Santarém é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Santarém, com cerca de 28 900 habitantes (32 000 na área urbana).
Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na subregião estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; até aí fazia parte da antiga região de Lisboa e Vale do Tejo. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo (hoje porém sem qualquer significado político-administrativo), da qual era capital.
É também sede de um município com 558,29 km² de área e 63 563 habitantes (2001), subdividido em 28 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Porto de Mós, Alcanena e Torres Novas, a leste pela Golegã e pela Chamusca, a sueste por Alpiarça e Almeirim, a sul pelo Cartaxo, a sudoeste pela Azambuja e a oeste por Rio Maior.
Abitureiras, Abrã, Achete, Alcanede, Alcanhões, Almoster, Amiais de Baixo, Arneiro das Milhariças, Azoia de Baixo, Azoia de Cima, Casével, Gançaria, Marvila, Moçarria, Pernes, Pombalinho, Póvoa da Isenta, Póvoa de Santarém, Romeira, Santa Iria da Ribeira de Santarém, São Nicolau, São Salvador, São Vicente do Paul, Tremês, Vale de Figueira, Vale de Santarém, Vaqueiros, Várzea