Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Évora - Portal Nacional

Notícias no concelho de Évora

Voltar

Pág.: 12
2020-10-21 17:31 - A Defesa

 

Capa da edição de "a defesa" de 21 de Outubro de 2020:

No início de mais um Ano Pastoral, apesar de atípico, 
quisemos apostar numa nova imagem do jornal "a defesa". Contudo, os conteúdos e a linha editorial permanecem intactos.Desta forma, esperamos que esta renovação seja do vosso agrado.


Assine já "a defesa":- edição em papel - 25 euros/ano- edição em PDF - 12 euros/ano
2020-10-20 10:40 - A Defesa

 Os distritos de Évora, Faro e Beja vão juntar-se aos de Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Portalegre que a partir das 12h00 vão estar sob aviso vermelho por causa da chuva, segundo o IPMA.

Os oito distritos estão sob aviso vermelho devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente e ocasionalmente acompanhada de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho para os oito distritos vai estar em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

Portugal continental está sob o efeito da depressão Bárbara, que dará origem a precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.




2020-10-19 13:04 - A Defesa

 A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) organiza de 18 a 25 de outubro, a Semana Nacional de Educação Cristã,  apresentando uma nota pastoral sob o tema “Fortalecer e Apoiar a Família, Igreja Doméstica”, contando com a participação e apoio da  Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC). A nota pastoral dirige a “todos os obreiros da educação cristã” uma mensagem de “apreço e incentivo pela dedicação e coragem com que abraçam este desafio em tempos de incerteza e de dificuldades variadas, “invoquemos a graça do Senhor Jesus e a luz do Espírito Santo para encontrarmos caminhos novos para a situação presente (…)”. O documento refere que “este tempo de pandemia veio trazer-nos a experiência do distanciamento de forma surpreendente e inusitada; uma paragem no ritmo acelerado dos afazeres e no suceder de (pre)ocupações. Uma experiência que reduziu ou empobreceu muitas dimensões da vida humana de grande significado e riqueza, como o convívio social, as assembleias religiosas, a alegria das festas, o buliço das crianças. Provocou uma ‘nova normalidade’ com repercussões na transmissão da fé e na sua vivência. Ajudou-nos a prestar atenção ao interior de nós mesmos, a cultivar a espiritualidade, a apreciar as realidades simples e quotidianas como a beleza do universo, a amizade, a comunicação com os outros, com a natureza criada e com a vida. Desafiou-nos a descobrir e a ter tempo para o essencial. Em muitos casos impulsionou para um olhar e um cuidado generoso e criativo no serviço aos mais frágeis e desprotegidos. Por outro lado, houve uma valorização das redes sociais como espaço fecundo de contacto interpessoal, possibilitando reduzir o distanciamento, transmitir o afeto, apoiar a educação, mitigar a solidão. Fizemo-nos próximos, reinventámos e ampliámos possibilidades de propostas de formação cristã, de oração e de celebração. Permanece a imagem do Papa Francisco, só, na imensa praça de São Pedro, testemunho e convite a caminharmos com coragem e esperança em Deus”.

Neste início de ano pastoral e escolar, dirijo a todos os incansáveis e corajosos educadores cristãos, uma palavra de apreço e reconhecimento eclesial. Recordo a obra da catequese, os colégios católicos, as IPSS dedicadas às crianças, adolescentes e jovens a Pastoral e os movimentos eclesiais juvenis, a Pastoral Universitária, os professores de Religião e Moral Católica, todos os colaboradores ao serviço desta missão, para todos a certeza da minha comunhão, apreço e gratidão.

Recordo que na nossa Arquidiocese existem ainda três colégios de ensino público e de iniciativa privado: Colégio Laura Vicuña, em Vendas Novas, Colégio Luso-britânico, em Elvas, e externato Oratório de S. José, em Évora. Digo ainda, porque num passado recente, muito maior foi o número destas instituições, que apesar da sua excelente qualidade e do apreço das famílias, foram sendo encerrados por crescentes pressões e dificuldades, fruto  de esquemas ideológicos eivados de princípios, segundo os quais se pretende que a escola deva ser exclusivamente estatal e os programas de índole materialista conduzidos pela ideologia de “género”, nomeadamente na programação  da disciplina “Cidadania e desenvolvimento”.

Efectivamente, de modo lento, progressivo, mas eficaz, o ensino público, de organização privada, foi-se extinguindo, até chegarmos ao contexto actual de um ensino quase exclusivamente estatal e monolítico, pelo qual as novas gerações, os filhos e netos, passaram a ser menos da família e mais do Estado, percebendo-se um retrocesso das liberdades fundamentais, na escolha livre do ensino por parte dos encarregados de educação e ainda uma constatação de cariz totalitário crescente.

Percebe-se, claramente, que as conceções económicas das minorias ao partido dominante que pretende fazer passar os seus orçamentos de Estado, são pagas na área dos valores, muito especialmente do ensino, bem como nas questões éticas fraturantes que dividem a opinião pública e geram fraturas graves na unidade de um povo de cerca de dez milhões de pessoas, esquecendo-nos nós, que perante as grandes dificuldades que atravessamos, “só a união faz a força!”. Mas o que importa isso, quando se vive ao ritmo do imediato, sem projeto de sociedade e sem valores.

Para a coragem destes três colégios ainda vivos que prosseguem a sua missão na defesa da liberdade de ensino e de serviço público às famílias que o desejem, convido todos os cristãos a permanecermos em oração e compromisso da defesa dos valores fundamentais da liberdade de ensino e objeção de consciência. Rezo com os seus responsáveis e asseguro-lhes a certeza da minha estreita comunhão na sua difícil missão.

Que todas as comunidades cristãs vivam esta semana com atenção ao desafio “Fortalecer e apoiar a Família, Igreja Doméstica”

 

+ Francisco José Senra Coelho

Arcebispo de Évora

 

 

2020-10-18 10:38 - A Defesa

 OIÇA AQUI O PROGRAMA NA ÍNTEGRA


Na emissão deste Domingo, dia 18 de Outubro, do programa Ser Igreja, o destaque vai para o novo espaço em Évora de encontro na livraria e de oração na Capela de São Manços, da Comunidade Canção Nova na Arquidiocese de Évora. Depois de há um ano o Pe. António Filho da comunidade canção nova ter assumido a Unidade pastoral de Mourão. No dia 15 de Outubro, abriu no espaço da antiga livraria gráfica eborense, o novo espaço da Comunidade Canção Nova.  Oiça a entrevista exclusiva ao Carlos Silva e ao Paulo Azadinho da Comunidade Canção Nova.

Oiça também a reportagem da inauguração do novo espaço da Canção Nova em Évora e fique a par das principais notícias da Arquidiocese de Évora no espaço informativo Espiga Doirada.

Neste programa contamos também com a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo.

Para finalizar teremos ainda o espaço Palavra na Vida, ao ritmo do Evangelho de cada domingo.

O programa Ser Igreja é um magazine radiofónico produzido semanalmente pelo Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora.

Não perca este interessante programa que será emitido no domingo, dia 11 de Outubro, a partir das 10h, nas seguintes rádios: Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

Pode ainda ouvir o Ser Igreja, produzido pela Arquidiocese de Évora, nas seguintes emissoras: Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; Rádio TDS – Telefonia do Sul (Setúbal, Alentejo e Lisboa.) em 93.9FM e 104.7FM; e Rádio Canção Nova em 103.7 FM, a partir de Fátima para a zona Centro de Portugal.

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.



2020-10-15 03:00 - A Defesa

 A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) manifestou “profundo desagrado” perante a ausência de “medidas de apoio” no Orçamento de Estado (OE) para 2021, apesar das propostas apresentadas ao Governo.

“As assinaturas de jornais e revistas possam ser contempladas com uma majoração em sede de IRS, de forma a beneficiar diretamente os leitores e, indiretamente, os títulos; outra proposta, em sede de IRC, passa por uma majoração às empresas que façam publicidade na imprensa regional, de forma a incentivar a economia regional; finalmente, que neste período pandémico pudesse ser aumentada a taxa de comparticipação estatal na distribuição postal dos jornais e revistas”, foram as medidas apresentadas pela AIC ao Governo, explica o seu presidente.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Paulo Ribeiro adianta que a associação apresentou ao Governo português, através do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, “três medidas urgentes”, mas “infelizmente nenhuma foi acolhida” e integrada no Orçamento de Estado 2021, que foi entregue ao presidente da Assembleia da República esta segunda-feira.

“O OE para a imprensa regional é igual ao documento em vigor para este ano, não refletindo a gravíssima crise causada pela epidemia e que atingiu fortemente este setor da comunicação social”, acrescenta o comunicado, realçando que a imprensa regional é um “setor extremamente importante para o fortalecimento democrático e da coesão do país”.

Paulo Ribeiro sublinha que o Orçamento de Estado para 2021 para a imprensa regional “não protege as pessoas e não apoia nem a economia, nem o emprego”.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã adverte para as “consequências nefastas que a ausência de alterações das políticas públicas” vai trazer para a imprensa regional em 2021.

“O nosso grau de preocupação é agora muito maior dada a magnitude dos problemas que afligem a comunicação social”, afirma o presidente da AIC.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, com mais de 25 anos de atividades, representa cerca de 170 títulos de jornais e revistas, com uma tiragem média mensal de cerca de dois milhões de exemplares.

CB/OC - Agência Ecclesia




2020-10-14 13:27 - A Defesa

 

Capa da edição de "a defesa" de 14 de Outubro de 2020:

No início de mais um Ano Pastoral, apesar de atípico, 
quisemos apostar numa nova imagem do jornal "a defesa". Contudo, os conteúdos e a linha editorial permanecem intactos.Desta forma, esperamos que esta renovação seja do vosso agrado.


Assine já "a defesa":- edição em papel - 25 euros/ano- edição em PDF - 12 euros/ano
2020-10-12 11:37 - A Defesa

Em comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 12 de Outubro, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, informa que "de acordo com informação transmitida pela Autoridade de Saúde Pública, no seguimento de dois casos positivos de Covid-19 no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, algumas turmas de 1º e 2º ciclo de escolas situadas na União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras irão ficar em isolamento profilático nos próximos dias, período durante o qual irão decorrer vários testes a alunos, pessoal docente e não docente bem como a contactos identificados na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo".

"Não existem indicações por parte da Autoridade de Saúde para encerramento de estabelecimentos e instituições, pelo que as Escolas do Concelho e os Serviços Municipais irão continuar a funcionar com todos os serviços assegurados", adianta o município montemorense, acrescentando que "as autoridades de saúde estão a desenvolver todas as medidas preventivas e de proteção, nomeadamente através de isolamento profilático, quarentena e realização de testes aos contatos diretos e indiretos das pessoas que testaram positivo".


"A Câmara Municipal irá atualizar a informação sobre a situação epidemiológica do Concelho, sempre que disponibilizada pela Autoridade de Saúde Pública, com quem estamos em permanente articulação", afiança o município, concluindo que "é fundamental que cada um, individualmente, se assuma como agente de Saúde Pública. O cuidado de um é a segurança de todos!"




2020-10-11 11:05 - A Defesa

 Na emissão (OIÇA AQUI NA ÍNTEGRA) deste Domingo, dia 11 de Outubro, o destaque vai para o Dia da Igreja Diocesana que decorreu no passado dia 5 de Outubro. Oiça reportagem e fique a par das principais notícias da Arquidiocese de Évora no espaço informativo Espiga Doirada.

Neste programa contamos também com a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo.

Para finalizar teremos ainda o espaço Palavra na Vida, ao ritmo do Evangelho de cada domingo.

O programa Ser Igreja é um magazine radiofónico produzido semanalmente pelo Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora.

Não perca este interessante programa que será emitido no domingo, dia 11 de Outubro, a partir das 10h, nas seguintes rádios: Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

Pode ainda ouvir o Ser Igreja, produzido pela Arquidiocese de Évora, nas seguintes emissoras: Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; Rádio TDS – Telefonia do Sul (Setúbal, Alentejo e Lisboa.) em 93.9FM e 104.7FM; e Rádio Canção Nova em 103.7 FM, a partir de Fátima para a zona Centro de Portugal.

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.



2020-10-07 13:40 - A Defesa

 

Capa da edição de "a defesa" de 7 de Outubro de 2020:

No início de mais um Ano Pastoral, apesar de atípico, 
quisemos apostar numa nova imagem do jornal "a defesa". Contudo, os conteúdos e a linha editorial permanecem intactos.Desta forma, esperemos que esta renovação seja do vosso agrado.

Assine já "a defesa":- edição em papel - 25 euros/ano- edição em PDF - 12 euros/ano
2020-10-05 11:46 - A Defesa
Neste dia 5 de Outubro, o Arcebispo de Évora apresenta o Plano Pastoral da Arquidiocese de Évora, durante o Dia da Igreja Diocesana que se realiza na Igreja de S. Francisco. Consulte  o Plano Pastoral da Arquidiocese de Évora para o Ano 2020/2021  no site da Arquidiocese de Évora.




    CARTAZ DO ANO PASTORAL 2020/2021 - ARQUIDIOCESE DE ÉVORA 

  
Pág.: 12
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2020 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas