Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Évora - Portal Nacional

Notícias no concelho de Évora

Voltar

Pág.: 12345
2020-01-23 14:26 - A Defesa
A Polícia de Segurança Pública de Évora deteve um homem de 32 anos que ocupava um edifício devoluto na cidade de Évora, onde praticava o cultivo de canábis.
Na busca ao imóvel foram encontrados e apreendidos, 18 vasos individuais com plantas de canábis, 9,01g de sementes de canábis, vários candeeiros e lâmpadas de 400W, embalagens e catálogos de sementes de canábis de várias estripes, sacos e frascos de fertilizante, sacos de terra, pipetas, material de rega, vasos de vários tamanhos, tubos reflex em alumínio, fita isoladora, material eléctrico, ventoinha, aquecedor, marcadores de plástico, extractor, calibrador de PH, fios utilizados para a secagem das plantas,  plástico que revestia a estufa e outros objectos utilizados para montagem da estufa e cultivo de canábis.
Sobre o suspeito pendia ainda um Mandado de Detenção para cumprimento de pena de prisão efectiva no âmbito de outro processo, pelo que foi detido e conduzido a estabelecimento prisional.
2020-01-23 00:30 - A Defesa
O extremo norte de Moçambique tem continuado a ser palco de violência contra populações civis e elementos das forças de segurança, o que permite sugerir uma actividade crescente por parte de grupos armados, nomeadamente jihadistas, apesar do esforço das autoridades no controlo da ordem pública.

Na semana passada, registaram-se ataques nos distritos de Mocímboa da Praia, Muidumbe e Macomia, todos situados na província de Cabo Delgado. Estes ataques terão provocado cinco mortos e 12 feridos e há o relato de que, num dos casos, o líder do grupo “falava árabe”.

Na sexta-feira, o jornal “A Carta” fazia eco destes ataques, referindo que a zona de actuação dos grupos armados é cada vez mais ampla. “Os ataques já atingiram o distrito de Mueda, terra natal do Chefe de Estado, Filipe Nyusi, do Comandante Geral da Polícia e do cessante Ministro da Defesa.”

Entretanto, uma organização independente que monitoriza situações de conflito armado no mundo, a International Crisis Group, faz referência a alguns dos ataques ocorridos na região norte de Moçambique durante o mês de Dezembro –nas aldeias de Litapata, Malangonha, Chitunda e Namacande, no distrito de Muidumbe – e conclui que é cada vez mais significativa a presença de grupos que reclamam filiação ao auto-proclamado Estado Islâmico.

Sobre um desses ataques, é referido que “o Estado Islâmico (ISIS) assumiu a responsabilidade pela emboscada do comboio militar de 6 de Dezembro na vila de Marere, que deixou pelo menos nove soldados mortos, elevando o número total de ataques reivindicados pelo ISIS para pelo menos 23”.

De facto, desde Outubro de 2017 que a região de Cabo Delgado, situada a norte de Moçambique, tem registado inúmeros ataques por parte de grupos armados, alguns dos quais alegadamente da responsabilidade dos jihadistas do  ISIS, ou Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico, contabilizando-se já mais de três centenas de mortos e, segundo dados das Nações Unidas, mais de 60 mil desalojados.

Este clima de insegurança e a actuação eventual de grupos ligados ao jihadismo, está a levar também alguns países a recomendarem prudência aos seus cidadãos, pedindo-lhes para evitarem viajar para a região norte de Moçambique.

É o caso do governo britânico que desaconselha “todas as viagens, excepto as essenciais” aos distritos de Nangade, Quissanga, Ibo, Macomia, Mocimboa da Praia, Palma e Meluco na Província de Cabo Delgado, incluindo as ilhas ao largo da costa, devido a ataques de grupos com ligações “ao extremismo islâmico”.

Numa nota disponível na página oficial do Foreign and Commonwealth Office, pode ler-se ainda que na região da província de Cabo Delgado “os cidadãos britânicos são vistos como alvos legítimos, incluindo aqueles envolvidos em turismo, trabalho de ajuda humanitária, jornalismo ou actividades de negócios”.

Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal
2020-01-22 14:21 - A Defesa
Decorre nesta quarta-feira, dia 22 de Janeiro, na cidade de Évora, sob o tema “Prevenção, Sustentabilidade e Inovação” o IV Encontro das IPSS do Alentejo.
A edição de 2020 deste evento assume especial significado para a união eborense, uma vez que nela decorrerá a apresentação pública do projeto “UDIPSS-Évora | Residence & Services”, um novo edifício que nascerá no coração da capital alentejana e que integrará, além dos serviços UDIPSS-Évora, uma residência para estudantes universitários, um auditório, salas multiusos, um café-concerto e espaços destinados a atividades de promoção do setor social e solidário e a ações de intercâmbio entre a Academia e as IPSS. No momento de apresentação deste novo conceito de espaço serão ainda lançadas duas campanhas de crowdfunding que possibilitarão a captação de receitas para suprir as necessidades de financiamento da obra que se espera que inicie ainda no decurso de 2020.
O IV Encontro das IPSS do Alentejo conta ainda com a apresentação em Évora do “Guia das Exigências em Estabelecimentos de Apoio Social e IPSS”, da autoria de Gonçalo Simões de Almeida, com um momento formativo sobre “Como Gerir um Procedimento de Inspeção numa IPSS”, com a assinatura de um protocolo de voluntariado universitário com a Universidade de Évora e com a participação de um painel de notáveis que discutirá sobre a temática “A Inovação como Alicerce da Sustentabilidade do Setor Social”.
2020-01-22 13:00 - A Defesa
Capa da edição de "a defesa" de 22 de Janeiro de 2020:

Assine já "a defesa":- edição em papel - 25 euros/ano- edição em PDF - 12 euros/ano
2020-01-18 22:57 - A Defesa
OIÇA AQUI NA ÍNTEGRA O PROGRAMA SER IGREJA DESTE DOMINGO - 19 DE JANEIRO DE 2020.

A Visita Pastoral 2020 do Arcebispo de Évora, que se inicia neste domingo, à Vigararia de Elvas, estará em destaque nesta emissão. Escute o resumo da Mensagem Pastoral de D. Francisco Senra Coelho no espaço informativo Espiga Doirada, no qual pode ainda ficar a conhecer o programa das Jornadas de Actualização do Clero que decorrem esta semana para as Dioceses de Évora, Beja, Algarve e Setúbal.
O Departamento de Cultura da Arquidiocese de Évora apresenta, no dia 25 de Janeiro, pelas 18h, na Fundação Eugénio de Almeida, em colaboração com a editora Lucerna e os autores, o Catecismo de São Tomás de Aquino. Fique a conhecer mais sobre esta obra numa entrevista com Henrique Mota da Editora Lucerna.
Nesta emissão contamos também com a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo.
Para finalizar teremos ainda o espaço Palavra na Vida, ao ritmo do Evangelho de cada domingo.
Não perca este interessante programa que será emitido no domingo, dia 19 de Janeiro, a partir das 10h, nas seguintes rádios: Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.
Pode ainda ouvir o Ser Igreja, produzido pela Arquidiocese de Évora, nas seguintes emissoras: Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; Rádio TDS – Telefonia do Sul (Setúbal, Alentejo e Lisboa.) em 93.9FM e 104.7FM; e Rádio Canção Nova em 103.7 FM, a partir de Fátima para a zona Centro de Portugal.
Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.
2020-01-17 18:26 - Diário do Sul
A fase municipal do 14º Concurso Nacional de Leitura realiza-se dia 22 de Janeiro de 2020, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora.

2020-01-17 18:22 - Diário do Sul
A obra está a cargo da TPS – Teixeira Pinto & Soares, SA, a mesma empresa que executa a reabilitação do Palácio de D. Manuel.

2020-01-17 11:45 - Diário do Sul
O novo PEUGEOT 2008 surge no coração do segmento dos SUV compactos e dá a sua contribuição para o que está na base do sucesso atual da gama PEUGEOT: afirmação pelo design e diferenciação através da inovação e da tecnologia.

2020-01-17 10:19 - Diário do Sul
«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS» vs ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ALTER DO CHÃO
- SÁBADO, 18 DE JANEIRO DE 2020 PELAS 15:00 HORAS - COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL «MIGUEL FIGUEIREDO LERIAS» - ALANDROAL.

Pág.: 12345
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2020 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas