Notícias no distrito de Leiria

Voltar

2018-08-01 01:00 - C.M. Peniche
O Salva-vidas “PENICHE” esteve exposto de maio a novembro de 2017 na Praça Jacob Rodrigues Pereira. Marco significativo da história da vida marítima de Peniche e referência patrimonial do labor e audácia dos nossos "Homens do Mar” merece de todos, por si só e por quanto significa, todo o respeito e dignidade o que, em abono da verdade, nem sempre se concretizou.
2018-08-01 00:00 - C.M. Batalha

Os Bombeiros Voluntários da Batalha contam este ano com um apoio da Câmara Municipal superior a 200 mil euros. A maior fatia em financiamento direto foi formalizado ontem, na assinatura de protocolo com a direção da associação humanitária do concelho.


Com a assinatura deste protocolo, a corporação de Bombeiros da Batalha recebe 120 mil euros, aos quais acresce o pagamento por parte do município de seguros do pessoal, dirigentes e da equipa de intervenção permanente, como enumerou o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.



Recorde-se que a associação acabou de adquirir uma nova viatura "topo de gama" de combate a incêndios florestais, também com financiamento municipal e que vai permitir aos bombeiros intervir com maior eficácia nos fogos florestais, numa época que agora conhece maior risco incêndio.


O apoio anual municipal este ano "ultrapassará os 200 mil euros", segundo o Autarca, e é considerado "um contributo importante" para a melhoria das condições de funcionamento dos bombeiros, sobretudo ao nível da resposta às populações sejam na componente da proteção civil, seja na emergência médica, transporte de doentes e apoio humanitário às populações.


O Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, defende que "o Município da Batalha reconhece nos bombeiros locais um apoio fundamental às pessoas e nessa medida entende que a Câmara deve ser um exemplo a nível nacional no que ao apoio aos bombeiros voluntários diz respeito".


"Há um número muito reduzido de municípios que apoiam os bombeiros voluntários como faz o da Batalha", acrescenta o Autarca.


Na mesma ocasião, a Câmara promoveu uma reunião de articulação e apoio à realização do XXI Acareg (Acampamento Regional) da Região Escutista de Leiria-Fátima, onde são esperados cerca de 1500 jovens, a realizar na Quinta do Escuteiro, na Batalha. Esta grande iniciativa da Junta Regional de Leiria tem início a 6 de agosto e prolonga-se até ao fim-de-semana com inúmeras atividades.


Um dos pressupostos desta iniciativa, que se realiza de quatro em quatro anos, é que seja construído um acampamento com todos os serviços básicos para os escuteiros participantes e que, e no final de uma semana intensa de atividades, tudo seja deixado tal como foi encontrado.
“Para a Batalha é um desafio importante receber mais um grande evento jovem, tendo esta realização um carinho e apoio especiais, porque mobiliza os participantes para os valores ambientais que partilhámos”, refere o Autarca batalhense.

2018-07-31 01:00 - C.M. Peniche
Foi publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 146 — 31 de julho de 2018, o Aviso relativo ao Regulamento Municipal de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local do Município de Peniche.
2018-07-31 01:00 - C.M. Peniche
Pré-aviso do concurso das AEC para o ano letivo 2018-2019.
2018-07-30 17:35 - C.M. Pombal
Ordem de trabalhos da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº 0016/CMP/18 de 01/08/2018
2018-07-30 15:39 - Gazeta das Caldas

O post Emprego – classificados aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-30 00:00 - C.M. Batalha

Decorrendo o período de discussão pública do Programa Nacional de Investimentos 2030 - Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI 3), a Câmara Municipal da Batalha volta a reclamar a execução do Nó IP1/ IC9, no lugar de Casal do Meio, na Freguesia de São Mamede.


O Município sustenta esta reivindicação atendendo ao já consignado Programa de Valorização de Áreas Empresariais, estando previstos significativos investimentos em Áreas de Localização Empresarial (ALE) no Concelho da Batalha, permitindo a ligação ao IC9, uma melhoria significativa da rede de estradas existentes ao Itinerário complementar. No caso em apreço, a futura ALE de São Mamede conta já com a implantação de um importante investimento estrangeiro do grupo italiano Fassa Bortolo, destacando-se ainda a presença nesta freguesia, daquela que é a maior empresa produtora de faiança de toda a Península Ibérica e uma das maiores da Europa.



A exposição efetuada pela Autarquia da Batalha quanto à necessidade imperiosa para a construção do nó de ligação ao IC9, nos moldes propostos, destaca que esta intervenção é elegível no âmbito do Portugal 2020, cuja reprogramação foi recentemente aprovada pela Autoridade de Gestão, considerando-se que o investimento nas acessibilidades às Área de Localização Empresarial é imperioso.


A importância da construção desta ligação rodoviária motivou a Câmara da Batalha, em finais de 2014, a remeter uma proposta de traçado ao Governo e à empresa Infraestruturas de Portugal, SA, tendo o projeto sido incluído no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região de Leiria e objeto de avaliação pelo atual Governo, em reunião de 24 de maio de 2016, com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.


Atendendo à relevância estratégica desta intervenção para toda a região, a Edilidade da Batalha manifestou junto do Governo e da Infraestruturas de Portugal disponibilidade para comparticipar financeiramente o projeto, com um custo estimado de 600 mil euros.


Paulo Santos, Presidente da Câmara da Batalha, destaca, em complemento, que a construção do nó no lugar de Casal do Meio, “afigura-se como uma opção fundamental para garantir o desenvolvimento das empresas já existentes, mas também aquelas que futuramente se instalarão na Área de Localização Empresarial de São Mamede”.


Entende ainda o Autarca que esta opção, que vem sendo reclamada há vários anos pelo Município, terá impacto muito positivo no que se refere à dinamização turística de toda a região.



“A ligação Fátima/Batalha representa o principal fluxo de tráfego rodoviário do IC9, amplamente justificada pelo crescente número de visitantes do Mosteiro da Batalha, o terceiro monumento mais visitado do país, que vem crescendo significativamente o número de turistas, destaca o Autarca.

2018-07-30 00:00 - C.M. Batalha

O Edifício Dr. Gens, localizado no Carvalho do Outeiro, na Vila da Batalha, imóvel que acolheu nas últimas décadas os Paços do Concelho e a Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha e totalmente recuperado, será apresentado publicamente a 14 de agosto, feriado municipal, às 10h15, no âmbito do programa da Sessão Solene. 


O imóvel, com uma elevada carga simbólica para os batalhenses, passará a acolher a Academia Sénior e a Rede Europeia de Investigadores, resultado de um amplo processo de reabilitação do imóvel encetado pela Câmara Municipal e que pretendeu salvaguardar a traça principal deste imponente edifício. Os trabalhos realizados ascendem a cerca de 600 mil euros, contando com financiamento comunitário.



Aponta Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha que o edifício do Dr. Gens, após a profunda intervenção realizada, “volta a estar ao serviço da população, acolhendo para além da Academia Sénior, um importante projeto ligado à investigação europeia e à criação de redes de conhecimento”.


Na opinião do Autarca, a nova valência do edifício, associado a projetos de investigação de jovens investigadores na área do Património, “coloca a Batalha e a própria região de Leiria num patamar de diferenciação que importa consolidar”.


A cerimónia do Dia do Município inclui ainda, às 11h00, nas Capelas Imperfeitas, a Sessão Solene que na edição deste ano será dedicada à temática da Cooperação Europeia, com a presença de Alberto Casero Àvila, Alcaide da Cidade Espanhola de Trujillo geminada com a Batalha, que receberá a Medalha de Honra do Concelho da Batalha. A par desta condecoração, serão ainda atribuídas várias medalhas de mérito municipal a diversas entidades e a cidadãos.


Pelas 12h30, na Capela do Fundador do Mosteiro, realizar-se-á a cerimónia evocativa da Batalha de Aljubarrota, seguindo-se a inauguração da exposição “Memória Revisitada”, no mesmo espaço.
O programa termina, às 13h00, com o almoço convívio destinado às Comunidades da Diáspora Batalhense.

2018-07-27 06:00 - Gazeta das Caldas

Zé Povinho é sensível às apostas empresariais no Oeste, especialmente aquelas que criam emprego, riqueza e que se baseiam na inovação, que lhes permitem ter maior sustentabilidade e enfrentarem os mercados globais cada vez mais competitivos. Nas Relvas há uma empresa com raízes locais – a Nicul – que aproveitando os financiamentos comunitários, está a […]


O post A semana do Zé Povinho – 27-07-2018 aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-27 04:55 - Gazeta das Caldas

Se essa rua fosse minha, mandava ladrilhar. Como não é minha, vejo o lixo acumular! Torna-se impossível passearmos nas ruas das Caldas da Rainha sem encontrarmos lixo no chão, paredes rabiscadas com tintas que supostamente seriam para fazer grafitis com alguma qualidade artística, casas ao abandono com lixeiras a céu aberto, lixo a transbordar dos […]


O post BE/CALDAS aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas