A jornalista e escritora Isabel Stilwell é a convidada da próxima sessão do Ciclo de Encontros Culturais, que decorre no dia 25 de janeiro, às 16h30, na Biblioteca Municipal José Travaços Santos, na Batalha. A escritora apresenta o seu último livro, lançado em 2024, com o título “Leonor Teles”.
Iniciou a sua escrita de romances históricos quando lançou o livro sobre “Filipa de Lencastre”, tendo depois também escrito sobre Catarina de Bragança, D. Amélia, Isabel de Aragão (mais conhecida como rainha Santa), Isabel de Borgonha, as rainhas D. Maria I e D. Maria II, D. Teresa e Inês de Castro. Ainda escreveu sobre os reis D. Manuel I e D. Filipe I.
Em 2019, aquando do bicentenário da rainha D. Maria II, Isabel Stilwell criou uma coleção sobre rainhas de Portugal dedicada aos mais novos. Alguns dos seus romances históricos já foram traduzidos para inglês e espanhol, e internacionalizados.
A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço, pelo que, os interessados devem fazer a sua inscrição através do e-mail: [email protected] ou do telefone: 244 769 871.
Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, visitou esta manhã a vila da Batalha, com receção na Sala de Sessões da Câmara Municipal, presidida pelo seu presidente, Raul Castro, e pelo diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo. Estiveram presentes os vereadores, alguns presidentes de junta das freguesias do concelho e deputados da Assembleia Municipal.
Raul Castro reforçou nesta pequena sessão inicial a pertinência e relevância de proteger o Mosteiro da Batalha, património da Humanidade, apelando à eliminação das portagens na A19, de forma a reduzir o tráfego de veículos pesados na IC2 que passa em frente ao Mosteiro. Uma outra proposta que o presidente do Município da Batalha apresentou a Dalila Rodrigues foi a requalificação dos antigos depósitos do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), localizados na vila e geridos pela Câmara, para acolher um projeto de valorização patrimonial.
Durante a sua intervenção, a ministra da Cultura demonstrou publicamente a sua disponibilidade para levar o tema do troço da A19 aos responsáveis do Governo da respetiva área de atuação, e mostrou o seu entusiasmo pela possibilidade de utilização do edificado do antigo IVV para outros fins municipais.
O périplo pela vila da Batalha continuou pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, com uma visita guiada, e terminou com a entrada e visita ao Mosteiro da Batalha.
Fernanda Ferreira, presidente da Associação Páginas de Música, entregou no passado dia 30 de dezembro, oito bolsas de estudo, no valor de 900 euros cada, a estudantes do ensino superior residentes no concelho da Batalha. Nesta cerimónia, que decorreu na sala de sessões do edifício dos Paços de Concelho da Batalha, estiveram também presentes membros do Município: Raul Castro, presidente, Fernando Ferreira, vereador, e Iolanda Brito, do Gabinete de Desenvolvimento Social e Juventude.
Raul Castro salientou a importância de ter «sentido de responsabilidade nesta bolsa de estudo, fruto de um grande trabalho que esta Associação desenvolve para organizar o espetáculo anual para angariação de verbas para apoiar quer a Educação, com estas bolsas de estudo, quer outras áreas e instituições. Devemos agradecer todo o trabalho que é feito, seja pela presidente, seja por quem a acompanha nesta missão».
A presidente da Associação Páginas de Música agradeceu «à Câmara da Batalha e, vocês, estudantes, também devem agradecer, porque por intermédio dela e do seu trabalho, foi possível chegar a vós. Espero que seja um bom investimento da nossa parte. Gostaria muito que no próximo ano estivessem aqui outra vez, o que significava que tiveram média superior a 15 valores». Fernanda Ferreira ainda revelou que, «com esta entrega, perfazemos hoje, no total, a atribuição de 140 bolsas de estudo desde a sua criação».
As Bolsas de Estudo “Páginas de Música” foram criadas em 2012, com o objetivo de apoiar estudantes a frequentar o Ensino Superior, em despesas relacionadas com a educação.
O espetáculo solidário deste ano da Associação Páginas de Música já está marcado para o dia 18 de outubro.
A Agenda Cultural do mês de Janeiro já está disponível.
Agenda Cultural JANEIRO