Notícias no distrito de Lisboa

Voltar

Pág.: 12345678
2018-06-17 01:00 - C.M. Lourinhã
Os participantes no desfile, com cerca de 7 dezenas de tratores antigos, foram recebidos hoje nos Paços do concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal e pelos vereadores José Tomé e João Serra. A iniciativa, inserida no Festival da Batata que decorre em Misericórdia, Moita dos Ferreiros, conta com o apoio do Município da Lourinhã e faz parte de um vasto conjunto de atividades, desde jornadas técnicas, visitas de campo, artesanato e animação.
2018-06-15 18:16 - C.M. Alenquer

Um serão debaixo de uma abóbada estrelada em plena paisagem natural, no topo de uma serra, a aprender a olhar as estrelas, e ouvir falar delas por alguém que as conhece como só um astrónomo pode conhecer.

Beber um bom vinho debaixo dessas estrelas, entre família, com amigos e conhecidos, e com quem acabámos de conhecer.

Se lhe parece um bom plano, é precisamente essa a proposta que temos para si, num evento com o selo Cidade Europeia do Vinho 2018.

Desse modo, os municípios de Alenquer e Torres Vedras recebem a 22 e 23 de junho, respetivamente, uma sessão de observação astronómica, seguida de uma prova de vinhos de ambos os territórios.

Em Alenquer, a sessão vai decorrer na Serra do Montejunto, pelo astrónomo José Matos a partir das 21h30.

José Augusto Matos, é divulgador e formador na área da astronomia. Os seus interesses centram-se na divulgação da astronomia e na observação do céu. Há mais de duas décadas que se dedica à divulgação da astronomia em escolas e que faz formação para o público em geral. Tem desenvolvido também atividades de animação em astronomia com municípios e empresas.

Em Torres Vedras, a observação astronómica será feita a partir da Serra do Socorro, pelo astrónomo Máximo Ferreira e para além da prova de vinhos contará ainda com uma pequena palestra.

Máximo Ferreira é coordenador científico do Centro Ciência Viva de Constância, recebendo todos os anos, milhares de crianças, jovens e adultos, contando com programas específicos para as escolas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e com número limitado de participantes, sendo que o evento é dirigido para toda a família. Pode efetuar a sua inscrição aqui.

Em Alenquer, a concentração está marcada para as 21h no Largo do Palácio Municipal, sendo facultado transporte gratuito em autocarro, até à Estação de Radar n.º3 da Força Aérea na Serra do Montejunto.

Alenquer, Município Educador.

2018-06-15 16:53 - C.M. Alenquer

mercado «» gastronomia «» música «» teatro de rua



Organização do município de Alenquer e da União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana
e Aldeia Gavinha

2018-06-15 16:52 - C.M. Alenquer

O Hospital de Vila Franca de Xira comemora 5 anos e para assinalar a data vai promover o evento "Pedalada Saudável", numa parceria com os cinco municípios da sua área de influência - Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.

No dia 17 de junho, domingo, às 10h00, a partida é realizada em simultâneo dos diversos concelhos, rumo ao Hospital, onde haverá várias atividades, animação e porco no espeto para repor energias.

No caso especifico de Alenquer a prova terá uma extensão de 15,9 kms, com concentração no parque Vaz Monteiro a partir das 9h30.

Podem participar na "Pedalada Saudável" crianças a partir dos 12 anos de acordo com as condições previstas no Regulamento. Pode ainda consultar de forma detalhada o Percurso de Alenquer e respetivo mapa.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser efetuadas até ao dia 13 de junho (a opção "eu vou" na página do evento no Facebook não é válida como inscrição).

2018-06-15 01:00 - C.M. Lourinhã
O Municipio da Lourinhã através do Serviço Municipal de Proteção Civil reuniu com os Concessionários e Nadadores Salvadores no âmbito do projeto “Lourinhã Praias Seguras”, tendo como objetivo a monitorização sistemática dos riscos e a definição de um dispositivo de segurança que permita desencadear procedimentos integrados de segurança, racionalizando os meios e recursos disponíveis, a fim de garantir uma assistência mais consciente e eficiente aos banhistas.
2018-06-15 01:00 - C.M. Arruda dos Vinhos
A Câmara Municipal promoveu, no dia 14 de junho, uma sessão de apresentação e discussão do projeto de requalificação do Bairro João de Deus, aprovado na Reunião de Câmara de 28 de maio.
2018-06-14 18:36 - C.M. Alenquer

O Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição, em Alenquer, foi inaugurado em maio do ano passado, e desde o primeiro momento tem contado com uma programação cultural diversificada, onde a música tem tido um lugar privilegiado.

Com géneros musicais diversos, da música étnica, à clássica, passando pelo jazz e música sacra, o museu recebe no próximo dia 23 de junho os “Alma Menor”, um dueto de difícil classificação e que nasceu da fusão improvável de uma gaita de foles (Tiago Morais) com um acordeão (Tiago Marques).

Formados em 2014, os “Alma Menor” assumiram-se desde o inicio como um projeto de originais, “repleto de composições originais e arrojadas”, como os próprios assumem na sua biografia.

“Numa primeira fase, houve experimentações com outros instrumentos, tais como a guitarra, o cavaquinho e a sanfona, mas o som viria a concentrar-se na sonoridade distinta da gaita-de-fole, adquirindo uma nova dimensão com o acordeão, repleto de tonalidades graves e rítmicas na sua mão esquerda, e um parceiro invejável nas melodias da sua mão direita”.

Prestes a lançar “Em tons de aguarela” o seu primeiro álbum de originais, os “Alma Menor” apresentam-se em Alenquer, sábado 23 de junho a partir das 16h, no cenário único do jardim do museu Damião de Góis.

As entradas são gratuitas.

2018-06-14 18:33 - C.M. Alenquer

O município de Alenquer dá as boas vindas à época estival com o evento “Solstício de Verão”.

A 23 e 24 de junho, ambas as margens do rio de Alenquer (Avenida dos Bombeiros Voluntários e Avenida 25 de Abril), vão receber um conjunto de iniciativas, entre música, poesia, dança, moda e ação de sensibilização para a adopção de animais, entre outras.

Inserido no programa de apoio ao Comércio Tradicional Local, a iniciativa tem inicio sábado com um concerto pelas 14h30.

Entre as 15h e as 16h30, haverá uma ação para os cuidados a ter com os animais de estimação e de incentivo à adopção. Esta campanha faz parte do programa de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2017, e conta com a colaboração da escola de treino de cães “Masterdog” e do Canil Municipal de Alenquer.

A partir da 17h00, Tertúlia de Poesia, parceria entre as associações literárias Gerábriga, Alencriativos e Salada de Letras, e o apoio da Biblioteca Municipal de Alenquer.

A partir das 18h30 no encerramento das atividades do dia, espetáculo de Dança do Estúdio 19.

Domingo, abertura a partir das 15h30, com concerto pelo grupo 100 cordas, que vai ainda assegurar a música para o desfile de moda marcado para as 17h30.

Vão ainda ser revelados os vencedores do “Cão Alão”, concurso dinamizado pelo município de Alenquer, onde os alunos do 1º ciclo foram desafiados a decorar o cão Alão a partir de um recorte em contraplacado.

Os trabalhos dos alunos podem ser vistos nas montras das lojas de comércio tradicional local.

O evento termina com um concerto a partir das 20h.

2018-06-14 08:15 - Jornal de Sintra
Uma coisa muito pequena para Biggs Bernardo de Brito e Cunha Parece que no final de 2016, o canal Panda Biggs (que não é daqueles que eu sigo) censurou uma série de animação japonesa chamada “Sailor Moon Crystal 3”, cortando um beijo entre duas raparigas, mais umas cenas onde se falava de identidade de género. […]
2018-06-14 01:00 - C.M. Lourinhã
Cerca de nove dezenas de formandos frequentaram os cursos Socioeducativos – 2017/2018, cuja cerimónia de encerramento teve lugar ontem, 13 de junho, na Galeria Municipal da Lourinhã.
Pág.: 12345678
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas