Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Évora - Portal Nacional

Notícias no concelho de Évora

Voltar

2018-01-16 11:55 - A Defesa
O Comando Territorial de Évora da GNR informou que registou no distrito de Évora, no dia 15 de Janeiro: 3 acidentes de viação, sendo 2 despistes e 1 colisão, nas localidades de Estremoz e Portel, tendo resultado danos materiais.


No âmbito da criminalidade, registaram-se 5 ocorrências criminais, sendo que na localidade de Montemor-o-Novo se registou 1 crime de ofensa à integridade física simples, 1 crime de dano em contentor de recolha de lixo urbano, e 1 crime de furto em papelaria com arrombamento; na localidade de Portel, 1 crime de burla através de compra na rede social Facebook; na localidade de Évora, 1 crime de ofensa à integridade física simples.



No âmbito contraordenacional, registaram-se 49 infrações relativas à legislação de trânsito.

2018-01-16 11:22 - A Defesa
Depois da destruição, dois dias após o Natal, de uma igreja católica em Zhifang, diocese de Xian – que a Fundação AIS então noticiou –, os cristãos foram agora confrontados com a demolição de um grande templo evangélico na província de Shanxi.
Desta vez, para a demolição do edifício da Golden Lampstand Church, na província de Shanxi, as autoridades recorreram a cargas de dinamite e a retroescavadoras.
A demolição ocorreu no passado dia 9 de Janeiro, tendo sido mobilizados dezenas de agentes da polícia anti-motim que rodearam o templo, situado na cidade de Linfen, impedindo assim qualquer acção de protesto por parte dos fiéis.
Para a comunidade cristã chinesa, estas demolições fazem crescer o temor de que se estará perante uma onda de perseguição e de ataque à liberdade religiosa sem precedentes nos tempos recentes.
De facto, esta é a terceira demolição de uma igreja cristã na China em menos de um mês. Além da destruição da Golden Lampstand Church, e do templo católico em Zhifang, no final do ano, ocorreu algo de semelhante e também sensivelmente na mesma altura, no noroeste do país, em Xianjiang, com uma igreja protestante.
O sentimento de insegurança que se está a viver entre a comunidade cristã, acentuou-se também com a notícia do desaparecimento do Padre Lu Danhua, ligado à chamada Igreja Clandestina. De facto, desconhece-se o paradeiro deste sacerdote que pertence à diocese de Lishui, situada na província de Zhejiang, desde que as autoridades locais o convocaram poucos dias após o Natal.
O Padre Danhua foi ordenado pelo Bispo Peter Shao Zhumin, que estava em prisão domiciliária há vários meses – tal como a Fundação AIS também tem noticiado –, tendo, porém, sido libertado recentemente, desconhecendo-se se ambas as situações estão, ou não, de alguma forma relacionadas.
A libertação do prelado ocorre depois de uma forte mobilização por parte dos fiéis da sua diocese, que convocaram mesmo uma jornada de oração e jejum pela sua libertação.
O caso deste prelado foi mesmo considerado como “exemplo” pela Fundação AIS no último relatório sobre a perseguição aos cristãos no mundo. Nesse relatório, intitulado “Perseguidos e Esquecidos?” – referente à perseguição aos Cristãos nos últimos dois anos –, a Fundação AIS recordava, no final de 2017, que D. Peter Shao Zhumin devia estar a liderar a Diocese de Wenzhou depois de o Vaticano o ter nomeado como Bispo Coadjutor, com direito automático de sucessão.
2018-01-16 08:00 - Diário do Sul
A região é apresentada na FITUR 2018 com uma oferta turística baseada no turismo “slow”, astronomia, espiritualidade, gastronomia e património.

2018-01-16 06:45 - A Defesa
Integrado no calendário competitivo 2017/2018 da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, o 32.º Corta-Mato de Figueira e Barros, vai realizar-se, no próximo dia 27 de janeiro, em Figueira e Barros, numa iniciativa conjunta com a Caminhada da Casa da Moura.A prova, aberta a todos os praticantes, nos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, filiados ou não na AADP, vai ter início, às 15h00, depois da Concentração dos participantes junto ao Campo de Futebol daquela localidade, às 14h00.
O circuito, com uma extensão de 1500 metros, apresentará um grau de dificuldade inerente aos escalões em que inscreverem os atletas, sendo variável entre os 250 metros, para os primeiros degraus da modalidade, e os 6 km, para os últimos.A organização desta iniciativa estará a cargo do Centro Cultural de Figueira e Barros que contará com o apoio do Município de Avis e das Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho, dos Bombeiros Voluntários de Avis, do Grupo de Amigos dos Reformados e Idosos de Figueira e Barros, do Crédito Agrícola Mora/Avis, Vale do Mestre – Produtos Tradicionais Alentejanos, Fundação Abreu Callado, Chambaril – Enchidos Tradicionais Alentejanos, Cooperativa de Consumo Ervedalense, Cooperativa Agrícola de Ervedal e Figueira e Barros, C.R.L. e a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.A participação no 32.º Corta Mato de Figueira e Barros obedece a uma inscrição prévia a efetuar, até ao próximo dia 24 de janeiro, na Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre – Av. de Badajoz, 1 – 7300- 306 Portalegre – Tel. e Fax 245 202 133, através do e-mail: [email protected], ou no formulário próprio disponível em www.aadp.pt.Os três atletas melhor classificados, em cada escalão (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis), serão distinguidos com material desportivo e medalhas atribuídas pelo trabalho desenvolvido. Aos três primeiros classificados nos restantes escalões – Juniores e Seniores, serão entregues Produtos Regionais. Ainda o prémio especial para os cinco primeiros classificados no escalão Absoluto (masculinos e femininos) e os prémios coletivos, taças para as dez primeiras Equipas e Lembranças para todos os participantes.Em paralelo com a 32.ª edição do Corta-Mato, irá estar a Caminhada da Casa da Moura, aberta a toda a população, um percurso de 2,5 Km, previsto para as 16h00, com partida do Campo de Futebol, que contará com paragem nos pontos de maior interesse paisagístico: o aqueduto da nora da Quinta e o Zambujal da Casa da Moura, para apreciação das belas vistas panorâmicas.
As inscrições para todos quantos quiserem tomar parte nesta Caminhada serão efetuadas no Local de Partida.
2018-01-15 12:05 - A Defesa
Poucos minutos antes do meio dia, no centro histórico da cidade de Évora sentiu-se um Sismo, que segundo as primeiras informações foi um abalo de 4.9 na escala de Richter. Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o terramoto teve epicentro a cerca de oito quilómetros Norte-Nordeste de Arraiolos.

Fonte dos bombeiros de Arraiolos, citada pela LUSA, o segundo comandante Hugo Ponte diz que "sentiram tudo a abanar" e que estão a receber muitos telefonemas, mas que por enquanto não têm nenhum relatos de danos materiais ou feridos.
Na praça das Portas de Moura, em Évora, muitas pessoas saíram à rua, testemunhou a reportagem de “a defesa”,
Segundo avança a Agência Lusa, o sismo foi sentido em Lisboa, Santarém e outros locais do centro e sul do país. Nas redes sociais, há relatos de que o sismo foi sentido em Lisboa, Santarém e Faro.
De acordo com os registos sísmicos, este é o maior terramoto registado pelo menos desde 17 de dezembro em Portugal.
Este é o sismo mais forte na região de Arraiolos dos últimos 58 anos

Este sismo é o mais forte dos últimos 58 anos na região de Arraiolos, noticiou o Diário de Notícias. Ou seja, é o de maior intensidade desde que se iniciaram ali os registos sísmicos, em 1960 - poderá mesmo ser relativamente a um período mais alargado de tempo, mas não há registos.
Segundo Fernando Carrilho, chefe da divisão de sismologia do IPMA, citado pelo DN, o hipocentro foi a 12 km de profundidade, a Norte de Arraiolos, associado a uma falha orientada de Este para Oeste. Esta falha não está relaciona com as falhas de maior perigosidade sísmica para Portugal continental, que são as da zona de Lisboa e Vale inferior do Tejo e a fronteira das placas da Eurásia e africana, a sul do Algarve.
Três minutos depois do sismo houve uma réplica que atingiu os 2,5 na escala de Richter. Ao todo já houve quatro réplicas, até ao momento - a última às 12.28 e atingiu 1,3 graus de magnitude -, mas nenhuma foi sentida pela população.

(ACTUALIZADA ÀS 15H05)
2018-01-15 11:24 - A Defesa
O Comando Territorial de Évora da GNR informou que registou no fim de semana, de 13 e 14 de Janeiro: 12 acidentes de viação nas localidades de São Manços, Lavre, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Borba, Viana do Alentejo, Évora e Évora Monte, dos quais resultaram 5 feridos leves.
No que diz respeito a incêndios urbanos, foi registado 1 com origem em aquecedor a gás, na localidade de Pavia e 1 em Montemor-o-Novo em contentor de recolha de lixo urbano.
No âmbito da criminalidade, registaram-se 20 ocorrências, entre os quais, 2 por crimes cometidos contra as pessoas em Vila Viçosa e Viana do Alentejo, 11 por crimes cometidos contra o Património nas localidades de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Portel, Lavre, Bencatel, Alandroal, Mora, Évora e Borba, 6 crimes cometidos contra a vida em sociedade em Montemor-o-Novo, Redondo, Estremoz e Évora e 1 crime previsto em legislação avulsa em Portel.
Por crimes cometidos em flagrante delito, foram efetuadas 4 detenções, ambras pelo crime de condução de veículo em esteado de embriaguez em Évora, Estremoz e Redondo.

No que diz respeito a contraordenações, foram registadas 144 infrações de trânsito, 3 relativas à legislação policial geral e 1 relativa à legislação ambiental.
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas