O município de Ferreira do Zêzere promoveu uma recolha de pilhas usadas, baterias e acumuladores em várias entidades do concelho, nomeadamente nos estabelecimentos escolares e nas Instituições de Solidariedade Social.
Após a recolha das pilhas nos vários pontos, foram reunidas 9 caixas de pilhas e baterias usadas, perfazendo um total de 221kg de resíduos, entregues nos dias 14 de novembro e 10 dezembro à rede Electrão no âmbito do programa de incentivo “Quartel Electrão”. Posteriormente, esta recolha foi convertida numa mais-valia monetária a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere no valor 33,16 euros.
A iniciativa “Quartel Electrão”, que conta com 8 edições, 201 Associações de Bombeiros envolvidas, 13.957 toneladas de resíduos recolhidos e mais de 1.000.000,00€ em valor atribuído aos Bombeiros, é fundamental não só para a sensibilização da população acerca da importância da reciclagem de pilhas usadas, como também para o apoio aos Bombeiros, que desempenham um papel crucial na segurança e bem-estar da comunidade.
A Câmara Municipal dispõe de dois recipientes próprios para o efeito (designados pilhão) – no Balcão único e na receção do edifício dos Paços do Concelho - para que os munícipes possam depositar as pilhas que já não têm vida útil.
{gallery}noticia/4088{/gallery}
Os serviços do município de Ferreira do Zêzere procederam à construção/requalificação de vedações de madeira em dois locais na aldeia de Dornes.
Para além do sentido estético e de integração na paisagem, estas vedações têm um importante papel ao nível da segurança, funcionalidade e impacto ambiental.
{gallery}noticia/4085{/gallery}
O Presidente da Câmara, Bruno Gomes, felicitou todos os intervenientes pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância de abordar as questões ambientais desde cedo, sensibilizando a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis.
{gallery}noticia/4084{/gallery}
No passado dia 10 de janeiro, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião recebeu Luís Ferreira, autor do livro “Um caminho que o tempo não apagou”, para mais uma iniciativa “À conversa com…”.
Foi uma noite bem passada, de cultura e partilha, com um excelente orador e conhecedor dos Caminhos de Santiago.
A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. vai dinamizar uma ação de capacitação cultural em Ferreira do Zêzere no próximo dia 22 de fevereiro, sábado, no edifício dos Paços do Concelho, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, proporcionando uma formação intensiva sobre oportunidades de financiamento cultural e artístico.
Esta medida estratégica visa apoiar o ecossistema cultural não profissionalizado, através de um módulo único que abordará os diferentes tipos de apoios disponíveis. Serão exploradas noções fundamentais, estratégias eficazes, instrumentos e boas práticas que capacitem os participantes a preparar e apresentar candidaturas a projetos culturais transformadores, com impacto positivo nas comunidades locais.
A ação de capacitação tem, também, como objetivo sensibilizar e preparar as estruturas culturais e artísticas para a 2.ª edição do programa LVT +Cultura, cujo concurso será brevemente lançado pela CCDR LVT, I.P. Esta é uma oportunidade única para associações, grupos informais, cooperativas, fundações e outros agentes culturais não profissionalizados se prepararem para concorrer a apoios destinados a projetos culturais inovadores.
A participação na formação é gratuita, mas requer inscrição prévia. Terá a duração de seis horas e os participantes receberão um certificado de participação.
O público-alvo inclui pessoas em nome individual, associações, cooperativas, fundações, grupos informais e outros agentes do setor cultural e criativo, bem como dirigentes e técnicos das autarquias.
Para mais informações e inscrições, os interessados poderão consultar os canais de comunicação da CCDR LVT, I.P. ou utilizar os seguintes contactos da sua Unidade de Cultura: 213 837 100 (extensão 3302) ou [email protected].