atribuído pela Câmara Municipal”.


 

2017-05-29 00:00 - C.M. Batalha

Com a presença de mais de 60 artesãos de todo o país e 17 tasquinhas, a 27ª edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha tem lugar de 01 a 04 de junho, assumindo-se como um dos certames de referência a nível regional.


 


O evento reúne ainda a participação de produtores locais que apresentarão alguns dos produtos de excelência, como o Mel, o Azeite, o Vinho, a doçaria, entre outros.


Na componente da gastronomia, o destaque recai para a participação das associações concelhias que servirão ao público as iguarias tradicionais da região.


Referência ainda para a componente de animação do evento, logo no primeiro dia do certame, com a presença do artista popular Quim Barreiros, a que se juntarão as bandas Rock Luso, Os Red e no domingo, dia 4, a Banda Hi-fi. Pelo palco da FIABA passarão ainda os agrupamentos folclóricos do Concelho, animações diversas pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha e o Colégio de São Mamede, entre outros. Para o público juvenil, a oferta musical compreenderá a instalação de uma tenda eletrónica, de entrada gratuita, nas noites de 2 e 3 de junho.


Estará instalada no antigo campo de futebol uma zona de diversões para crianças, com diversos carrosséis e insufláveis.


Salienta Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, que a XXVII FIABA “é um dos eventos mais importantes na projeção do Concelho da Batalha e das suas gentes”. A FIABA, sustenta o Autarca, é uma marca consolidada deste território, um feito que em muito tem sido alcançado pelo envolvimento significativo e mobilizador das associações do Concelho”.


Consulte o programa do evento aqui.

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2017 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas