Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home2/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home2/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Batalha - Portal Nacional

Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2024-12-12 00:00 - C.M. Batalha

O Município da Batalha iniciou os trabalhos de reabilitação e valorização do Rio Lena, que preconizam a estabilização e renaturalização do seu corredor ribeirinho e do troço final de um dos seus afluentes, no concelho da Batalha, em cerca de dez quilómetros de extensão. A empreitada, com o valor de investimento de 251.380,00 euros (mais IVA), concilia soluções hidráulicas com Soluções baseadas na Natureza (SbN) para promover o restauro dos ecossistemas e a retenção natural de água no solo, quer em áreas agrícolas e florestais, quer nos territórios artificializados.


Este processo de reabilitação tem como objetivo aumentar a segurança das pessoas e bens, aumentando a capacidade de resiliência hidrológica e hidráulica desta zona ribeirinha tendo em conta o atual risco de cheias, de inundações e de outras alterações ambientais. A intervenção vai permitir também tornar a área ecologicamente sustentável, além de promover a qualidade visual e funcional da paisagem envolvente, o bem-estar e a saúde da população, e o fomento da literacia ambiental, através de ações de sensibilização junto da comunidade local, focadas no contributo da reabilitação fluvial para a adaptação às alterações climáticas e o equilíbrio carbónico.


O projeto contribui para o desenvolvimento integrado e sustentado do território, de acordo com as premissas definidas pela Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras – (EN3r) e a Lei da Água, para cumprir os objetivos da Diretiva-Quadro da Água e Diretiva Inundações e, mais recentemente, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas estabelecidas pela Lei do Restauro da Natureza, entre outras orientações legais e administrativas em vigor na área do Ambiente e da Biodiversidade.


Além da conservação da rede hidrográfica, serão ainda executados trabalhos de estabilização das margens e taludes em domínio hídrico, de recuperação da vegetação e demais habitats naturais e de melhoria dos caminhos existentes e estruturas de atravessamento, a par da formalização de um laboratório vivo dedicado à reabilitação fluvial – LabRIOS+ – como espaço de demonstração de boas práticas e plataforma inovadora de formação e educação ambiental para o público em geral.


Este projeto permitirá aumentar a atratividade dos espaços fluviais e incentivar as pessoas para o contacto com a natureza.


Esta intervenção decorre do protocolo assinado entre o Município da Batalha e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), cujo valor do investimento a realizar é financiado pelo Fundo Ambiental.

2024-12-05 00:00 - C.M. Batalha
O Serviço de Atendimento e Ação Social da Batalha (SAAS) deu início este mês ao Atendimento Presencial nas freguesias, no horário das 9h30 às 12h30. O principal objetivo é descentralizar e aproximar este Serviço da população que dele necessita.
 


Esta presença nas freguesias assegura o atendimento técnico e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários de RSI.
 


Este é o calendário do novo atendimento:
1ª sexta-feira do mês – Freguesia de São Mamede
2ª sexta-feira do mês – Freguesia do Reguengo do Fetal
3ª sexta-feira do mês - Freguesia da Golpilheira
 


O atendimento na freguesia da Batalha continua a ser realizado no edifício da Câmara Municipal todos os dias úteis da semana.
 


Não é necessário fazer marcação para este atendimento presencial. Os interessados devem dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência.


 
2024-12-04 00:00 - C.M. Batalha
Procedimento de recrutamento para um posto de trabalho da carreira e categoria de técnico superior (Área de Direito), em regime de Mobilidade Interna Interorganismos.
2024-12-03 00:00 - C.M. Batalha

O MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tutelado pelo Município da Batalha, lança no próximo dia 8 de dezembro, às 15h30, a nova coleção de postais da Batalha em formato inclusivo, intitulada “Memórias e Paisagens”. A apresentação comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala anualmente no dia 3 de dezembro, tornando a informação histórica e turística do património cultural e natural do concelho da Batalha, acessível a todos os públicos.


«Este projeto, que abrange a história patrimonial das quatro freguesias da Batalha, foi desenvolvido em colaboração com a associação Casa do Mimo e o CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria», salienta Mónica Cardoso, vereadora da Cultura do Município da Batalha. «Braille, pictogramas, Língua Gestual Portuguesa, linguagem simples e audiodescrição fazem parte dos vários formatos de comunicação desta coleção, que procura levar a Batalha a mais pessoas, através de uma experiência sensorial e cultural.»


A apresentação da coleção de postais “Memórias e Paisagens” conta com a participação especial da Casa do Mimo, e inclui uma abordagem sobre o processo criativo e colaborativo que deu origem a estes materiais.


«O nosso Museu tem uma missão inclusiva, e este projeto reforça precisamente a promoção da acessibilidade, permitindo o conhecimento e o usufruto do património da Batalha de forma igualitária», sublinha Mónica Cardoso. «O Museu tem vindo a ser distinguido pelos seus projetos inclusivos, com destaque para o mais recente livro multiformato “Saltos no Tempo – uma visita especial ao MCCB”, edição premiada pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia», justifica.

2024-12-02 00:00 - C.M. Batalha

A Agenda Cultural deste mês já está disponível.  


Agenda Cultural DEZEMBRO

2024-11-27 00:00 - C.M. Batalha

A Biblioteca Municipal José Travaços Santos da Batalha recebeu seis novos computadores para utilização gratuita e com ligação à internet, com a finalidade de dar resposta às atuais exigências tecnológicas, acompanhando a transição digital e contribuindo para o desenvolvimento das competências de literacia dos cidadãos, tornando as bibliotecas municipais mais dinâmicas e atrativas. 


Esta iniciativa integra a ação de aquisição de novos computadores para as dez Bibliotecas Municipais da CIMRL (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós), que constituem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria – RIBRL, e resulta de um investimento financiado na totalidade pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, através da assinatura de um contrato entre o GEPAC -  Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e a CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, num montante total de 152.274,34 euros.


Este projeto conta com a parceria técnica da DGLAB - Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

2024-11-26 00:00 - C.M. Batalha

O Município da Batalha anuncia a reabertura das Piscinas Municipais já esta quarta-feira, dia 27 de novembro, após encerramento em abril para a primeira intervenção de requalificação da infraestrutura desde a sua inauguração, em outubro de 1995, para melhorar a eficiência energética. Esta obra, com um investimento total de 725.983,70 euros, foi recentemente objeto de candidatura ao CENTRO2030, no âmbito do concurso “Eficiência Energética na Administração Local – ITI CIM” (CENTRO2030-2024-28), onde se propõe um montante de financiamento FEDER de 584.334,48 euros, para um investimento elegível de 687.452,33 euros.


A empreitada, que decorreu entre os meses de abril e novembro, integrou a reformulação da central térmica e o fornecimento de uma caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação nos balneários e áreas adjacentes, a substituição parcial dos vãos envidraçados e do sistema de filtragem e tratamento de água, e a adaptação e substituição de luminárias para tecnologia LED.  O projeto incluiu ainda a colocação de painéis fotovoltaicos, a implementação de um sistema de gestão integrada central que controla a partir de agora todos os equipamentos, e a reformulação da rede de gás.


Esta requalificação permitiu contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, aumentar a eficiência energética do edifício, e promover o fomento da utilização de energias renováveis na produção de eletricidade e a redução da dependência energética proveniente do exterior.


«Esta obra de fundo visou, sobretudo, melhorar a eficiência energética deste edifício municipal, o que implicou uma intervenção mais demorada, no que concerne a instalação de maquinaria e equipamentos essenciais para o funcionamento em pleno das piscinas», explica Raul Castro, presidente da Câmara Municipal da Batalha. «Estamos muito satisfeitos por reabrir esta infraestrutura municipal, atestando uma clara melhoria no seu funcionamento operacional e a importante redução do consumo energético, o que contribui para o conforto dos seus utilizadores e para a sustentabilidade ambiental.»

2024-11-22 00:00 - C.M. Batalha

A ACILIS vai promover nos dias 27, 28 e 29 de novembro a oitava edição da Black Friday Batalha, com o objetivo de dinamizar o tecido comercial do concelho, atraindo mais pessoas ao comércio local. Esta iniciativa comercial, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Batalha, consiste na existência de promoções feitas pelos comerciantes. Os estabelecimentos aderentes estarão identificados com um cartaz na montra.


De entre os muitos estabelecimentos que já aderiram ao evento, destacam-se os dedicados ao vestuário, calçado, óticas, perfumarias, ourivesarias, livrarias, cabeleireiros, entre outros.

2024-11-21 00:00 - C.M. Batalha

O Município da Batalha comemora a época natalícia entre os dias 22 de novembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, com diversas atividades para miúdos e graúdos, que integram o programa festivo com o mote “Batalha, uma História de Natal”. As festividades iniciam no dia 22 de novembro com a ligação da iluminação natalícia que decora as ruas e locais emblemáticos da Vila.


As atividades programadas decorrem em diferentes espaços e locais da Batalha. No dia 1 de dezembro realiza-se a Parada de Natal pela Vila, e na Praça Mouzinho de Albuquerque estará montada uma tenda que alberga várias iniciativas, agendadas por dias, como pinturas faciais, tatuagens natalícias, oficinas artísticas, workshops, demonstração de atividades físicas e aulas abertas, espetáculos de dança e de teatro, leitura de contos, animação musical e sessão de fotografias.


Na Praça D. João I realiza-se um Mercadinho de Natal, e onde se inicia o percurso de um Comboio de Natal, em trânsito durante o mês de dezembro. O auditório municipal da Batalha acolhe diferentes sessões de cinema infantil, com entrada gratuita, marcadas para as 11h00 dos primeiros quatro domingos de dezembro. Na Galeria Mouzinho de Albuquerque estará patente uma exposição de Legos, aberta ao público aos sábados e domingos.


O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala no dia 3 de dezembro, com a realização de uma peça de teatro dinamizada pela Casa do Mimo, no dia 30 de novembro, com o título “A lenda das formigas”. No dia 8 de dezembro decorre a apresentação de postais multiformato, com o tema “A Batalha em postais – memórias e paisagens”.


A Igreja do Mosteiro de Santa Maria da Vitória é o palco de dois concertos de Natal: o primeiro está agendado para o dia 14 de dezembro, às 18h30, e é protagonizado pelo Orfeão de Leiria – Conservatório das Artes, e o segundo acontece no dia 21 de dezembro, às 21h00, pelos grupos corais da AdesbaChorus – Barreira e da Filarmónica das Cortes.


As comemorações “Batalha, uma História de Natal” contemplam também o desporto, com a realização da 11.ª Prova de Atletismo “São Silvestre”, no dia 14 de dezembro, com início às 17h00, e do 12.º Passeio BTT Solidário, com a temática “O Natal na Batalha tem mais Brilho”, no dia 22 de dezembro, pelas 9h00.


 


batalha_uma_historia_de_natal_programa


 

2024-11-21 00:00 - C.M. Batalha

O Município da Batalha acolheu no dia 20 de novembro a reunião de apresentação do Plano de Risco Sísmico da área metropolitana de Lisboa e concelhos limítrofes, dirigido aos responsáveis das corporações de bombeiros dos municípios do distrito de Leiria, a quem competirá apoiar as estruturas da zona geográfica de Lisboa em caso de sismo.


Na reunião foram detalhadas todas as etapas do Plano Prévio de Intervenção para os municípios de sustentação operacional, ao nível das comissões distritais de Proteção Civil, das estruturas de comando, dos postos de comando sub-regional e municipal, das zonas de receção de reforços e de concentração e reserva. O plano preconiza que as estruturas de Leiria dão apoio a Lisboa, em que os concelhos do distrito de Leiria têm já definidos os concelhos de Lisboa aos quais devem dar resposta, e constituem-se como um teatro autónomo de operações. Por exemplo, o concelho da Batalha fará a sustentação ao concelho de Odivelas.


Durante a sessão houve espaço para a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas dos responsáveis participantes. Raul Castro, presidente do Município da Batalha, agradeceu a presença de todos, sublinhando que «é muito importante planear e preparar uma resposta operacional em caso de sismo ou de outra catástrofe natural, não só em Lisboa, mas também na nossa área geográfica», e rematou disponibilizando os espaços do concelho para futuras reuniões. 

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2024 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas