O Marco de Canaveses é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 10 000 habitantes. É sede de um concelho desde 1852 que engloba no seu perímetro a Cidade de Marco de Canaveses e a Vila de Alpendurada.
É um município com 202,02 km² de área e 54 811 habitantes (2005), subdividido em 31 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Amarante, a leste por Baião, a sul por Cinfães, a sudoeste por Castelo de Paiva e a oeste por Penafiel.
Nascida num relevo instável a cidade tem a seus pés e como porta principal o Rio Tâmega. É servida de bons acessos Rodoviários, através da A4. Tem também ligações Ferroviárias, esperando por obras de electrificação da Linha que liga ao Porto.
Marco de Canaveses é berço de figuras ilustres, que projectaram além-fronteiras o nome desta terra, destacando-se no panorama artístico a figura de Carmem Miranda, no ramo empresarial Belmiro de Azevedo e no mundo da ciência, o historiador Aníbal Barreira.
Cidade desde 1993, de meia altitude (217 m.), de face voltada para o Norte, para a serra amarantina de Aboboreira.
Alpendurada e Matos, Ariz, Avessadas, Banho e Carvalhosa, Constance, Favões, Folhada, Fornos, Freixo, Magrelos, Manhuncelos, Maureles, Paços de Gaiolo, Paredes de Viadores, Penha Longa, Rio de Galinhas, Rosem, Sande, Santo Isidoro, São Lourenço do Douro, São Nicolau, Soalhães, Sobretâmega, Tabuado, Torrão, Toutosa, Tuias, Várzea da Ovelha e Aliviada, Várzea do Douro, Vila Boa de Quires, Vila Boa do Bispo