Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Batalha - Portal Nacional

Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2019-08-19 00:00 - C.M. Batalha

Ao longo de cinco dias, as Festas da Batalha terão atraído à Vila mais de 60 mil pessoas, com especial destaque para a participação muito elevada de público no concerto de Seu Jorge no dia 14.


O programa das Festas da Batalha contou com diversas atividades, destacando-se a realização de mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo Mestre de Avis e que contou como Madrinha da Prova a Campeã Olímpica Rosa Mota, mas também diversos Torneios de Futebol (Feminino e Masculino), Xadrez e Desportos Eletrónicos.


Ao Desporto, as atividades disponíveis incluíram ainda visitas teatralizadas ao Mosteiro da Batalha num trabalho de grande qualidade técnica concretizado pelo Grupo de Teatro O Nariz e que registaram lotação esgotada em todas as sessões. Mais uma vez, foi possível ao público conhecer alguns dos produtos de excelência produzidos no Concelho da Batalha, através da exposição e venda do mel, azeite, vinho e doçaria.


Destaque para o forte envolvimento das associações concelhias neste evento que asseguraram a confeção de milhares de refeições servidas no recinto dos festejos ao longo dos cindo dias de programação.



A Autarquia aproveitou ainda para lançar, na Sessão Solene do Dia do Município realizada nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, o novo vídeo institucional, denominado “Cinco Sentidos” e que, utilizando imagens com grande impacto visual, nos desvendam o Concelho da Batalha e alguns dos excelentes motivos para o conhecer.


Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, “a edição das Festas da Batalha 2019 é um marco importante, sendo visível que as Festas da Batalha se assumem como um evento com enorme capacidade de atração de público, nacional e estrangeiro”.


A aposta de um artista internacional no cartaz das festas “tem-se revelado muito importante e tem permitido fazer crescer a notoriedade além fronteiras das Festas da Batalha”.

2019-08-15 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira, apenas com a abstenção do Partido Socialista, um programa ambicioso de apoio à educação na infância e de promoção da natalidade, através de 4 medidas concretas, saber: (1) assegurar a gratuitidade sem obrigatoriedade de frequência dos estabelecimentos de infância (0-3 anos) das redes privada e solidária (não inclui alimentação, transportes, complementos horários ou outros serviços); (2) o pagamento de um IAS (em 2019 de 435,76€) a todas as grávidas num pagamento único no último mês de gravidez, com o objetivo de facilitar os investimentos referentes à chegada de um novo membro; (3) instalação/construção de um novo equipamento social destinado a creche, de natureza municipal, através da aplicação de recursos de parte do Fundo Social Municipal (FSM), preferencialmente junto a zona empresarial; e (4) a criação de uma linha apoio financeiro até 125 mil euros anuais sempre que entidades sociais ou privadas, de forma individual ou em associação, se proponham a investir na abertura de uma Creche/ Jardim de infância.


Da aplicação progressiva e planeada destas medidas estima-se que em 4 anos estejam a frequentar creche (IPSS ou Rede Pública) cerca de 350 crianças, o que quase duplicará os números atuais. Estima-se ainda a necessidade de abertura de mais 6 salas, pode concluir-se do diagnóstico que suporta a implementação do novo programa municipal, cuja estimativa orçamental prevê afetar a esta funções cerca de 900 mil euros nos próximos 2 anos, incluindo a construção de uma nova creche pública, bem assim o apoio financeiro a cerca de 200 famílias para o nascimento e primeiros 3 anos de recurso ao serviço de creche.


Este Programa CRESCER MAIS encontra justificação na avaliação realizada à rede instalada, onde se identifica fortes carências na resposta de Creche (crianças dos 0-3 anos), com particular significado na freguesia da Batalha, estimando-se que a taxa de cobertura não excede os 40% das necessidades, bem assim as respostas nesta valência dos setores social e privado caracteriza-se globalmente pela prática de comparticipações familiares acima da média nacional (valores cobrados em função da situação socioeconómica do agregado familiar).


O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, recorda que tal como é referido no documento agora aprovado “o Programa «CRESCER MAIS» visa sobretudo promover o acesso generalizado e equitativo a serviços de qualidade de educação pré-escolar, em especial para as crianças mais desfavorecidas, como medida de apoio às famílias e também de estímulo à natalidade no concelho da Batalha”.


“Diferentemente de outras opções que apenas favorecem as respostas públicas, no Município da Batalha entendemos alargar a oferta de serviços à infância e apoio à natalidade, em parceria com as entidades sociais e privadas que estão no terreno, através de ajudas diretas a estas instituições, na sua maioria IPSS e realizam um trabalho extraordinário”, acrescenta o autarca da Batalha.


Este programa será aprovado em definitivo através de regulamento municipal nos próximos meses, prevendo-se ter maior expressão junto das famílias batalhenses ainda este ano e nos próximos 3 anos (2019-2022).


 


Programa Crescer Mais


Ficha de Inscrição 

2019-08-14 00:00 - C.M. Batalha

A EDP Distribuição anunciou a substituição de 1200 luminárias de vapor de sódio por tecnologia led até ao final do mês de setembro, numa intervenção que beneficiará as quatro freguesias do Concelho da Batalha.


O projeto, que integra a operação “Investimentos, Manutenção e Redes Inteligentes” da EDP Distribuição, representa um investimento de 155 mil euros, perspetivando-se uma poupança anual estimada de 223.105 kWs, o que em permitirá ao Município reduzir a fatura em iluminação pública em cerca de 35 mil euros.


As intervenções a concretizar pela EDP Distribuição no Concelho da Batalha ao longo de 2019 contemplam investimentos que totalizam, globalmente, 282 mil euros incluindo trabalhos de redução de perdas na rede de baixa tensão e melhoria da qualidade do serviço técnico prestado aos clientes.



Já sem luminárias de mercúrio instalada na rede pública, “o foco nos próximos anos será a otimização das luminárias em led, atendendo à estabilização tecnológica que as novas lâmpadas garantem”, enfatiza o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Santos.


Através da substituição de cerca de 1200 luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de elevada eficiência energética, explica Paulo Santos, “a EDP Distribuição presta mais um excelente contributo ao Concelho da Batalha e ao país, atendendo não só à redução da fatura de iluminação pública que a medida proporciona, mas também à otimização da rede de iluminação”.


Aponte-se que em 2012, o Município da Batalha foi selecionado pela EDP Distribuição para participar no projeto piloto a nível nacional “InovGrid”, que consistiu na instalação no domicílio dos clientes de modernos contadores de energia, com sistemas eletrónicos que gestão inteligente de consumo e de comunicação à rede elétrica.


 


Fotografia: Direitos Reservados

2019-08-06 00:00 - C.M. Batalha
Procedimento Concursal Assistente Operacional (Cantoneiros) - Ata nr. 1 - Definição de critérios
2019-08-02 00:00 - C.M. Batalha

Depois de Calum Scott e Gabriel O Pensador, as Festas da Batalha voltam a apostar num artista internacional, desta feita com Seu Jorge, um dos nomes mais sonantes e versáteis da música brasileira.


O consagrado artista, cantor, compositor e multi-instrumentista e autor de músicas como “Burguesinha” ou “Amiga da Minha Mulher”, sobe ao palco na noite de 14 de agosto, feriado no município, para um concerto certamente inesquecível, com entrada gratuita, a realizar no Campo de Futebol António Gomes Vieira.


Pelo palco das Festas da Batalha passarão ainda alguns dos nomes mais sonantes do panorama musical nacional, com destaque para os concertos de Amor Electro (15 de agosto), Anjos (16 de agosto), Matias Damásio, outro dos grandes destaques musicais do certame (17 de agosto) e a finalizar os festejos, no dia 18 de agosto, o regresso de José Cid. Destaque ainda para a atuação, no palco principal, da dupla de DJs da RFM, Rich&Mendes, no dia 17 de agosto.


No recinto dos festejos será ainda instalada uma tenda eletrónica, prolongando a animação pela noite dentro, estando asseguradas as participações de Djs como Miguel Chagas e Paulo Granada, Oskar, Pedro Cazanova e Sara Santini.


Apostando num cartaz artístico de referência, a programação das Festas da Batalha incluem na presente edição, também representações teatrais, no Mosteiro da Batalha, no âmbito de uma parceria com o Grupo de Teatro O Nariz que apresentará nos dias 14, 15 e 17, sempre às 19h00, a sua mais recente produção “História de Nuno Ãlvares Pereira – Santo Condestável”. As inscrições, limitadas a 90 pessoas por sessão, são gratuitas e obrigatórias, devendo ser realizadas através da plataforma eletrónica http://reservas.cm-batalha.pt/


Referência ainda para a componente desportiva dos festejos, com a realização, no dia 15 de agosto, da Prova de Atletismo Mestre de Avis, Batalha Jovem e uma Caminhada, pela Vila, com inscrições através da plataforma https://lap2go.com/pt/event/prova-mestre-de-avis-2019.


O recinto dos festejos voltará a acolher tasquinhas tradicionais, garantidas pelas associações concelhias, bem como uma exposição de viaturas, máquinas agrícolas e produtos regionais.


No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “as Festas Batalha são hoje uma referência indiscutível da região centro, atraindo à Batalha milhares de pessoas”. Destaca ainda o Autarca o forte envolvimento nos festejos das associações concelhias, apontando “o forte espírito de participação da comunidade nas atividades programadas”.


O programa completo das Festas da Batalha pode ser consultado através do endereço http://www.municipio-batalha.pt/FestasBatalha.pdf


 

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas