Hoje, dia 24 de outubro de 2024, para assinalar o Dia Municipal da Igualdade, o Espaço M do Município de Ferreira do Zêzere promoveu uma atividade para todas as crianças do 1º Ciclo.
Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro com base no projeto pedagógico “Viagem para a Amizade!”, que visa a promoção da amizade e o combate ao bullying pela inclusão, projeto da autoria de Susana Félix, desenvolvido em parceria com a empresa Betweien, Lda.
{gallery}noticia/3969{/gallery}
A Madrasta Dança promove, de 23 a 26 de outubro, no Cineteatro Municipal Ivone Silva e no Auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, a 2ª edição do Festival Internacional Zêzere Cinedança.
A Madrasta Dance, Associação Cultural sediada em Ferreira do Zêzere, convida-nos a mergulhar neste género cinematográfico híbrido, expandido, que usa o corpo como paradigma e o espaço do ecrã como lugar performativo.
Nesta edição, propõe uma programação interdisciplinar que inclui sessões de curta-metragens, documentários sobre dança, um workshop Vídeo dança, sessões para escolas do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere e das Escolas de Agrupamento de Escolas dos Templários e instalações destinadas a vários públicos, em torno da relação do corpo projetado na tela.
Para mais nformações visite o Instagram do Festival:
https://www.instagram.com/zezerecinedanca/
A Ascendi lançou a campanha de prevenção de Segurança Rodoviária – “Aprenda com quem sabe” – que tem como objetivo incentivar a utilização do cinto de segurança nos bancos traseiros, combater a distração ao volante causada pelo uso de telemóvel e controlar a velocidade durante a condução.
A campanha, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), procura atuar diretamente nos condutores que utilizam as vias da Ascendi, destacando os comportamentos arriscados de alguns adultos ao volante. O conceito centra-se num desafio algo provocador: se crianças, que ainda não conduzem, conseguem compreender os perigos da estrada, por que não conseguem os condutores experientes?
A utilização do telemóvel ao volante aumenta em quatro vezes a probabilidade de ocorrência de um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l. O risco de morte de um passageiro no banco traseiro reduz entre 55% e 75% com o uso do cinto de segurança e, em 2023, 1 em cada 4 utilizadores da rede Ascendi circulou em excesso de velocidade.