Notícias no concelho de Sousel

Voltar

Pág.: 123
2022-01-12 14:43 - C.M. Sousel



O aumento do número de casos ativos de COVID-19 levou à adoção de novos procedimentos por parte da Direção-Geral de Saúde, priorizando a atuação junto de situações com maior gravidade ou vulnerabilidade clínica.


Estes procedimentos aplicam-se a casos positivos detetados a partir do dia 10 de janeiro, inclusive.


Caso esteja infetado, deve contactar o SNS24 para o 808 24 24 24 e ficar em isolamento 7 dias. Só ficam em isolamento coabitantes que não tenham dose de reforço, que não tenham tido infeção Covid há menos de 180 dias, ou que trabalhem em lares de idosos.


Os casos positivos já não precisam de altas ou baixas médicas, bastando as declarações de isolamento que são emitidas automaticamente.


Estas normas permitem que os médicos de família retomem a vigilância dos doentes crónicos, sendo que apenas os utentes com doença mais grave devem contactar o Centro de Saúde para serem medicados e acompanhados. Nestes casos, haverá baixa médica porque devido à sua condição terão de permanecer em casa mais tempo que o habitual.


Os 7 dias de isolamento começam a contar a partir de um teste positivo na farmácia, laboratório ou PCR, sendo que os autotestes não marcam o início do tempo.

2022-01-11 10:57 - C.M. Sousel


Depois da desinfeção do Centro Escolar de Sousel levada a cabo em dezembro, a Câmara Municipal de Sousel promoveu ao longo da semana passada (3 a 7 de janeiro), a desinfeção de todas as escolas, jardins de infância, cantinas escolares e creches das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.


A ação foi desenvolvida nas 4 freguesias pela empresa especializada Turvida Transportes Lda, seguindo escrupulosamente as medidas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde, tendo abrangido uma área de cerca de 4 mil metros.


A segurança no regresso às atividades letivas é uma grande preocupação da autarquia, agravada pelo elevado número de casos registados no último mês, e que atingiram em grande parte a comunidade escolar.


A Câmara Municipal desenvolve assim todos os esforços para minimizar o risco de contágio do vírus da Covid-19, e garantir uma maior confiança e segurança a todos no regresso às aulas.

2022-01-10 10:59 - C.M. Sousel


Eleitores que pretendem votar antecipadamente em mobilidade:


Os interessados devem manifestar a sua intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre os dias 16 e 20 de janeiro, por via postal ou através do site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt. A votação ocorre no dia 23 de janeiro, na mesa de voto escolhida pelo eleitor, mediante identificação.


Presos não privados de direitos políticos:
Deve ser dirigido um requerimento à Administração Eleitoral da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou através do site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/, até dia 10 de janeiro. O direito de voto será exercido entre os dias 17 e 20 de janeiro.


Doentes internados em estabelecimentos hospitalares:
Deve ser dirigido um requerimento à Administração Eleitoral da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou através do site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/, até dia 10 de janeiro. O direito de voto será exercido entre os dias 17 e 20 de janeiro.


Eleitores em confinamento obrigatório:
Deverão requerer o exercício do direito de voto à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, através do registo na plataforma http://www.votoantecipado.mai.gov.pt/, entre os dias 20 e 23 de janeiro. A votação ocorre entre os dias 25 e 26 de janeiro na morada indicada e onde o eleitor se encontra em confinamento.


Eleitores em deslocação no estrangeiro:
Deverão apresentar-se nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, acompanhado de identificação, entre os dias 18 e 20 de janeiro.


Eleitores internados em estruturas residências (lares) e instituições similares:
Deverão dirigir um requerimento à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/), entre os dias 20 e 23 de janeiro, podendo exercer o seu direito de voto entre os dias 25 e 26 de janeiro.


Mais informação útil sobre o voto antecipado nas eleições legislativas em https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/VotoAntecipado.aspx

2022-01-08 10:43 - C.M. Sousel


Espaços públicos culturais também reabrem


Segunda-feira, dia 10 de janeiro, serão retomadas as atividades aquáticas na Piscina Coberta de Sousel.


A par da Piscina Coberta, também a Biblioteca Municipal, o Museu dos Cristos e o Pavilhão Gimnodesportivo vão reabrir esta segunda-feira.

2022-01-07 16:34 - C.M. Sousel


A vacinação das crianças do concelho de Sousel com idades entre os 5 e os 11 anos inclusive, decorrerá no Centro de Saúde de Sousel, dia 9 de janeiro de 2022, no período da manhã, e a vacinação da comunidade escolar (professores e auxiliares), terá lugar no período da tarde.


Assim, a vacinação das crianças decorrerá das 9h às 13h, sendo necessário o autoagendamento no portal do SNS (Serviço Nacional de Saúde) - https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/, ou contactando o Centro de Saúde de Sousel através do 268 550 160, caso encontre dificuldades na primeira opção. Se não agendar, é recomendado que no dia 9 janeiro, se apresente o mais cedo possível. O dia referido destina-se exclusivamente à vacinação de crianças com as idades referidas, reforçando-se a necessidade do consentimento informado do encarregado de educação/tutor.


Para o regime de “Casa Aberta” que terá lugar entre as 14h e as 17h, são elegíveis para a dose de reforço, sem limites de idade, os utentes pertencentes à comunidade escolar que não tiveram COVID-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias.
São igualmente elegíveis para, no regime “Casa Aberta” para a vacinação contra a COVID-19 ou contra a Gripe, os utentes com mais de 40 anos, com vacinação primária Jansen e com mais de 60 anos, vacinados com as restantes marcas, que não tiveram COVID-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias.

2022-01-07 16:32 - C.M. Sousel


No âmbito do programa Revive Natureza, a Turismo Fundos está a organizar uma visita às seis antigas Estações Ferroviárias do Alentejo, entre as quais a Estação de Sousel, cujo direito de exploração para fins turísticos está a concurso.


No nosso concelho, a visita está agendada para dia 11 de janeiro, entre as 15h30 e as 17h00, e destina-se aos interessados em garantir a concessão do imóvel. As inscrições devem ser realizadas através do email [email protected], até ao final do dia de hoje, sexta-feira. Quem tiver interesse em requalificar e valorizar uma destas seis estações ferroviárias deverá apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 26 de janeiro.


Esta iniciativa surge após a celebração de um Acordo Preparatório entre a IP Património e o Revive Natureza, que permitiu identificar um conjunto de 26 estações de caminhos de ferro em estado de degradação, cujos direitos de uso foram transferidos para o Fundo Revive Natureza (sob a gestão da Turismo Fundos), com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo.


O Programa Revive Natureza é uma iniciativa cujos objetivos principais passam por recuperar imóveis devolutos, com vista a beneficiar as comunidades locais, atrair novos visitantes e criar emprego.

2022-01-06 16:06 - C.M. Sousel


A 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, e o Município de Sousel não pode deixar de assinalar essa data junto dos lares e IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), oferecendo uma lembrança.


Desta forma, a autarquia, nas pessoas dos vereadores Sílvia Eliseu e Diogo Espanhol, fez chegar o tradicional Bolo Rei a todos os idosos institucionalizados, nas 4 freguesias do concelho.


Com esta oferta, ficam também os votos de um ano próspero com saúde para todos, e o desejo de que 2022 nos permita voltar a comemorar, juntos e em alegria, datas como esta.



2022-01-05 16:24 - C.M. Sousel


O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 5 de janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, o novo Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), sediado em Estremoz.


O Coronel de Cavalaria, José Miguel Andrade Seabra Peralta Pimenta, tomou posse no passado dia 13 de dezembro, no quartel do RC3.


Esta receção demonstra e reforça a relação de confiança e colaboração existente entre o RC3 e o Município de Sousel.

2022-01-05 12:19 - C.M. Sousel


A Câmara Municipal teve conhecimento esta terça-feira, dia 4 de janeiro, através da Autoridade de Saúde, que o concelho de Sousel registou 16 recuperações à Covid-19, encontrando-se à data, em todo o concelho 67 casos ativos.


Neste momento, decorrem os procedimentos necessários para diagnosticar outros eventuais casos ativos da infeção.


De recordar que desde o início da pandemia, em março de 2020, o concelho já registou 441 casos da infeção SARS-CoV-2, sendo que 365 recuperaram da doença e 9 que acabaram por falecer.

2022-01-03 12:19 - C.M. Sousel


A Câmara Municipal de Sousel, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, promove na próxima quarta e quinta-feira, dias 05 e 06 de janeiro de 2022, uma ação de testagem que permitirá à população residente no concelho realizar testes à SARS-CoV-2.


A testagem é totalmente gratuita e feita por ordem de chegada e irá funcionar da seguinte forma:
- Residentes na freguesia de Sousel: quarta-feira, dia 05, das 9.00 às 13.00 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo;
- Residentes na freguesia de Santo Amaro: quarta-feira, dia 05, das 14.30 às 17.30 horas, na Casa do Povo;
- Residentes na freguesia de Cano: quinta-feira-feira, dia 06, das 9.00 às 13.00 horas, na sede da ACDC – Associação Cultural e Desportiva de Cano;
- Residentes na freguesia de Casa Branca: quinta-feira, dia 06, das 14.30 às 17.30 horas, na Casa do Povo.


Os interessados em realizar este teste de despistagem devem apresentar-se nos locais acima identificados, na data e horas previstas. A realização do exame não carece de qualquer inscrição prévia.


Salientamos que os testes efetuados ao abrigo desta ação são certificados, para efeitos do cumprimento das normas em vigor do estado de calamidade, nomeadamente para frequência de locais ou eventos em que tal apresentação seja exigida.


Apela-se a todos os interessados que mantenham o devido distanciamento de segurança. A Saúde e Segurança dos nossos Munícipes são o nosso principal objetivo!

Pág.: 123
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2022 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas