Notícias no concelho de Espinho

Voltar

Pág.: 12
2019-09-17 09:00 - C.M. Espinho
Muda de atitude, muda a tua vida, transforma-te. E assim sim, estarás a ajudar o planeta e o ambiente

Recicla-te é a campanha promovida pela LIPOR e pelos seus oito municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) com vista à promoção da colaboração dos cidadãos no processo da reciclagem.
Em Espinho a iniciativa terá lugar nos dias 29 e 30 de setembro, no Largo da igreja de Anta e Praça da Feira Semanal, respetivamente.
O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem dos resíduos, bem como para a sua entrega de forma correta nos ecopontos. As práticas de reciclagem de resíduos em Portugal continuam aquém do que seria razoável, tornando urgente a veiculação de mensagens mais claras, que responsabilizem todos e cada [...]
2019-09-17 00:00 - C.M. Espinho
Realizou-se no passado dia 27 julho, no Museu Municipal de Espinho a cerimónia de doação de um violino à Câmara Municipal de Espinho construído pelo engenheiro Joaquim Domingos Capela, baseado em modelo de Antonio Stradivari (1644-1737).
Construtor de cerca de uma centena e meia de instrumentos, entre os quais guitarras, violas dedilhadas e violinos, o Engº Joaquim Capela já participou em vários concursos internacionais de construtores de violinos. Depois de já ter doado em 2010 um violino de 1974, baseado em modelo de Joseph Guarneri "Del Gesu", construído por Domingos Capela, seu pai, doa agora mais um violino construído em madeira de "olho-de-perdiz", dedicado à "Cidade de Espinho".
Armando Bouçon, diretor do Museu Municipal de Espinho e em nome da Câmara Municipal agradeceu a doação de mais um violino, que muito enriquecerá o espólio museológico da instituição.
A cerimónia contou com a participação do violinista Gaspar Santos que tocou no violino doado composições de Claudio [...]
2019-09-15 17:00 - C.M. Espinho
Decorreram em Espinho as Festas em honra a Nª Srª d'Ajuda, padroeira da cidade.
Milhares de pessoas reuniram-se na noite de sábado (14 set.) para o concerto de Carolina Deslandes, que antecedeu o espetáculo de Fogo de Artifício.Tal como habitual, estas festividades realizaram-se no 3º fim de semana de setembro e reuniram milhares de pessoas, que não quiseram perder o desfile dos andores na majestosa procissão, com os Tapetes de Flores a embelezar o percurso.
As noites foram ainda animadas pelas subidas ao palco de João Só e do grupo Kapittal.
Os coretos estiveram situados em frente ao edifício da Câmara Municipal e receberam as atuações das bandas: Banda de Música da Cidade de Espinho e Banda de Musical S.Tiago de Silvalde, bem como o concerto da Tuna Musical Anta, no concerto de encerramento das festividades.
A tradicional Feira das Cebolas realizou-se na segunda feira da Srª d'Ajuda, como já vem sendo habitual.
2019-09-13 17:00 - C.M. Espinho
Espinho associa-se à 20ª edição do Dia Europeu sem Carros, com um conjunto de atividades, entre as quais se destacam: Caminhada; Percurso de Bicicletas; Grande Competição de Carros a Pedais; Ginástica e Saúde.Esta iniciativa já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e noutros continentes.O tema central é "Caminhar e Pedalar em Segurança" sob o slogan "Caminha connosco" e pretende sensibilizar a população para os benefícios à saúde e ao ambiente.Estas modalidades de deslocação ativa, tais como andar a pé e de bicicleta, são livres de emissões e contribuem para manter os corpos saudáveis.As cidades que promovem estas modalidades de deslocação como formas de mobilidade em vez do uso do automóvel particular, são cidades mais atraentes, têm menos congestionamento e apresentam uma maior qualidade de vida.Em Portugal, que participa na [...]
2019-09-10 00:00 - C.M. Espinho
A vacinação antirrábica é anual e obrigatória para todos os cães com mais de 3 meses de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses (doenças transmissíveis ao humanos através de animais).
Apesar de Portugal estar oficialmente livre de raiva deste 1961, a adequada vacinação contra a raiva dos canídeos tem particular importância para salvaguardar a saúde pública e a saúde animal, na eventualidade de exposição a um animal infetado proveniente de outro país.Para os gatos, a vacinação antirrábica é facultativa, exceto se o animal se deslocar para o estrangeiro. A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchip) e confere uma imunidade de 3 anos. 
A taxa da vacinação antirrábica por [...]
2019-09-09 00:00 - C.M. Espinho
Já na sua 11.ª edição, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) tem vindo cada ano a reunir mais adeptos em torno das questões da prevenção de resíduos.
Em 2018 foram contabilizadas 14.347 ações em toda a Europa! Números record só possíveis com a participação, o interesse e o empenho de todos aqueles que registaram a sua ação e mobilizaram o seu público-alvo!
A LIPOR será novamente coordenadora dos projetos e atividades a desenvolver nos 8 Municipios (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde). Para mais informações consulte a Página da Lipor que estará em permanente atualização e saiba como fazer para se inscrever.
As inscrições já se encontram abertas. Para se inscrever aceda à
2019-09-06 16:30 - C.M. Espinho
A primeira edição do Portugal Sports Summit, decorre no Centro Multimeios de Espinho até dia 8 de setembro. Trata-se de um evento já apelidado como o «maior encontro desportivo nacional» que reúne treinadores, professores, árbitros e atletas de diferentes modalidades numa partilha única de conhecimentos e experiências.
Vicente Pinto, vice presidente da Câmara Municipal de Espinho, com o pelouro do desporto, realizou o discurso de abertura, referindo que "o concelho de Espinho encontra-se no limite norte do distrito de Aveiro, e está íntegra a área metropolitana do Porto. Espinho é uma cidade, moderna e cosmopolita que para além do seu enorme potencial turístico e gastronómico tem no seu "ADN? fortes tradições desportivas.
Nomes como António Leitão, Miguel Maia e João Brenha, Silvia Saiote, Manuel [...]
2019-09-06 15:00 - C.M. Espinho
A Câmara Municipal de Espinho informa que todo o território de Portugal Continental se encontra em Estado de Alerta Especial nível VERMELHO, grau de Risco Extremo, para o período compreendido entre as 00h do dia 4 de setembro e as 23h59 do dia 8 de setembro de 2019.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram hoje o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta no período compreendido entre as 00h00 do dia 4 de setembro e as 23h59 do dia 8 de setembro de 2019, para todo o território de Portugal Continental.
2019-09-06 15:00 - C.M. Espinho
A Câmara Municipal de Espinho informa que todo o território de Portugal Continental se encontra em Estado de Alerta Especial nível VERMELHO, grau de Risco Extremo, para o período compreendido entre as 00h do dia 4 de setembro e as 23h59 do dia 8 de setembro de 2019.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram hoje o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta no período compreendido entre as 00h00 do dia 4 de setembro e as 23h59 do dia 8 de setembro de 2019, para todo o território de Portugal Continental.
2019-09-04 16:30 - C.M. Espinho
O itinerário da Procissão da Nª Srª d'Ajuda sofre este ano importantes alterações em relação aos anos anteriores. Assim e por motivo das obras de Requalificação do Canal Ferroviário-ReCaFE, o percurso da Procissão e os "Tapetes de flores" vão passar pelas seguintes ruas.

A Procissão saíra da Capela da Nossa Senhora d'Ajuda, sobe a rua 23, vira na rua 10, desce a rua 33 e vai até à rua 2 para a "Benção ao Mar". Depois segue até ao Casino Espinho e sobe a rua 19. Vira na rua 18 e desce na rua 23 novamente em direção à Capela da Nossa Senhora d’Ajuda.

Os "Tapetes de Flores" serão realizados nas ruas 2, 19, 18 e 23.
Pág.: 12
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas