Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640

Deprecated: Passing parameters to the constructor is no longer supported. Please use set_feed_url(), set_cache_location(), and set_cache_location() directly. in /home/portalna/public_html/inc/system/phpclasses/SimplePie 1.3.1/library/SimplePie.php on line 640
Notícias no concelho de Batalha - Portal Nacional

Notícias no concelho de Batalha

Voltar

Pág.: 1
2021-04-16 00:00 - C.M. Batalha

Município da Batalha recebe Prémio Autarquia do Ano 2020/2021 na categoria de planeamento urbanístico, com o projeto de reabilitação do novo Parque de Eventos, na zona envolvente do Mosteiro da Batalha 


O Parque de Eventos “Santa Maria da Vitória”, no centro histórico da vila da Batalha, foi considerado o melhor projeto nacional na categoria de planeamento urbanístico, pelo júri da 2ª edição do Prémio Autarquia do Ano, uma iniciativa que distingue o que de melhor se faz nas freguesias e câmaras do País, com o apoio da publicação ECO.


Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “esta distinção confirma o mérito de transformação que fizemos nos últimos anos ao nível do planeamento urbanístico na zona histórica da vila da Batalha, bem assim valoriza a opção de reabilitar uma zona degradada – o antigo campo de futebol - para parque de eventos e de lazer para a população”.


Ao todo são mais de 30 projetos premiados, num total de 10 categorias e mais de 25 subcategorias, sendo que este projeto municipal representa um investimento global de 1,1 milhão de euros, enquadrado no Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e financiado pelo Centro 2020. 


 


O painel do júri desta 2ª edição foi constituído por Miguel Ribeiro Ferreira, CEO da Fonte Viva, Luís Nazaré, professor universitário do ISEG, Ana Firmo Ferreira, CEO do Lisbon Awards Group, Gonçalo Saraiva Matias, professor universitário na Faculdade de Direito da Católica Portuguesa, Paulo Padrão, diretor-geral do ECO e, ainda, Teresa Figueira, partner da Lift Consulting e Presidente da APECOM

2021-04-15 00:00 - C.M. Batalha

Após vários anos ao abandono, o antigo "Campo de futebol da Jardoeira", como era conhecido, poderá acolher uma pista de atletismo em “tartan”, numa parceria entre a Câmara Municipal e as associações locais que dinamizam as várias modalidades de atletismo.


Nos termos do protocolo aprovado, caberá ao Município desenvolver o projeto de uma pista de “tartan” para a prática oficial de atletismo, projeto que implica um investimento estimado de 310 mil euros e que necessita do prévio acordo da Sociedade Recreativa da Jardoeira, proprietária do espaço. A infraestrutura desportiva vai ter as medidas oficiais e respeitar as características técnicas exigidas pelas entidades que regulam a modalidade, nomeadamente a Federação Internacional de Atletismo.


No anteprojeto avaliado, a pista terá um piso rápido, de cor azul claro, sendo composta por um anel de quatro corredores, com seis na recta da meta, e uma cola de saída. Será, ainda, constituída por uma vala de obstáculos, uma zona de lançamento do peso e uma meia-lua contrária, com corredor de salto em comprimento e altura.


 As obras neste novo espaço deverão ter início ainda durante Verão e poderá ser utilizado em contexto escolar e desportivo, e tem características para acolher competições oficiais de âmbito regional e nacional em diferentes disciplinas, nomeadamente lançamento do peso, saltos, velocidade, meio-fundo e fundo.


 Para o autarca local, Paulo Batista Santos “este projeto surge na sequência de uma proposta do Atlético Clube da Batalha, clube dedicado ao atletismo e em especial à formação, pelo que surge como o parceiro natural para o objetivo duplo de dotar o Município com uma nova resposta desportiva e requalificar um equipamento que está há vários anos ao abandono”.


 Recorde-se que no passado fim-de-semana o Município da Batalha recebeu uma prova do Campeonato Nacional de Trail, evento que registou mais de 3 centenas de inscritos e apurou os campeões nacionais feminino e masculino da modalidade, bem assim definiu os representantes nacionais no campeonato do mundo a realizar na Tailândia.

2021-04-14 00:00 - C.M. Batalha

Em ofício de hoje dirigido ao Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o autarca da Batalha é perentório sobre a decisão de suspender a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES) em Leiria: “com o devido respeito, a solução agora apresentada por V. Exa, é uma não solução, agrava o problema e prolonga no tempo as graves consequências ambientais para a região de Leiria”.


 “Porque saberá o Senhor Ministro e os poucos deputados eleitos pelo PS que defendem esta decisão, que os sítios de sempre para a descarga de efluentes suinícolas são o rio Lena, o rio Lis e a ribeira dos Milagres, com elevada carga poluente para a bacia hidrográfica do Lis, para além dos terrenos do vale do Lena e do Lis, saturados de tanta “valorização agrícola” que V. Exa. preconiza”, acrescenta Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha.


Recorde-se que o Ministro João Matos Fernandes foi ouvido esta terça-feira na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, sobre a poluição na bacia hidrográfica do Lis, onde em resposta a requerimento do Bloco de Esquerda, veio afirmar que mudou de opinião sobre a construção de uma Estação de Tratamentos de Efluentes Suinícolas (ETES) em Leiria, dizendo que não é solução e preconizando como opção ideal a designada valorização agrícola, ou seja espalhamentos dos efluentes, embora na sua opinião se deva recomendar aos suinicultores que não deve acontecer “sempre no mesmo sítio”.


 Para a câmara da Batalha e demais autarquias da região, a construção de uma ETES constitui um projeto-chave para a despoluição dos cursos de água da bacia hidrográfica do Rio Lis, bem como representa um investimento indispensável para a sustentabilidade da atividade suinícola na região, pelo que esta decisão do Governo constituí um forte revés para todo o processo.


Situação da maior gravidade que leva o autarca da Batalha a exigir que o Ministro do Ambiente delegue este dossier a outro membro do Governo ou ao próprio primeiro-ministro, António Costa, referindo na sua missiva que “pela gravidade do exposto, pela leviandade como muda de opinião e sobretudo pela manifesta incapacidade em lidar com este problema que afeta mais de 200 mil cidadãos que vivem nesta região, deverá V. Exa. ponderar abster-se de intervir no assunto e delegar em quem no Governo, desde logo a intervenção do Senhor Primeiro-Ministro, e tenha capacidade de decisão e sensibilidade ambiental para contribuir para a solução deste grave problema ambiental da região de Leiria”, refere o edil da Batalha.

2021-03-31 00:00 - C.M. Batalha
Procedimento Concursal - Assistente Operacional (Apoio Setor Bibliotecas) - Ata nr. 7
2021-03-25 00:00 - C.M. Batalha

No Dia Nacional do Estudante, comemorado a 24 de março, a Câmara Municipal da Batalha procedeu à liquidação antecipada do valor das bolsas de estudo, num total de 66 estudantes que se encontram a frequentar o ensino superior e beneficiam deste apoio orientado para os alunos de famílias em situação de carência económica.


Do total, das 66 bolsas de estudo, distribuídas por alunos que frequentam o ensino superior nas universidade e politécnicos portugueses. Este ano registou-se o valor mais alto de candidaturas dos últimos anos, num total superior a mais centena e até ao final do ano letivo de 2020/2021 serão ainda transferidos mais 16,5 mil euros para apoios às bolsas de estudo, o que representa um investimento global de cerca de 50 mil euros.


Para o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, “temos muito empenho neste projeto que ajuda os jovens locais na sua formação e temos intenção de reforçar este apoio. Atualmente apoiamos 66 bolsas de estudo, mas este número pode ter de ser reforçado, principalmente nestes tempos de pandemia, porque acreditamos na educação para todos e que todos têm de ter as mesmas oportunidades”.


Os jovens beneficiários deste apoio municipal são igualmente convidados a realizar trabalho voluntário nos períodos de interrupção letiva e nesta fase de pandemia, têm contribuído de forma relevante no programa municipal de distribuição de máscaras e mais recentemente estão envolvidos nas tarefas de apoio à vacinação contra a Covid-19. “Os jovens locais que participam no voluntariado são motivo de orgulho para todos nós e o seu envolvimento nestas tarefas também valorizam o seu contribuo social”, acrescenta o autarca da Batalha.

2021-03-24 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara Municipal da Batalha vai assinalar o Dia Nacional da Juventude, no próximo sábado, dia 27 de março, com a inauguração dos campos municipais de Padel e o lançamento de prova nacional de Trail, organizado pela Associação Trail Running de Portugal, prova a realizar-se no dia 11 de abril na Pia do Urso, São Mamede (Batalha).


Presente nas iniciativas o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, uma vez que as ações visam conciliar “o papel do desporto na promoção de comportamentos sustentáveis dos jovens, bem assim potenciar a criação de um Centro Nacional de Trail na Batalha”, esclarece o Presidente da câmara, Paulo Batista Santos.


O complexo desportivo batalhense irá passar a contar com dois novos campos de Padel, num investimento que se espera rondar os 155 mil euros, contemplando os dois recintos e um sistema de iluminação que permitirá os praticantes jogar à noite.


A prova do Campeonato Nacional de Trail a realizar no Concelho da Batalha, mais especificamente na aldeia da Pia do Urso, freguesia de São Mamede, é promovida pela Federação de Atletismo e pelo Atlético Clube de São Mamede (Trilhos do Pastror), na disciplina de corrida em trilhos, irá decorrer no dia 11 de abril, com a especificação que os vencedores masculino e feminino absolutos integrarão a Seleção Nacional de Trail que representará Portugal no Mundial de Trail, a realizar na Tailândia em novembro.


“Investir no desporto e mobilizar os jovens para as alterações ambientais e promoção do turismo da natureza, são objetivos municipais que agora conhecem um forte estímulo no Concelho da Batalha”, sublinha o autarca da Batalha.


Recorde-se que a 28 de março comemora-se o Dia Nacional da Juventude, efeméride que está associada à ambição da juventude por uma vida melhor. Foi nesse dia que, em 1947, milhares de jovens realizaram um acampamento pela paz, pela liberdade e pela democracia, em São Pedro de Moel.



Devido aos constrangimentos da pandemia de Covid-19, estas iniciativas são reservadas às delegações oficiais, representantes dos clubes de atletismo e da Federação Portuguesa de Atletismo e imprensa, com início previsto às 10 horas na Zona Desportiva da Batalha e às 11 horas na Aldeia da Pia do Urso, sendo posteriormente divulgado nas redes sociais da Câmara Municipal, no domingo, dia 28 de março.

Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2021 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas