Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2022-11-24 00:00 - C.M. Batalha

Uma parada natalícia pelas ruas da Vila da Batalha no dia 1 de dezembro, às 15h00, que contará com mais de 700 crianças do Pré-escolar e do 1º CEB, marca o arranque do programa “Batalha uma História de Natal”.


A celebração desta quadra festiva compreende diversos concertos com entrada gratuita na Igreja do Mosteiro, bem como eventos desportivos com realce para a 9ª edição da prova de Atletismo “São Silvestre”, a 17 de dezembro, organizada pelo Atlético Clube da Batalha e, no dia seguinte, o Passeio de BTT Solidário, organizado pela Associação Batalha Bikers.


Pela primeira vez na Batalha, a Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque receberá uma original mostra de legos alusiva à temática de “Harry Potter” patente de 01 a 31 de dezembro, com entrada gratuita.


Já no Parque de Santa Maria da Vitória será instalado um ringue de patinagem e uma tenda, que acolherá oficinas e atividades natalinas destinadas aos mais novos bem como vários espetáculos musicais, de teatro e dança.


Junto à tenda coberta decorrerá aos fins de semana e feriados o “Mercadinho de Natal” que envolverá a participação de diversas associações e dos produtores locais onde poderão ser adquiridos produtos de excelência como doçaria diversa, mel, vinho e licores e artesanato.


O programa “Batalha uma História de Natal” compreende ainda a realização de uma exposição fotográfica no Posto de Turismo sobre as tradicionais procissões dos caracóis no Reguengo do Fetal e, na Praça Mouzinho de Albuquerque, uma mostra de presentes de Natal a instalar na Praça Mouzinho de Albuquerque e executada pelas crianças da rede municipal de ATls complementam o programa.  


 


Consulte o programa de animação aqui

2022-11-22 00:00 - C.M. Batalha

Apostar no empreendedorismo e manter uma relação dinâmica e ativa com a diáspora portuguesa, nomeadamente com os empresários portugueses sedeados em França, promover o tecido empresarial do Concelho da Batalha neste país e consolidar as relações entre os membros e agentes externos de ambos os países, constituem os principais objetivos do protocolo de cooperação outorgado entre o Município da Batalha e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP).


Nos termos do protocolo assinado, a CCIFP compromete-se a auxiliar as empresas Batalhenses no processo de internacionalização no mercado francês, divulgando e promovendo os seus produtos e serviços.


“Este é um protocolo muito relevante que tem como principal objetivo promover o nosso tecido empresarial em França, mas que visa também incentivar a fixação de empresas francesas no Concelho da Batalha”, defende Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha.



Numa altura em que as perspetivas macroeconómicas apontam para a desaceleração das economias europeias no próximo ano, torna-se fundamental apostar na diversificação dos mercados e na concretização de novas oportunidades.


O protocolo de colaboração perspetiva várias formas de colaboração nos mais diversos domínios, estabelecendo como ponto de partida o auxílio a prestar pela CCIFP às empresas deste território no processo de internacionalização para o mercado francês, que inclui também o aconselhamento e o acompanhamento dos empresários batalhenses face aos requisitos do mercado francês.


 


Imagem: DR

2022-11-21 00:00 - C.M. Batalha

João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, participa no dia 30 de novembro, quarta-feira, no Auditório Municipal da Batalha, na sessão de esclarecimento "A Implementação de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia Renovável nos Municípios".


A iniciativa, que decorre das 09h30 às 12h30, resulta de uma organização conjunta da ADENE - Agência para a Energia, DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia e do Município da Batalha e visa apresentar as vantagens da implementação de sistemas de autoconsumo e das Comunidades de Energia.



Na sessão serão também abordados os principais aspetos relacionados com o quadro legal que regulamenta o autoconsumo no nosso país permitindo que, para além da produção, os autoconsumidores partilhem, armazenem e vendam a energia excedente.


Face a este novo paradigma, que privilegia o autoconsumo coletivo com claras vantagens associadas à redução da fatura energética, serão apresentadas as Comunidades de Energia Renováveis de Sines, Évora e Cascais.


Inserido no programa desta sessão decorrerá a assinatura de constituição da Associação ACERBatalha - Associação da Comunidade de Energia Renovável que junta entidades públicas e empresas e que visa aumentar a eficiência energética e da utilização de fontes de energias endógenas nas empresas e nas instituições do Concelho da Batalha.


As inscrições para a participação na sessão devem ser realizadas através do email [email protected] podendo a mesma ser acompanhada através de streaming, mediante solicitação prévia de acesso.


 


Consulte aqui o programa da sessão 


 

2022-11-08 00:00 - C.M. Batalha

Mais de meia centena de empresários do Concelho da Batalha participaram nas sessões setoriais realizadas pela Autarquia nas duas últimas semanas, com o intuito de analisar as perspetivas económicas que se perspetivam para o próximo ano.


Nas referidas sessões, que contaram com o apoio da NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria e da ARICOP - Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria e Ourém, os empresários ouvidos expressaram a sua forte preocupação quanto à grave crise energética com que a Europa se depara, mas também a instabilidade que se sente nos mercados, a elevada inflação e a dificuldade em contratar recursos humanos.



Faiança, plásticos, moldes, metalomecânica e construção civil são os setores de atividade em que, de acordo com os empresários ouvidos, é fundamental o Governo intervir através da concretização de medidas de apoio efetivas capazes de atenuar os custos de produção, mas também a distribuição desses mesmos produtos.



Atendendo ao cenário macroeconómico perspetivado pelo Governo e que serviu de base à construção da proposta de Orçamento para o próximo exercício, a Câmara da Batalha procedeu à realização destes encontros cujas propostas e ideias lançadas serão agora remetidas ao Ministro da Economia.


“Ouvir os empresários num momento tão difícil como o que nos encontramos é uma das funções da Câmara Municipal. As propostas que nos foram lançadas pelos empresários, em áreas tão distintas como as dificuldades de contratar recursos humanos, os elevados custos com a energia e a tributação fiscal, entre outras, serão remetidas para o membro do governo com o intuito de explicitar que o setor produtivo carece da implementação de medidas de apoio urgentes”, defende Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha.

2022-11-02 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara da Batalha outorgou com dez associações do concelho protocolos de apoio à atividade desportiva, no valor de 73.875,00€.


Estes incentivos enquadram-se na fase extraordinária de candidaturas ao Desporto Federado e destinam-se a fazer face às dificuldades de tesouraria ainda como consequência do período pandémico e dos seus efeitos no tecido associativo.


Recorde-se que para além desta verba, já havia sido deliberado apoiar as associações na tipologia “Investimento” com o valor de 83.060,51€.


Para além destes incentivos, terminou a 31 de outubro o prazo para a submissão das candidaturas ao programa municipal de apoio ao Associativismo, que prevê a atribuição de incentivos à prática desportiva federada, às atividades regulares e ao investimento.


Ainda como complemento aos apoios a garantir às associações, no caso vertente na componente da música, o Município vai manter a execução do Programa “Tradição Musical” ao longo de 2023.


 


Fotografia: DR

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2022 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas