Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2019-03-19 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira a criação da Comissão Municipal de Cultura que visa “a promoção da democratização do acesso à Cultura, um objetivo concreto deste Conselho Municipal, mediante a parceria entre o Município e as Instituições da sociedade civil”, conforme pode ler-se em proposta subscrita pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos.


Esta proposta foi aprovada por unanimidade e resulta da sugestão dos agentes culturais locais na sequência de reunião local da Rede Cultura 2027, que reúne 26 municípios subscritores de um manifesto de parceria, pretendendo-se fomentar a criação de uma rede de cidades e vilas que cooperarão no domínio das artes, da cultura e do conhecimento.


O Conselho Municipal de Cultural será um interlocutor privilegiado com a Rede Cultura 2027 e de interação com a Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, mas assumindo-se, também, como um espaço para integrar a multiplicidade de agentes culturais instalados no território concelhio, promovendo a cooperação e interação que possa potenciar as capacidades instaladas e estabelecer redes locais de complementaridade.



Para o autarca local, que assume também o pelouro da Cultura, “esta medida representa uma opção de valorização dos agentes de cultura, uma aposta na criação local e na dinamização de uma plataforma de concertação entre as instituições e agentes culturais e artísticos implantados no território municipal”.

2019-03-12 00:00 - C.M. Batalha


 A Câmara da Batalha tem em fase final de projeto a realização de 41 intervenções de melhoria das acessibilidades na vila turística da Batalha e mais 7 correções no espaço urbano, com o objetivo de promover melhores condições de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência e população com mobilidade reduzida.


Este projeto irá contar com a colaboração da Associação Salvador, ao nível da sensibilização da comunidade, bem assim na sua execução serão observadas as recomendações da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), concentrando as ações físicas no espaço público ao nível das escadas, rampas e passagens de peões de superfície.


Para o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, “esta intervenção procura dar seguimento às ações que ao longo dos anos o Município da Batalha tem realizado, com destaque para os projetos inclusos do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) e do Eco Parque Sensorial da Pia do Urso”.


“Refutamos da maior importância as parcerias que desenvolvemos neste domínio, desta feita, esperamos também contar com a Associação Salvador, nomeadamente ao nível de ações de sensibilização da comunidade para a relevância da problemática das acessibilidade e inclusão”, acrescente o Autarca.

2019-03-10 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara da Batalha, ciente da necessidade da promoção de hábitos ambientalmente sustentáveis pela população, vai lançar a campanha “Seja Consciente !”, que pretende alertar para a poupança da água e a redução do consumo da energia elétrica.


“Seja Consciente !” dá, assim, o nome a esta iniciativa que, através da afixação de autocolantes em locais públicos como instalações sanitárias, zonas de espera, equipamentos desportivos e edifícios municipais, escolas e ainda nos espaços de atendimento, visa despertar o público para a necessidade efetiva da racionalização dos recursos.



A campanha coordenada pelo Vereador do Ambiente André Loureiro contará com o importante envolvimento das associações concelhias, através da disseminação desta mensagem e da preocupação ambiental, junto dos associados e demais utilizadores dos espaços associativos.


No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a campanha Seja Consciente! evidencia o compromisso da Autarquia da Batalha quanto à promoção de hábitos ambientalmente sustentáveis”. O Autarca destaca o envolvimento das associações concelhias na promoção desta mensagem, “atendendo à elevada frequência de público que diariamente se regista nas coletividades e equipamentos municipais”.

2019-02-19 00:00 - C.M. Batalha


Na sequência da aprovação dos Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), abriram candidaturas para a implementação física das ações aprovadas, sendo o objetivo específico desta prioridade de investimento apoiar mobilidade urbana sustentável e a descarbonização dos territórios.



Estas candidaturas visam financiar operações enquadradas na prioridade de investimento 4.5 (4e) - Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, desde que identificadas no PAMUS respetivo, sendo elegíveis, entre outras, candidaturas de (1) projetos de construção de ciclovias ou vias pedonais, (2) aquisição de equipamento para sistemas de gestão e informação para soluções inovadoras de transporte, e (3) outras intervenções em espaço público que promovam a pedonalização dos centros urbanos e a adoção de práticas de mobilidade suave que garantam o direito à mobilidade de todos os cidadãos, em particular cidadãos com mobilidade reduzida.


O Município da Batalha prepara candidatura às três tipologias, num investimento global de cerca de 700 mil euros que será entregue na entidade de gestão Centro 2020 até ao próximo dia 29/03/2019, data limite para a 1ª fase de apresentação de candidaturas.



Como principais investimentos refira-se a Ecovia “Vale do Lena ao Collipo” – pista clicável e pedonal na margem do Lena – De Porto de Mós ao centro da Vila da Batalha e até ao limite do concelho de Leiria. A criação de Pontos bike sharing (Zona Desportiva da Vila, Residência de Estudantes, Centro Cívico da Golpilheira, Agrupamento de Escolas da Batalha e Zona Histórica da Vila) e a construção de um novo Interface multimodal da Vila da Batalha (Paragem de autocarros, bike sharing e ponto de recarga de veículos elétricos).



Encontra-se ainda previsto uma intervenção de beneficiação de percursos pedonais com vista à acessibilidade universal entre o Largo do Mosteiro da Batalha e a envolvente do Pavilhão Multiusos da Batalha, com adaptação de instalações sanitárias a pessoas com mobilidade reduzida.



Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, “estes projetos concretizam uma ambição local de melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade na Batalha, sobretudo para os milhares turistas que todos os anos nos visitam”.
Igualmente relevante é a parceria que estamos a realizar com os municípios vizinhos de Porto de Mós e Leiria, com o objetivo de criar um percurso seguro para utilização dos modos suaves de deslocação na ligação entre a Batalha e os concelhos limítrofes, beneficiando os movimentos pendulares interconcelhios existentes entre as localidades, possibilitando contribuir para a redução do tráfego automóvel nas vias rodoviárias de atravessamento do concelho. Desta forma diminuir-se-á o volume de tráfego automóvel, criando-se condições para deslocações em segurança, a pé ou em bicicleta, potenciando a deslocação em modos suaves nos movimentos diários da população.



Destaca-se a possibilidade deste projeto servir como alternativa pendular aos alunos que venham a utilizar as Residências para Estudantes a localizar em Freiria e Praça Mouzinho de Albuquerque (Batalha) e que estudem no Politécnico de Leiria. De igual modo, serve o Agrupamento de Escolas da Batalha, principal pólo educativo do concelho.

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas