Notícias em Portugal

Voltar

2018-06-06 11:18 - Gazeta das Caldas

O São Gregório Ginásio Clube organizou uma caminhada, integrada no 38° aniversário. Desde já o agradecimento à União de Freguesias de Nossa Senhora do Populo, Coto e São Gregório, A. Marques, Pimpões, Centro de Apoio Social de São Gregório e a várias pessoas a título individual que disponibilizaram o seu contributo. Agradecer a todos o […]


O post São Gregório Ginásio Clube organizou Caminhada no 38º aniversário aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-06-06 11:13 - Gazeta das Caldas

No passado fim-de-semana dias 26 e 27, a equipa de Ténis de Mesa do Sporting Clube das Caldas tinha 2 jogos decisivos contra as equipas representativas da Ilha das Flores e da Ilha Terceira, do arquipélago dos Açores para definir se iria vencer a Zona Centro Sul do campeonato Nacional da 2ª divisão, e ficar […]


O post Sporting das Caldas com fim-de-semana vitorioso aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-06-06 11:05 - C.M. Póvoa de Varzim
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito do seu empenho na Coesão Social, divulga novas ofertas de emprego para o concelho, em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
2018-06-06 10:40 - A Defesa
Na passada, segunda-feira, dia 4 de junho, decorreu, em Évora, a sessão de apresentação aos órgãos de comunicação social do Festival Flamenco y Fado no salão nobre dos Paços do Concelho. Este festival decorrerá entre os dias 4 e 8 de julho em Badajoz no Teatro López de Ayala e no Auditório Municipal Ricardo Carapeto.A sessão de apresentação contou com a presença de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, de Miriam Garcia Cabezas, Secretária General de la Cultura da Junta da Extremadura, tendo também estado presentes Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora e sua homóloga de Badajoz, Paloma Morcillo.Carlos Pinto de Sá referiu a importância da cultura como elemento de promoção de paz e de conhecimento entre as cidades e os povos no ano em que celebramos o tema “Évora pela Paz – 100 anos de armistício”. Afirmou Évora como cidade multicultural, aberta a uma maior cooperação não só com Badajoz, mas também com outras cidades transfronteiriças. Fez ainda votos de maior sucesso à realização do Festival no próximo mês de julho.O 10º Festival Flamenco y Fado Badajoz conta este ano com um formato renovado, sobressaindo o espetáculo “Sulcanto”, em que participam artistas eborenses como Pedro Calado e Manuel Caldeira, no cante alentejano e no fado, bem como Amílcar Vasquez-Dias, compositor e pianista. Haverá outros artistas portugueses dos quais destacamos a fadista Mariza, no dia 6 de julho e Caixa de Pandora, no dia 4 de julho.
ProgramaTeatro López de Ayala – Terraço de VerãoQuarta-feira, 4 de julho, 22h00“Luciérnagas y pirilampos”Caixa de Pandora & Mili Vizcaíno
Teatro López de Ayala – Sala PrincipalQuinta-feira, 5 de julho, 22h00“Camino” Jesús Ortega
Auditório Municipal Ricardo CarapetoSexta-feira, 6 de julho, 22h00“Flamencronía” Raquel Cantero y su cuadro flamenco“Mariza” Mariza
Sábado, 7 de julho, 22h00Bruika Experiencia Sinfónica World Tour 2018Concha Buika & Orquestra de ExtremaduraDomingo, 8 de julho, 22h00“Sulcanto” / Esther MerinoGypsy Glamenco Blues Tour 2017Homenaje a B.B. King
Raimundo Amador
2018-06-06 10:38 - A Defesa
O projeto municipal “Pelos Caminhos do Concelho, ao Encontro das Populações” foi retomado no passado sábado. Eleitos e técnicos da Câmara Municipal percorreram algumas ruas do Centro Histórico de Évora, tendo visitado instituições e coletividades.Acompanhados pelos representantes da União de Freguesias, e ocasionalmente abordados por munícipes, os eleitos tomaram conhecimento das questões levantadas, discutindo nos locais as possíveis soluções para cada caso. Tiveram oportunidade de dar a conhecer algumas soluções já previstas, nomeadamente no que se refere a projetos urbanísticos que envolvem reabilitação de espaços e edifícios. Nestes integra-se o projeto de reabilitação física e funcional do Teatro Garcia de Resende, cujo projeto, orçado em cerca de 320.000 euros, já foi aprovado pela Câmara Municipal e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. A 1ª Fase, designada por “Espaço de Acolhimento ao Teatro”, e que inclui trabalhos de requalificação na zona envolvente, está em condições de avançar ainda este ano para candidatura a financiamento e posterior procedimento concursal com vista à execução, o que permite prever o início das obras já no próximo ano.Os eleitos e técnicos visitaram ainda o Grupo Desportivo Diana, onde foram recebidos pela Direção, e também as instalações do antigo Salão Central Eborense. Aqui, tomaram conhecimento dos trabalhos em curso de prospeção arqueológica, que se tem revelado muito interessante do ponto de vista histórico científico. Passada esta fase, o antigo Salão Central irá ter obras de requalificação de acordo com o projeto já aprovado.
Finalmente, nas instalações da União de Freguesias de Évora, os eleitos receberam os munícipes que quiseram aproveitar esta iniciativa para colocar as suas questões.
2018-06-06 10:14 - A Defesa
Na edição de "a defesa" de 6 de Junho de 2018destacam-se os seguintes títulos:
-Arraiolos em Festa: Tapete está na rua.- Alcácer do Sal: Santa Casa da Misericórdia assinalou 500 anos de existência.- Banco Alimentar contra a Fome recolhe 31 toneladas de alimentos no Distrito de Évora.
Leia o desenvolvimento destes e muitos outros títulos na edição de "a defesa" de 6 de Junho em formato papel ou digital.
Assine já "a defesa":
- edição em papel - 25 euros/ano
- edição em PDF - 12 euros/ano
2018-06-06 10:12 - C.M. Ferreira do Zêzere

Integrado Feira do Livro, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere convidou o cientista ferreirense Celso Alves a apresentar o seu trabalho aos alunos da Escola Pedro Ferreiro.

A palestra irá realizar-se na próxima segunda-feira, dia 11 de junho às 11h50, na sala multimédia e terá como título “Organismos marinhos como fonte de novos medicamentos – Da sua origem até à nossa farmácia”.

 

Nota Biográfica

Celso Alves é licenciado em Biologia Marinha e Biotecnologia e mestre em Biotecnologia dos Recursos Marinhos pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Durante este período foi vencedor da 1ª edição do Prémio Universitário Lotaçor e distinguido pelo Instituto Politécnico de Leiria com atribuição de uma Bolsa de Estudos por Mérito. Atualmente é Docente Convidado do Instituto Politécnico de Leiria e encontra-se a desenvolver o seu doutoramento em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar da Universidade de Aveiro integrado no grupo de investigação MARE-IPLeiria em colaboração com Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e com Universidade de Santiago de Compostela. O seu trabalho científico centra-se na avaliação da atividade antitumoral de compostos marinhos em diferentes modelos celulares de cancro. Ao longo dos últimos 9 anos tem trabalho ativamente na procura de novos compostos com atividade biológica a partir de macroalgas recolhidas na costa de Peniche com potencial de aplicabilidade na área alimentar, cosmética e terapêutica. É co-autor de uma patente na área da Biotecnologia Marinha, 18 publicações em revistas científicas da área, 4 capítulos de livro e mais de 35 comunicações em congressos internacionais. Tem colaborado como investigador em diferentes projetos de investigação no grupo MARE-IPLeiria sendo atualmente membro da equipa de investigação do projeto cientifico “Red2Discovery – As algas vermelhas Sphaerococcus coronopifolius and Asparagopsis armata como alvos para a descoberta de novos fármacos de origem marinha”. Colaborou no desenvolvimento do documentário “Fishtour - Uma experiência única na rota da sardinha”, o qual foi distinguido na categoria "Special Award by Festival Director" no Festival Internacional de Cinema de Turismo que ocorreu em Zagreb (Croácia) e vencedor na categoria “Vida humana” no 8.º ART&TUR International Tourism Film Festival que ocorreu no Porto. Em 2016 foi distinguido na 2ª Gala da Juventude do Município de Peniche na categoria – Profissões na condição de Investigador.

2018-06-06 10:01 - A Defesa
A Guarda Nacional Republicana realiza amanhã, dia 7 de junho, pelas 15H30, no Centro de Formação de Portalegre, a Cerimónia do Juramento de Bandeira dos formandos do Curso de Formação de Guardas 2018, a qual será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita.Dos 601 militares que estão a frequentar o curso, 278 guardas provisórios vão realizar o seu juramento em cerimónia pública, perante a Estandarte Nacional, dos quais 253 homens e 25 mulheres.O juramento de bandeira é uma cerimónia onde os militares se comprometem a cumprir a Constituição e as demais leis da República, assim como, os deveres militares, ao serviço da Guarda Nacional Republicana, defendendo a Pátria mesmo com o sacrifício da própria vida.
2018-06-06 09:51 - O Notícias da Trofa
Andei pelo concelho à procura de quem pratica zumba. Modalidade que esteve na ribalta há uns anos, o zumba ainda goza de muita popularidade pela Trofa. Aceite o convite e entre nesta viagem pelo mundo zumbástico, onde música, alegria, energia e preconceito são palavras que reinam. Odete Correia pratica zumba há cinco anos. Até aqui, […]
2018-06-06 01:00 - C.M. Alenquer
Os presidentes dos municípios de Alenquer, e Torres Vedras, Pedro Folgado e Carlos Bernardes, respetivamente, e o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Vasco Avillez, estiveram reunidos com representantes das grandes superfícies da região, no sentido de concertarem estratégias de promoção dos vinhos da Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras/Alenquer 2018.
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas