A Lourinhã é uma vila sede de concelho portuguesa localizada no litoral da sub-região do Oeste, no Distrito de Lisboa, possui uma área total de 147,2 km² e 25 377 habitantes em 2007. O concelho está subdividido em 11 freguesias.
Esta vila dispõe de acessibilidades às principais cidades de Portugal e a Lisboa, da qual dista 63 quilómetros, designadamente graças à A8. O concelho da Lourinhã é limitado no norte pelos concelhos de Peniche e Óbidos, a sul pelo concelho de Torres Vedras, a este pelos concelhos do Bombarral e do Cadaval e a Oeste pelo Oceano Atlântico..
A origem do nome Lourinhã está ligada à existência de uma povoação romana. No século XII, foi D. Afonso Henriques quem concedeu ao francês D. Jordão as terras da Lourinhã pelos serviços prestados na conquista de Lisboa aos mouros.
Este concelho foi atingido pela primeira Invasão Francesa no dia 21 de Agosto de 1808. A Batalha do Vimeiro teve lugar na sua freguesia do Vimeiro.
Atalaia, Lourinhã, Marteleira, Miragaia, Moita dos Ferreiros, Moledo, Reguengo Grande, Ribamar, Santa Bárbara, São Bartolomeu dos Galegos, Vimeiro