Notícias no distrito de Aveiro

Voltar

Pág.: 123
2024-03-27 18:00 - C.M. Espinho
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, presidiu hoje à segunda reunião da Comissão Municipal do SGIFR.
Esta reunião teve como objeto a aprovação de alterações ao regimento do funcionamento da comissão, bem como obter explicações da aplicabilidade do SGIF ao território urbano por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Estará para breve a aprovação do Plano Subregional de Ação do SGIFR da Área Metropolitana do Porto, pelo que a constituição e funcionamento pleno desta comissão é essencial para a transposição desse plano para o território municipal.
2024-03-24 00:00 - C.M. Espinho
Decorreu este domingo (24 março) a Procissão dos Passos em Silvalde.

A cerimónia teve início com uma breve homilia na Igreja Paroquial de Silvalde, presidida pelo Padre Artur Pinto, da paróquia de Espinho e contou com as presenças do vice-presidente Luís Canelas, da vereadora Lurdes Rebelo e do presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira.

De seguida iniciou-se a procissão com a saída do andor do Senhor dos Passos, rumando e parando para pequenos momentos de oração nas diversas capelinhas daquela freguesia.

Trata-se de uma iniciativa inserida na programação da semana santa da freguesia de Silvalde, já habitual nesta época pascal.
2024-03-22 15:00 - C.M. Espinho
O Município de Espinho tem recebido variadíssimas queixas relativamente ao estado em que se encontra a Rua 19, entre o limite nascente do concelho e a rua 22, alvo de uma empreitada que terminou a 20/09/2021.
Devido às inúmeras anomalias e defeitos que esta empreitada apresenta, apesar da sua recência, a Câmara Municipal levou a cabo um levantamento no qual se identificaram fissurações, sumidouros totalmente destruídos, abatimentos dos passeios, pavimentos pedonais soltos, entre outros.??Perante este cenário, o Município viu-se no direito de ativar a Garantia da Obra, exigindo à empresa responsável pela realização desta empreitada a total reparação de todos os danos e anomalias identificadas, não cabendo por isso à Câmara Municipal de Espinho a realização de obras de reparação; ainda a ressalvar que qualquer [...]
2024-03-22 12:00 - C.M. Espinho
Cerca de 70 alunos da Escola Básica n.º 2 de Espinho assinalaram no dia 21 de março o Dia internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore com várias atividades, incluindo a plantação de 10 árvores e a preparação de casas para insectos.
As atividades, promovidas pelo Município de Espinho, foram dinamizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com os Bombeiros do Concelho de Espinho e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz e o Vice-presidente Luís Canelas participaram nas atividades, realçando a importância do contacto das crianças com a natureza e necessidade da preservação da mesma.
Foi uma atividade lúdico-pedagógica, segundo [...]
2024-03-20 10:00 - C.M. Espinho
As reuniões do órgão deliberativo da Assembleia Municipal de Espinho realizam-se nas instalações do Centro Multimeios de Espinho.

A 27 de março de 2024, pelas 20:30 horas, no Centro Multimeios de Espinho, realizar-se-á uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Espinho.

De seguida, dar-se-á continuação à sessão ordinária de fevereiro de 2024, com início previsto pelas 21:30 horas.

A sessão terá transmissão em direto: https://www.youtube.com/@amespinho
2024-03-16 18:00 - C.M. Espinho
O auditório do Centro Multimeios foi palco para o lançamento da antologia de jovens poetas de Espinho "As Palavras do Amor" do ano letivo 2023/2024, numa parceria entre o Município de Espinho e a Elefante Editores.

Pelo segundo ano consecutivo, após o repto à comunidade educativa, as 63 crianças e jovens que responderam ao desafio foram protagonistas de uma tarde de poesia, música (por alunos da EPME) e dança (por bailarinos da Escola de Ballet Isabel Lourenço), que deixou em todos o desejo da terceira edição.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho lembrou a importância da comunidade educativa na aproximação das crianças à leitura e agradeceu aos jovens poetas o seu envolvimento neste projeto da autarquia.
2024-03-15 00:00 - C.M. Espinho
No contexto das novas competências do Município de Espinho na área da ação social, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho assinou os acordos de colaboração com a ADCE - Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho, com a CerciEspinho e com o CSP - Centro Social de Paramos, potenciando, pela criação de equipas destinadas ao efeito, o atendimento, acompanhamento e proteção de munícipes que se inserem em comunidades desfavorecidas.
Como salientou na ocasião, as sinergias criadas com as entidades do terceiro setor permitirão, em trabalho de equipa e proximidade, a execução de um conjunto de políticas públicas de ação social que contribuirão, direta e indiretamente, para a melhoria da vida e das condições de vida de todos os habitantes do concelho.
2024-03-15 00:00 - C.M. Espinho
Agora que, finalmente, as condições climatéricas o permitem, teve início a obra de reabilitação da passagem hidráulica na rua Rosa dos Moinhos, que o Município de Espinho está a desenvolver, num investimento superior a €100.000,00.
A obra permitirá o restabelecimento da circulação naquela artéria da União de Freguesias de Anta e Guetim, assim melhorando a vida dos munícipes que residem e trabalham naquela parte do território.

A Presidente da Câmara Municipal teve oportunidade de acompanhar o início dos trabalhos e verificar a relevância da empreitada em curso. Aproveitou a ocasião para verificar com os técnicos da autarquia o estado da estrutura da passagem hidráulica na rua da Aldeia, avaliando a necessidade de intervenção preventiva.
2024-03-15 00:00 - C.M. Espinho
A Biblioteca Municipal de Espinho foi palco de uma iniciativa sobre o combate ao isolamento e à violência doméstica em pessoas idosas. O evento, integrado no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Espinho, decorreu no final de tarde, do passado dia 14 de março, onde contou com a presença de técnicos de apoio domiciliário do concelho.
Sob a orientação do Chefe Paulo Coelho e do Agente Principal António Pinto da Polícia de Segurança Pública de Espinho, a ação de (in)formação abordou temas cruciais como a inclusão e a não discriminação, focando-se nas problemáticas específicas do isolamento e da violência contra idosos.
O projeto Magnólia, que visa trabalhar conceitos de inclusão e não discriminação, foi o ponto de partida para discussões enriquecedoras e troca de experiências entre os participantes. Ajudantes de Ação Direta e Assistentes Pessoais tiveram a oportunidade de aprender mais sobre como identificar e agir em situações de risco, reforçando a rede de [...]
2024-03-13 12:00 - C.M. Espinho
O Município de Espinho adquiriu um conjunto de veículos elétricos, destinados a assegurar mobilidade de proximidade e apoio à atividade da autarquia.
Na ocasião em que passam a estar ao serviço da população, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho ressaltou a importância da proximidade que proporcionarão e destacou o contributo que darão para a melhoria da eficiência energética de toda a atividade da autarquia e para uma gestão mais prudente e amiga do ambiente das contas do município.

A operação contou está integrada na interação do Município de Espinho com o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
Pág.: 123
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2024 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas