Notícias no concelho de Évora

Voltar

Pág.: 1234567891011 ... Última página
2018-08-18 16:13 - A Defesa
O núcleo regional de Portalegre da associação ambientalista Quercus vai promover, no dia 18 deste mês, uma descida em canoa e kayak na Ribeira de Seda, no concelho de Avis.
A iniciativa, promovida em parceria com o Centro Cultural de Figueira e Barros e o município de Avis (Portalegre), vai ter início junto à descarga da Barragem do Maranhão, pelas 08:00, e terminará na ponte de acesso à povoação de Cabeção, no distrito de Évora.
O percurso será de nível médio /baixo, com uma duração de cerca de três horas e meia, decorrendo por locais de interesse paisagístico e ambiental, onde vão ser também realizadas atividades de observação de fauna e flora, assim como abordadas temáticas relacionadas com a educação ambiental.
2018-08-18 02:24 - A Defesa
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora informou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso Meteorológico de Alerta AMARELO no Distrito de Évora, com persistência de valores elevados da temperatura máxima.O aviso AMARELO de alerta para TEMPO QUENTE E está em vigor entre as 11h00 de dia 18 de agosto de 2018 e as 23h00 de 19 de agosto de 2018.
Face ao aumento das temperaturas (calor), o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo recomenda as seguintes medidas de autoproteção:-             Procurar ambientes frescos (preferencialmente climatizados)-             Evitar que o calor entre dentro das habitações: correr as persianas ou portadas e manter o ar circulante dentro de casa; refrescar a habitação e evitar ligar fornos.-             Beber água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar bebidas alcoólicas;-             Evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor (aprox. entre as 11h00 e as 17h00);-             Utilizar roupa solta (algodão), que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol;-             Utilizar protetor solar com fator > 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;-             As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar, devendo evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos (usar roupa e protetor solar >50).-             Se viajar de carro, escolha horas de menor calor.-             Não permitir que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro de viaturas ao sol;-             Evitar atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;-             Estar atento a pessoas mais vulneráveis: crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, pessoas isoladas;-             As pessoas que sofram de doença crónica, ou sujeitos a medicação ou que estejam a fazer dietas específicas devem aconselhar-se junto do seu médico;-             Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento.
Recomenda-se ainda a consulta da informação disponível nos sítios da internet da Câmara Municipal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Direção-geral de Saúde.
2018-08-17 16:25 - Diário do Sul
Ainda não são 10.00 horas e já a praia fluvial de Monsaraz exibe uma moldura humana que não perde tempo a ir a banhos. Mais novos e menos novos mergulham para "fintarem" o calor. Cá fora estão perto de 40 graus. A água de Alqueva está, por agora, a uns generosos 25, mas com o decorrer da manhã haverá de subir a temperatura.

2018-08-17 16:20 - Diário do Sul
O afluxo às urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) tem-se mantido dentro dos valores habituais, da onda de calor registada nos últimos dias.

2018-08-17 16:17 - Diário do Sul
Foram necessários mais de três mil metros cúbicos de madeira para construir os 3.8 quilómetros de passadiço na praia de Monte Gordo. As montagens foram terminadas em maio, um mês antes do prazo final do prazo agendado.

2018-08-17 15:20 - A Defesa
Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, mantém as preocupações com o atraso no arranque das obras no troço do IC1, que liga Alcácer a Grândola.Recorde-se que o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques anunciou no ano passado o início da empreitada para o primeiro trimestre de 2018, data esta que foi reafirmada pela Infraestruturas de Portugal já no início deste ano. Não obstante as obras terem sido adjudicadas em janeiro e o estaleiro em Alcácer do Sal aparentar estar pronto para o avanço dos trabalhos, o IC1 continua a aguardar a tão ansiada intervenção.“É incompreensível este atraso”, refere o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença. “Primeiro, foi-nos dito que a obra não podia avançar devido a restrições que ocorreram; depois, foi-nos dito que a empreitada se realizaria efetivamente. No entanto, e apesar de governantes terem vindo ao local e anunciado o início da obra para março de 2018, estamos em agosto e continuamos a aguardar”, disse o edil. Para Vítor Proença, que se revela bastante preocupado com este atraso dos trabalhos, esta não é altura de desistir. “Não nos vamos calar e vamos continuar a empenhar-nos para que estas obras sejam uma realidade e para que seja colocado um ponto final no capítulo negro desta que, infelizmente, é conhecida como «estrada da morte»”, defendeu.Rodeiras, fissuras, lombas, raízes e buracos são alguns dos problemas dos cerca de 15,7km do troço do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, que fazem deste uma inquietação permanente e que se traduz em danos em viaturas e, mais grave, em acidentes rodoviários, alguns deles com vítimas mortais a lamentar. Se fora da época estival esta estrada recebe cerca de nove mil veículos diariamente, os números disparam no verão com os milhares de turistas que rumam ao Algarve, através daquela que é a principal via nacional de acesso ao sul do país.Embora em 2017 tenha recebido alguns trabalhos de requalificação, este troço do IC1 aguarda ainda a intervenção de fundo que tem vindo a ser reivindicada pelos municípios de Alcácer e Grândola e pela Comissão de Utentes ao longo dos últimos anos, através de encontros com grupos parlamentares, reuniões com governantes, marchas lentas e manifestações.
2018-08-17 07:03 - A Defesa
De 17 a 19 de agosto acontece em Estremoz...
- De 17 a 19 de agostoFESTAS EM HONRA DE SANTA MARIA – ÉVORA MONTEOrganização de várias associações da freguesia.
FESTAS DE NOSSA SENHORA DE GLÓRIAOrganização da associação Glória Jovem.
DIAS ABERTOS D’O BOSQUE – ARCOSEventos culturais e de exploração da naturezaOrganização de “O bosque”.
EXPOSIÇÕES- “ESTREMOZ MEDIEVAL PELOS ARTESÃOS DE ESTREMOZ”, Galeria D. Dinis (até 25 de agosto de 2018);- “TRABALHOS DE PINTURA DAS ALUNAS DA ACADEMIA SÉNIOR DE ESTREMOZ”, no Posto de Turismo de Estremoz (até 26 de agosto);- “IMITAÇÕES DA REALIDADE”, trabalhos de Pedro Cravo, no Museu Municipal de Estremoz (até 2 de setembro de 2018);- “WHITE WORKS”, exposição fotográfica de Phil Moody, Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 15 de setembro);- “TRABALHOS DAS ALUNAS DA ACADEMIA SÉNIOR DE ESTREMOZ”, mostra de trabalhos das alunas da ASE realizados na disciplina de barrística, Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 16 de setembro);- "SCRIPTUM IN PETRIS", coleção de pedras do artista Ernesto Matos, na Casa da Câmara de Évora Monte (até 22 de setembro de 2018).
2018-08-17 06:11 - A Defesa
As fortificações abaluartadas de Elvas, no distrito de Portalegre, vão servir de tema da sétima edição da “Maratona Fotográfica Digital de Elvas”, iniciativa promovida pelo museu municipal de fotografia.
A iniciativa, com participação livre, vai decorrer no dia 18 deste mês, a partir das 10:00.
Os melhores registos fotográficos vão ser depois selecionados para uma exposição.
2018-08-16 17:59 - Diário do Sul
A vila de Portel está em festa no mês de agosto com o XXII Festival Internacional de Folclore e com a XXV PortelAves.
2018-08-16 17:00 - A Defesa
O Comando Territorial de Évora levou a efeito um conjunto de operações, na semana de 6 a 12 deagosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:1.    Detenções: Quatro detidos em flagrante delito:                   ·         Três por condução sob o efeito de álcool;·         Um pelo crime de condução sem habilitação legal.
2.    Apreensões:   101 doses de cannabis.              3.    Trânsito:Fiscalização: 538 infrações detetadas, destacando-se:·        284 por excesso de velocidade;·         54 relacionadas com tacógrafos;    ·         16 relacionadas com iluminação/sinalização;·         13 por falta de inspeção periódica obrigatória;    ·         11 por uso indevido de telemóvel no exercício da condução;·        Dez por falta ou incorreta utilização de cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.  Sinistralidade: 28 acidentes registados:·         Um feridos grave;·         Dois feridos leves.                 4.    Fiscalização Geral: 13 autos de contraordenação:    ·         11 no âmbito da legislação policial;·         Duas no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
Pág.: 1234567891011 ... Última página
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas