Notícias no distrito de Aveiro

Voltar

Pág.: 123
2021-07-23 15:15 - C.M. Espinho
A inscrição nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) realizadas no Portal das Matrículas, para o ano letivo 2021/2022, originou vários constrangimentos nos processos administrativos, na medida em que a oferta disponibilizada no portal não seria necessariamente coincidente com a oferta disponibilizada pelas escolas do concelho de Espinho.
Face a estes constrangimentos, o Município de Espinho desencadeou um processo de candidatura para estas atividades, para as quais se encontram abertas as inscrições, de 23 julho a 6 agosto, relativas à frequência das AEC no ano letivo 2021/2022.
De relembrar que a inscrição nas AEC tem caráter facultativo e, caso pretenda o serviço para o seu educando, deverá utilizar as credenciais da plataforma SIGA para efetuar a sua inscrição, através do link: https://siga1.edubox.pt/SIGA
De salientar que, conforme definido na legislação em vigor, desde que o aluno esteja inscrito nas AEC, a [...]
2021-07-23 09:00 - C.M. Espinho
Dado o aumento pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade), aplicam-se  as seguintes regras específicas de controlo da pandemia:Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 4 pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada;Exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;Espetáculos culturais até às 22h30;Casamentos e batizados com 25% da [...]
2021-07-22 14:00 - C.M. Espinho
No ano letivo de 2021/2022, todos os alunos dos estabelecimentos de ensino públicos (do 1º ano ao 12º ano) vão voltar a receber manuais escolares gratuitos.
A atribuição gratuita dos manuais é efetuada através da plataforma MEGA, com um sistema de vales (vouchers).
Desta forma, os encarregados de educação devem registar-se nessa plataforma, onde têm acesso a toda a informação do aluno e podem solicitar os vales.
A partir do dia 16 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;2º Ciclo: 6º ano;3º Ciclo: 8º e 9º anos;Secundário: 11º e 12º anos.A partir do dia 23 de agosto para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo:1º Ciclo: 1º ano;2º Ciclo: 5º ano;3º Ciclo: 7º ano;Secundário: 10º ano.
2021-07-21 11:00 - C.M. Espinho
Inseridas na rede de 260 localidades de 30 países, nos 5 continentes, as 5 paróquias de Espinho participarão no maior evento mundial de tapetes promovido pela Comisión Gestora de Entidades Alfombristas del Camino de Santiago, visando a promoção dos Caminhos de Santiago e do ano Xacobeo 2021!Após um concurso mundial, foi escolhido o desenho do tapete, que, no dia 24 de julho, todos os participantes irão compor nas suas localidades.Desta forma, com o tema "Simbolicamente unidos pelo mesmo caminho" será elaborado um pequeno tapete de sal e flores, com um desenho comum em todo o mundo e, nomeadamente junto às seguintes igrejas do Município de Espinho:Igreja Matriz de Espinho;Igreja de Anta;Igreja de Guetim;Igreja de Silvalde;Igreja de Paramos.Este evento é organizado pela Comissão de Alfombristas Camino de Santiago e o projeto envolve cerca de 300 comunidades e países provenientes de  [...]
2021-07-20 11:00 - C.M. Espinho
Pedro Serrazina, um dos mais conceituados realizadores do cinema de animação português contemporâneo e professor universitário com vasto trabalho de investigação na área e experiência internacional, é o novo Diretor Artístico do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.Desde a sua fundação organizado em torno de um coletivo de voluntários, o festival acolhe agora um novo Diretor Artístico com um histórico de grande proximidade com o CINANIMA: o seu primeiro filme "Estória do Gato e da Lua" foi ali premiado pela primeira vez em 1995, e todos os anos em novembro foi regressando, tornando-se um dos principais amigos do festival. 
Ao chegar à sua 45ª edição, o CINANIMA marca, assim, um caminho de mudança em direção ao futuro, [...]
2021-07-19 11:00 - C.M. Espinho
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Espinho vai levar a cabo um exercício de proteção civil nos próximos dias 23, 24 e 25 de julho, que contará com cerca de 180 operacionais e mais de 20 entidades dos distritos de Aveiro e Porto.
O cenário tem por base um evento meteorológico adverso que afetará todos os municípios do distrito, gerando cenários complexos que obrigam à mobilização de meios e recursos externos, assim como entidades técnicas específicas, tais como binómios caninos de busca e salvamento, forças de segurança, drones e meios de salvamento aquático.
O exercício envolve ainda alunos de uma Pós-Graduação de Emergência Médica e Catástrofe, médicos e enfermeiros, que participaram nos diferentes cenários, no âmbito das suas competências.
No total, serão mais de 48 horas de operação contínua que pretendem testar a articulação de diferentes entidades que, numa situação de acidente grave ou catástrofe, são chamadas a trabalhar em conjunto.
[...]
2021-07-15 18:00 - C.M. Espinho
Conforme os dados apresentados ontem pelo Governo (consultar), Espinho passa a integrar o grupo de concelhos classificados como de risco elevado de transmissão de COVID-19, o que traz novas regras e limitações à atividade e circulação da população.
O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional

Espinho, agora, possui uma taxa de incidência de 254,9.
Além da limitação de circulação na via pública, diariamente, entre as 23 e as 5 horas, o concelho fica assim sujeito a outras medidas restritivas para controlar a pandemia, nomeadamente:
Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o [...]
2021-07-14 10:00 - C.M. Espinho
Por iniciativa da Comandante Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, os Serviços Municipais de Proteção Civil reúnem-se periodicamente, com o objetivo de partilhar boas práticas e promover a colaboração institucional.

A maioria dos serviços foi implementada ao longo dos últimos anos, apesar de estarem previstos desde 2007. Faces às necessidades de resposta provocadas pela Covid-19, as autarquias depararam-se com uma nova realidade, tendo de dar uma resposta célere aos seus munícipes, com os serviços municipais a adquirir uma nova dinâmica.
A reunião foi presidida pelo Segundo Comandante Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A reunião ocorreu hoje (14 de julho), no Serviço Municipal de Proteção Civil de Espinho, sediado no novo quartel do Corpo de Bombeiros, e contou com os representantes de vários municípios do distrito de Aveiro.
2021-07-13 00:00 - C.M. Espinho
O calendário escolar referente ao ano letivo 2021/2022 foi publicado em Diário da República e fixa o intervalo entre os dias 14 e 17 de setembro para o início do próximo ano letivo.
O período definido para o arranque das aulas abrange os estabelecimentos públicos de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básicos (1º ano ao 9º ano de escolaridade) e Secundário.
Quanto às interrupções letivas, a primeira acontecerá a 17 de dezembro, para as férias do Natal, iniciando o segundo período a 3 de janeiro de 2022. A 5 de abril as escolas cumprirão a interrupção letiva da Páscoa, com as aulas a serem retomadas a 19 de abril, para o último período.
O último período prolongar-se-á de 19 de abril a 7 de junho para o 9º ano, 11º e 12º anos; a 15 de junho de 2022 para o 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos de escolaridade e a 30 de junho de 2022 para as crianças inscritas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
2021-07-12 11:00 - C.M. Espinho
O verão está pronto a começar com a Rota Sem Espinhas. Vamos celebrar os sabores do Mar de Espinho na 3ª edição deste já icónico evento da cidade, de 16 de julho a 1 de agosto!Já provou umas boas pataniscas de sardinha?E se lhe sugeríssemos um arroz malandrinho de Robalo ou uma cremosa açorda de peixes e mariscos do Nosso Mar?Estas são apenas algumas das sugestões que os 17 restaurantes aderentes prepararam para lhe abrir o apetite a uma visita a Espinho!Em contínuo crescimento, a Rota Sem Espinhas conta com novos restaurantes aderentes e dá palco aos peixes frescos e aos mariscos saborosos que tanto caracterizam o Verão de Espinho. Como já se temtornado habitual, cada restaurante apresenta um menu completo, destacando as suas iguarias mais saborosas e ainda algumas surpresas, com preços apelativos que não ultrapassam os €20,00.
Não perca a oportunidade e [...]
Pág.: 123
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2021 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas