Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Batalha - Portal Nacional

Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2018-05-15 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha pretende alargar os transportes gratuitos a todos os alunos que frequentam as escolas do Concelho da Batalha, uma medida de apoio às famílias e que representa um investimento municipal superior a 30 mil euros. Esta medida consta em proposta de Regulamento a apreciar na próxima reunião do executivo municipal e a aprovar em definitivo pela Assembleia Municipal, com o objetivo de entrar em vigor no próximo ano letivo de 2018/2019.


Recorde-se que nos termos da legislação em vigor compete ainda às autarquias, garantir este serviço de transportes aos alunos do ensino básico e secundário que residam a mais de 3 ou 4 kms dos Estabelecimentos de Ensino, respetivamente sem ou com refeitório.


Até à data, o Município da Batalha assegurou a totalidade do custo com o passe escolar de todos os alunos até ao final do 3.º ciclo do ensino básico e comparticipou em 50 % o custo com o transporte escolar a todos os alunos do ensino secundário.


Para além disso, o Município investiu apoiando as famílias com alunos no ensino pré-escolar, facultando também o transporte aos alunos com necessidades educativas especiais e comparticipando os restantes 50 % aos alunos do ensino secundário inseridos em agregados familiares carenciados.
Ora, considerando que a escolaridade obrigatória em Portugal está fixada até aos 18 anos, o Município da Batalha, apostado na promoção de condições de acesso e sucesso escolar de todos os Batalhenses, pretende, com esta medida apoiar e tornar efetivo o cumprimento do dever de frequência dos alunos até ao 12.º ano, contribuindo desta forma, para a concretização progressiva dos objetivos da universalidade, gratuitidade e a obrigatoriedade.


Assim, no sentido de reforçar as medidas de apoio às famílias, o Município, na proposta de Regulamento de Transportes Escolares, mediante deliberação anual, poderá decidir pela isenção de pagamento dos transportes escolares de todos os alunos que frequentam o ensino secundário, em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do município, desde que os mesmos não sejam objeto de comparticipações ou bolsas, por frequência de cursos que sejam financiados e comparticipem este tipo de transporte.


Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos “com esta medida de forte alcance social o Município da Batalha irá assegurar a organização e o financiamento dos transportes escolares de uma forma integral, com preocupações de inclusão de todos os alunos que estudem ou queiram vir estudar nas escolas do Concelho”.


“Na Batalha sempre entendemos a formação e a educação das crianças e jovens, como pilares estratégicos para o desenvolvimento local e representam hoje uma área de atuação prioritária para a Câmara Municipal, em larga medida em resultado da aposta que fizemos em 2014 na descentralização de novas competências do setor da Educação”, acrescenta o Autarca.

2018-05-14 00:00 - C.M. Batalha

A 17ª edição da Feira do Livro da Batalha, realiza-se de 17 a 20 de maio, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha. A iniciativa conta com a participação das principais livrarias da região que a que se juntam alfarrabistas.



À venda e com descontos significativos, podendo mesmo chegar aos 50%, estará uma vasta seleção de publicações para todos os leitores, incluindo os géneros infantil, romance e temas da atualidade e em áreas de conhecimento distintas como a Economia, a História, a Geografia e a Filosofia.


Destaque para o programa de animação da 17ª Feira do Livro da Batalha que oferecerá espetáculos gratuitos, dirigidos a toda a família. Como nota de realce, o conhecido músico Luís Portugal marca presença no evento na noite de sexta-feira, 18 de maio, às 21h30, com o seu mais recente trabalho “Poetas com Voz”, acompanhado por Rui Vilhena, numa homenagem aos grandes nomes da poesia.


No sábado, 19, o evento acolhe a Feira dos ATLs, que na presente edição dedica a programação ao Ambiente e à importância dos recursos naturais, juntando a participação de diversas entidades como os Bombeiros Voluntários da Batalha, Águas de Portugal / Águas do Lena, entre outras. Pelas 21h30, será apresentada a peça de teatro “Ephemeros – A Vida num só dia”, pelo Teatro Em Caixa.


O programa contempla ainda no domingo, às 16h00, a divulgação dos vencedores do Concurso Literário “O Fio da Memória – O Conto”, já na sua 10ª edição, numa cerimónia que desperta sempre grande interesse e que coloca a tónica na capacidade criativa dos alunos, quanto à execução de ilustrações e da escrita de contos. Logo após a entrega dos prémios, será apresentado, em estreia nacional, o musical infantil, “Peter Pan e o segredo da Ilha dos 3 olhos”, numa produção da companhia Rituais dell Arte.


A 17ª Feira do Livro da Batalha funcionará nos seguintes horários: 17 de maio (9h30 – 21h00), 18 de maio (9h30 – 23h00), 19 de maio (11h00-23h00) e dia 20 (11h00-20h00)


Com o intuito de promover e estimular a leitura e o conhecimento junto do público infantil, o Município da Batalha oferecerá a cada criança do Pré-Escolar e do 1º CEB da rede pública um cheque-livro no valor de 2,5€.


Consulte o programa da 17 ª Feira do Livro e da 14ª Feira de ATLs, aqui. 

2018-05-09 00:00 - C.M. Batalha

O artista britânico Lloyd Cole, considerado um dos músicos mais influentes de todos os tempos, celebra no Mosteiro da Batalha, num concerto acústico, o Ano Europeu do Património Cultural.


A iniciativa decorrerá no dia 6 de julho, sexta-feira, às 21h30, no Claustro Real, com entrada gratuita.


O concerto, inserido nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, assume-se como uma excelente oportunidade para a promoção da importância do Património, envolvendo entidades públicas e privadas, num espaço de excelência patrimonial e histórico como é o Mosteiro da Batalha. 


Com uma forte ligação afetiva ao nosso país de várias décadas, Lloyd Cole apresentar-se-á no concerto da Batalha no seu mais recente registo eminentemente acústico, numa clara associação à efeméride proposta pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu de estabelecer 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural.


Sobre a participação de Lloyd Cole neste concerto celebrativo, Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, aponta que “é um orgulho poder contar com este músico de renome internacional no Mosteiro da Batalha, atendendo à excelência da sua carreira artística e à consagração internacional do seu trabalho enquanto escritor de músicas intemporais”.


Para o Autarca, afigura-se de manifesta importância para a Batalha celebrar o Ano Europeu do Património Cultural e os desígnios desta efeméride, associados à promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, chamando a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico do espaço europeu”.


Atendendo às limitações do espaço, a reserva de ingressos, limitados a dos títulos por pessoa, deverá ser efetuada através do link: http://reservas.cm-batalha.pt/


Esta iniciativa integra a programação do projeto “Lugares Património Mundial do Centro”, contando com financiamento do Programa Centro 2020.

2018-05-03 00:00 - C.M. Batalha

A Batalha é palco, de 30 de maio a 3 de junho, da 28º FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, certame que se assume como um dos eventos de referência a nível regional.


Com a presença de mais de 60 artesãos de todo o país e 17 tasquinhas, o evento vê aumentar no presente ano mais um dia a sua extensão.


Destaque para a participação de 10 produtores locais concelhios, que apresentarão produtos de excelência do Concelho da Batalha, tais como o mel, o azeite, o vinho, os licores, a doçaria, entre outros.


Assumindo-se como uma marca consolidada do certame, a gastronomia regional será assumida pelas associações concelhias que servirão ao público algumas das iguarias tradicionais da região estremenha.


Nota ainda de realce para a instalação, no antigo campo de futebol, de um conjunto de equipamentos de diversão, tais como carroceis e outros divertimentos mecanizados, que farão as delícias dos mais pequenos. O espaço receberá a totalidade das crianças da rede pública escolar no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com entrada gratuita nos equipamentos.



Quanto à animação do evento, o programa trará ao palco diversas formações, que englobam os sons tradicionais à música rock, com o intuito de abranger diversos públicos. Destaque para as participações de "Us Sai de Gatas", "Chaparral", "David Antunes" e, no último dia do evento, o popular "Augusto Canário". Será ainda possível escutar os agrupamentos folclóricos concelhios, o Grupo de Concertinas da Barrenta e o grupo de percussão "Tocandar".


Registo ainda para o funcionamento da Tenda Eletrónica, instalada junto ao recinto da FIABA, com entrada gratuita e que oferecerá, após o enceramento do certame, um registo musical mais vocacionado para os jovens.


Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, "esta 28 ª edição da FIABA revela-se como mais um evento de grande importância para a Batalha, mas também para a região, que projeta o Concelho, as suas gentes e os produtores locais".


No entender do Autarca, tem a Câmara Municipal "apostado na consolidação desta iniciativa, atendendo ao interesse da mesma, bem expresso quer no número de participantes que regista, mas também como fator de promoção das artes e dos saberes tradicionais da região".


A 28º FIABA será inaugurada no dia 30 de maio às 18h30, estando prevista na cerimónia a outorga dos Protocolos de Apoio ao Associativismo concelhio.


Cartaz do evento aqui

2018-04-30 00:00 - C.M. Batalha
Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários – Procedimento Assistente Técnico (a) – Aplicação do Método de Avaliação Curricular
Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas