Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Batalha - Portal Nacional

Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2019-06-18 00:00 - C.M. Batalha

Depois do concerto único de Lloyd Cole, realizado a 6 de julho do ano transato, no Claustro Real do Mosteiro da Batalha, no presente ano será a vez do conceituado artista britânico Russell Watson atuar na Batalha, a 21 de junho, sexta-feira, às 21h30, para um concerto único, repleto de simbolismo, com entrada gratuita. 


Russel Watson, intitulado de "Tenor do Povo", canta desde criança, tendo ficado conhecido internacionalmente, em 1999, ao cantar o hino nacional do Reino Unido no Estádio de Wembley. Aclamado pelo público, Russel Watson ultrapassou ao longo da sua carreira vários obstáculos, tendo desempenhado funções de operário fabril até enveredar definitivamente pela música.
O sucesso e o reconhecimento pelo público só anos mais tarde chegou, com a apresentação do seu primeiro álbum “The Voice” no estádio de Old Trafford, a convite do Presidente do Manchester United. O álbum foi considerado pela crítica um trabalho surpreendente e de grande qualidade artística. Com uma voz surpreendente, Russel Watson afirmou-se na cena internacional como uma das vozes mais versáteis dentro do género da ópera. O artista vai atuar na Batalha com uma orquestra profissional.
O concerto terá lugar na zona frontal do Mosteiro, no Largo da Vitória e insere-se na programação do projeto Lugares Património da Humanidade.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Santos, esta iniciativa “pretende afirmar a Batalha como palco de grandes eventos de dimensão internacional, em linha com o que vem sendo realizado nos últimos anos”.
O Autarca destaca a qualidade artística e a produção musical exigente deste concerto único, significando a importância que Russel Watson assume no panorama musical, com concertos realizados em diversos continentes.


O músico será acompanhado em palco pela Orquestra profissional Ópera no Património.



Informações adicionais sobre Russell Watson:


Vídeo promocional do concerto
Russell Watson - Someone to remember me- at the Royal Albert Hall 2011
Russellwatson.com

2019-06-18 00:00 - C.M. Batalha

Findo o prazo legal para a execução das designadas faixas de gestão de combustível, a Câmara Municipal da Batalha decidiu prosseguir com os trabalhos de limpeza florestal que no decorrer dos últimos meses conheceram um forte crescimento ou no cumprimento coercivo da limpeza de terrenos privados. 


Nesta fase adicional de trabalhos, cerca de três dezenas de espaços serão alvo de limpeza, no âmbito das medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra os Incêndios e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).



Para o financiamento das operações, a Camara Municipal decidiu recorrer à linha de crédito para financiamento das despesas com redes secundárias de faixas de gestão de combustível, prevista no n.º 13 do artigo 163.º da Lei n.º 71/2018, de 31/12 (Lei do Orçamento do Estado), até ao montante de 60.000€, junto da DGTF – Direção Geral do Tesouro e Finanças.



A autarquia vai providenciar a gestão de combustível com prioridade para a realização de uma faixa lateral de terreno confinante com a rede viária, numa largura não inferior a 10 metros. Os trabalhos incluem a remoção do mato e o corte de arvoredo, de forma a cumprir o afastamento entre as copas das árvores de acordo com a legislação atual.


Os troços a serem intervencionados desenvolvem-se maioritariamente nas freguesias de São Mamede e do Reguengo do Fetal. A Câmara Municipal da Batalha agradece a colaboração de todos os proprietários e produtores florestais no sentido de garantir o acesso às suas propriedades das entidades responsáveis pela gestão de combustível.



A planta da faixa de gestão de combustível pode ser consultada junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 16h00, no site do Município da Batalha e ainda nas sedes das respetivas juntas de freguesias.



O Município da Batalha decidiu igualmente, por unanimidade, renovar os apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros da Batalha, até ao montante de 120 mil euros, valor que deverá ser repartido entre o funcionamento, investimento e apoio à Equipa de Intervenção Permanente (EIP), cujo financiamento é partilhado em 50% entre a Câmara Municipal e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.



Para o Edil da Batalha, Paulo Batista Santos, “o investimento realizado na Proteção cCvil e na segurança deve ser orientado maioritariamente para a prevenção, no entanto, é essencial dispor de meios e condições aos Bombeiros para que possa atuar sempre que sejam solicitados”.



“No Concelho da Batalha, o orçamento para defesa da floresta e Proteção Civil tem crescido significativamente, é um trabalho nunca concluído, mas a nossa ação só será bem-sucedida se todos – entidades públicas e privadas - nos empenharmos neste objetivo local e nacional”, acrescenta o Autarca .

2019-06-05 00:00 - C.M. Batalha

A Vila da Batalha foi o palco, de 30 de maio a 02 de junho, da vigésima nona edição, a FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha. O certame, reuniu a participação de mais de 60 artesãos de todo o país, 17 tasquinhas representativas do associativismo concelhio e 10 produtores locais que promoveram os produtos de excelência deste território.


Ao longo dos quatro dias do evento, o certame registou a visita de mais de 25 mil pessoas, fazendo desta uma das melhores edições de sempre do evento.



A diversificação dos motivos de visita do público, que acorre à FIABA devido à excelência e genuinidade do artesanato e do trabalho ao vivo, pela diversidade da gastronomia ou pela componente da animação do palco, em muito terá contribuído para este crescimento de público.



No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a FIABA é evento consolidado, tendo conquistado na região enorme notoriedade, muito devido à amplitude e da oferta que a iniciativa congrega”.



O Edil aponta ainda que “a Autarquia está já a trabalhar na próxima edição da FIABA, a trigésima, que assinalará três décadas de realizações consecutivas da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha”.

2019-05-29 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha vai duplicar o valor das bolsas de estudo a atribuir aos jovens do Concelho que, no próximo ano letivo, optem pela Universidade dos Açores. A medida foi anunciada no âmbito de um intercâmbio escolar, que se encontra a decorrer até 26 de maio, na Ilha de Ponta Delgada, no Município de São Miguel.


A medida de âmbito social, destina-se a alunos inscritos no Ensino Universitário que apresentem carência económica, visando estimular a escolha pela Universidade dos Açores, atendendo à qualidade reconhecida da sua oferta formativa.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha “esta opção do Município da Batalha centra-se no importante contributo às famílias cujos filhos se encontram matriculados no Ensino Superior, atendendo também à qualidade do ensino e à diversidade de formações que a Universidade dos Açores oferece”.



O Autarca aponta ainda as excelentes relações existentes entre as câmaras da Batalha e de São Miguel, destacando “o contributo célere e muito proativo que o Sr. Presidente do Município micaelense, Dr. José Manuel Bolieiro garantiu a este processo”.


Refira-se que o intercâmbio de jovens que se encontra a decorrer em Ponta Delgada, envolve 24 alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, integrando a comitiva Autarcas, Docentes e Técnicos no âmbito do Programa Like Saúde, que se destina à prevenção de comportamentos aditivos associados ao consumo de tabaco, de álcool e outras substâncias.

2019-05-27 00:00 - C.M. Batalha

Na sua vigésima nona edição, a FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, a que se junta a Mostra do Mundo Rural, realiza-se de 30 de maio a 02 de junho, no Largo Cónego Simões Inácio, nas imediações do Mosteiro da Batalha. O certame, conta com a participação de mais de 60 artesãos de todo o país, 17 tasquinhas representativas do associativismo concelhio e 10 produtores locais que divulgarão alguns dos produtos de excelência deste território.


Na componente da gastronomia, o destaque recai para as ementas disponíveis e que voltarão a integrar algumas das iguarias tradicionais desta conceituada região gastronómica.


Quanto à animação do evento, a presente edição da FIABA eleva a fasquia e reúne no mesmo cartaz bandas como “APARTIRTUDO”, "ELSA GOMES & DR.REX" e no dia 1 de junho, um grande espetáculo com o artista TOY. O espetáculo de encerramento será assegurado por Mónica Sintra, num palco onde serão divulgados, ao longo dos quatro dias do evento, os grupos de música tradicional do concelho.



Com o intuito de garantir alguma complementaridade do evento, será instalada na zona do antigo campo de futebol uma zona de diversões para os mais pequenos, bem como uma tenda eletrónica que nas noites de sexta-feira e sábado, oferecerá os característicos ritmos eletrónicos.


Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a FIABA é hoje um dos eventos da região centro com grande notoriedade, assumindo-se de manifesta importância quer para a Batalha, quer para toda a região”.


Entende o Autarca que a FIABA “projeta o Concelho, mas também as suas gentes e não menos importante, os produtos locais, que gozam enorme reputação atendendo à sua manifesta qualidade”.
A XXIX FIABA será inaugurada no dia 30 de maio, às 18h30, no Largo Cónego Simões Inácio.



Consulte todo o programa aqui

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas