Notícias em Portugal

Voltar

2018-07-06 06:13 - A Defesa
Entre 7 e 29 de Julho a CDCE apresenta o ALENTEJO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES.
O festival promovido pela CDCE tem como palco central a cidade de Évora (Património Mundial da Humanidade - UNESCO) e difunde-se por várias localidades do Alentejo Central e Sul, Estremoz, Castro Verde, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vila Verde De Ficalho.
O Festivalé o único grande evento da região ligado à divulgação e promoção do CANTE ALENTEJANO e arte dos CHOCALHOS, ambas as expressões classificadas Património Imaterial da Humanidade - UNESCO, que fomenta o cruzamento destas expressões tradicionais com as artes performativas e visuais contemporâneas e os patrimónios do Alentejo.
A programação apresenta espetáculo em estreia absoluta, percursos com Cante e Chocalhos, espetáculos de música tradicional e contemporânea, dança contemporânea, expressões de rua, exposição de fotografia, conversas e oficinas educativas, propostas artísticas dirigidas a vários escalões etários, que se inspiram no Cante Alentejanoe nas sonoridades dos Chocalhos.
O programa de abertura dias 7 e 8 de julho, acontece em 3 localidades em simultâneo - Évora, Castro Verde e Estremoz. Uma programação que tem como ponto alto o Cante Alentejano pelas ruas do Centro Histórico, a estreia de novas partituras para o Chocalhofone(obras do Maestro Christopher Bochmann),o concerto com pedro Mestre na praça nobre da cidade de Évora, a estreia de espetáculo de dança contemporânea e a realização de workshops de dança.

O festival é co-financiado pelo Programa Alentejo 2020, Portugal 2020, União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.Tem o apoio institucional da Câmara Municipal de Évora. Tem o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, Camara Municipal de Redondo, Câmara Municipal de Castro Verde, Junta de Freguesia de Sé e São Pedro.

PROGRAMAÇÃO 7 e 8 de Julho
7 de JulhoÉvora| Praça de Giraldo11:30 - Cante na Praça Grupos corais em percurso pelo centro histórico11:30 - Fabrico de Chocalhos Mostra de fabrico dos chocalhos das Alcáçovas
Évora| Igreja dos Remédios 18:30 - CHOCALHOFONE EstreiaConcerto original com o Chocalhofone. Criação e direção do Maestro Christopher Bochmann
Évora| Praça de Giraldo 22:00 - PEDRO MESTRE "CAMPANIÇA DO DESPIQUE"Concerto com Pedro Mestre, violas campaniças e o Grupo de Cantares da Aldeia Nova de S. Bento
Estremoz| Teatro Bernardim Ribeiro14:30-16:00 - Workshop de Dança Contemporânea
Castro Verde| Auditório Municipal16:00-17:30 - Workshop de Dança Contemporânea e Chocalhos

8 de JulhoÉvora| Praça de Sertório22:00 - BAILE DOS CANDEEIROSEspetáculo de Dança Contemporânea pela companhia Radar 360
Estremoz| Teatro Bernardim Ribeiro 21:30 - CHOCALHANDOEstreia, espetáculo de Dança Contemporânea, DJ Fat Inch o e Grupo de Chocalheiros.
2018-07-06 06:05 - Gazeta das Caldas

Eu diria a França e Inglaterra ou Colômbia. Mas entre França e Bélgica é complicado. A selecção que mais me surpreendeu até agora foi o Japão. Acho que Portugal poderia ter ido mais longe, foi uma pena. Podíamos ter jogado melhor, mas os uruguaios foram lá três vezes e marcaram dois golos. Têm o Cavani […]


O post Quais serão as selecções finalistas do Mundial de Futebol? aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-06 06:00 - Gazeta das Caldas

Está a decorrer a fase de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo Jovem de Portugal, que se realiza a nível nacional e tem uma dotação financeira de meio milhão de euros.A par deste, decorrem os orçamentos participativos local e jovem (que somam 250 mil euros) e qEstá a decorrer a fase de apresentação de […]


O post Caldenses participam no Orçamento Participativo Jovem de Portugal aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-06 05:06 - A Defesa
A Associação Eborae Mvsica realiza, em Julho, o XIX Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural. Está patente nos Claustros a Exposição de Fotografia e Som “Claustrofonia”, de António Carrapato com Sonoplastia de João Bacelar. Esta Exposição sobre o tema do ciclo, onde são apresentadas vinte fotografias de vários claustros de Évora, tendo cada uma o ambiente sonoro em que foi feita pode ser visitada das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta e das 21h30 às 23h00 nos dias de espetáculos.A "Música e outras Artes nos Claustros" prossegue dia 6 de julho às 21h30 com a Orquestra de Cascais e Oeiras 

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras apresentará um “Serão Musical” com obras de A. Vivaldi, W. A. Mozart, Fr. Kreisler, D. Schostakovich, G. Zlatev-Cherkin, A. Piazzolla , P. Christoskov, K. Jenkins .  A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), fundada em 2000, é uma formação apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras e pela Direcção Geral das Artes. Considerada, uma das melhores formações deste género em Portugal, a OCCO é atualmente um elemento fundamental da vida cultural dos Concelhos de Oeiras e de Cascais. A uma temporada intensa dividida entre concertos sinfónicos, recitais de música de câmara e animações juntam-se atuações em quase todas as regiões de Portugal e várias apresentações no estrangeiro. A OCCO atuou em todos os festivais nacionais. A nível internacional destacam-se a sua apresentação durante Assembleia Geral dos Festivais Europeus, no Estoril, nos Festivais na Bulgária, Espanha, Itália e, recentemente, na Alemanha na famosa sala Tonhalle de Düsseldorf. A OCCO foi criada e é, atualmente, dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.

A Associação Eborae Mvsica realiza, em Julho, o XIX Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural. Está patente nos Claustros a Exposição de Fotografia e Som “Claustrofonia”, de António Carrapato com Sonoplastia de João Bacelar. Esta Exposição sobre o tema do ciclo, onde são apresentadas vinte fotografias de vários claustros de Évora, tendo cada uma o ambiente sonoro em que foi feita pode ser visitada das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta e das 21h30 às 23h00 nos dias de espetáculos.
2018-07-06 05:01 - A Defesa
DE 6 A 8 DE JULHO ACONTECE EM ESTREMOZ…- Dia 6 de julho (sexta)- 20:00 horas – Sardinhada da CerciEstremoz, na Quinta de Santo Antão, organização da CerciEstremoz;- 21:30 horas – Cinema "MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO", no Teatro Bernardim Ribeiro.
- Dia 7 de julho (sábado)- Das 09:00 às 18:00 horas – Leilão Anual de Pombos Correios, no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, organização da Sociedade Columbófila Rainha Santa Isabel de Estremoz; - Das 10:00 às 24:00 horas – MERCADO DO LAGO, junto ao Lago do Gadanha, organização da Câmara Municipal de Estremoz;- 10:30 horas – Open Day do VIBE Health Club, na Zona Indústrial, organização do ginásio VIBE Health Club (consultar programa próprio);- 11:00 horas – Inauguração da exposição “Trabalhos de Pintura das Alunas da Academia Sénior de Estremoz, no Posto de Turismo de Estremoz;- 14:30 horas – Workshop de Dança Contemporânea, no Teatro Bernardim Ribeiro, integrado no Alentejo - Festival Internacional de Artes.
- Dias 6 e 7 de julho- WATERLINE, Festa da Juventude em Veiros, na Barragem de Veiros, organização da AJOV - Associação de Jovens Veirenses (Consultar programa próprio).
- Dias 6, 7 e 8 de julho- FESTAS POPULARES DO ESPINHEIRO 2018, em S. Domingos de Ana Loura, organização da Associação Cultural e Recreativa Nova Geração (Consultar programa próprio).
- Dia 8 de julho (domingo)- 21:30 horas – Espetáculo “Chocalhando”, no Teatro Bernardim Ribeiro, integrado no Alentejo - Festival Internacional de Artes.
EXPOSIÇÕES- “TRABALHOS DE PINTURA DAS ALUNAS DA ACADEMIA SÉNIOR DE ESTREMOZ”, NO Posto de Turismo de Estremoz (até 26 de agosto);- “TÉCNICA MISTA DA COLEÇÃO DE DESENHO DO MUSEU MUNICIPAL”, na Sala de Exposições do Museu Municipal (até 8 de julho);- “ESTREMOZ MEDIEVAL PELOS ARTESÃOS DE ESTREMOZ”, Galeria D. Dinis (até 25 de agosto de 2018);- “WHITE WORKS”, exposição fotográfica de Phil Moody, Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 15 de setembro);- “TRABALHOS DAS ALUNAS DA ACADEMIA SÉNIOR DE ESTREMOZ”, mostra de trabalhos das alunas da ASE realizados na disciplina de barrística, Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 16 de setembro).
2018-07-06 01:51 - Gazeta das Caldas

Quem fizer a história empresarial das Caldas da Rainha vai encontrar inúmeras empresas familiares caldenses, com algumas importantes excepções, que a certo momento tiveram uma grande dinâmica na região e depois ficaram pelo caminho, por razões familiares ou por exaustão do negócio. Nos últimos anos grande parte dos estabelecimentos comerciais que têm sido criados nas […]


O post A semana do Zé Povinho aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-06 01:48 - Gazeta das Caldas

A Alliance Française das Caldas da Rainha convidou o trio francês Les Kostards e em parceria com o CCC organizou um concerto no pequeno auditório, no passado dia 23 de Junho, para celebrar a Festa da Música. Esta iniciativa cultural foi criada em 1986 pelo ministro da Cultura, Jack Lang, para dar as boas vindas […]


O post Franceses Les Kostards passaram pelas Caldas para assinalar a Festa da Música aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-06 01:45 - Gazeta das Caldas

A época de Rugby de Praia teve o seu início na Foz do Lizandro, este último Sábado, 23 de Junho. O Ericeirense Rugby realizou a 10ª edição deste já famoso Torneio que, mais uma vez, esteve à altura dos pergaminhos. Magnífica organização de um “pequeno” Clube, demonstrando que o Rugby Português existe em todo o […]


O post Equipa senior do Caldas RC/TransWhite brilhante 3ª classificada aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-06 01:45 - Gazeta das Caldas

O troço da Estrada Nacional 360 que abateu perto do Carvalhal Benfeito em Março passado, na sequência das fortes chuvadas que então se fizeram sentir, continua por reparar desde essa altura. Há três meses Gazeta das Caldas fazia notar que aquele deslizamento “não é incomum e já ninguém estranha” porque são frequentes os abatimentos naquela […]


O post Troço que abateu da EN360 só deve ser arranjado no final do ano aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-07-06 01:42 - Gazeta das Caldas

Foi eleito deputado municipal, quando o Gonçalo, com a lista alfacinha, tirou a maioria absoluta ao Kruz Abecassis, que logo a teria novamente pela mão do PS… Mas já era um “enfant terrible” do movimento ecologista e um jornalista altamente empenhado, que não renegava as suas opiniões no que escrevia. Muito antes do 25 de […]


O post Comemoremos a vida de Afonso Cautela aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas