Notícias no distrito de Portalegre

Voltar

Pág.: 1
2020-11-27 14:20 - C.M. Sousel


Vitor Cóias recebeu, esta quinta-feira, dia 26 de novembro, a medalha Richard Driehaus para a Preservação do Património. O engenheiro civil canense, de 77 anos, defende alternativas mais amigas do ambiente para a recuperação do património. Em detrimento do betão, utilizado massivamente e que desvirtua o património histórico, Vitor Cóias sugere a utilização de pedra e madeira, materiais que considera mais sãos e com menos impacto ambiental.


Nascido em Cano, em 1943, o engenheiro Vitor Cóias cresceu em Angola. Aos 18 anos foi para Lisboa estudar engenharia no Instituto Superior Técnico. Especializou-se na recuperação do património histórico, área que lhe valeu a distinção da rede internacional INTBAU.


A medalha Driehaus, atribuída em associação com o prémio de Nova Arquitetura Tradicional Rafael Manzano é entregue esta quinta-feira, numa cerimónia virtual, devido à pandemia da Covid-19.

2020-11-17 16:07 - C.M. Sousel
As novas instalações da Loja Social do Concelho de Sousel, localizadas na Rua Pedro Louceiro n.º 19, abriram portas esta segunda-feira, dia 16 de novembro. Com um novo horário de funcionamento (todas as segundas-feiras, das 9 às 16 horas), esta nova loja pretende dar um apoio mais abrangente às famílias carenciadas do concelho.


O presidente da Câmara Municipal, Manuel Valério, e a vereadora Sílvia Eliseu, visitaram as novas instalações, que para além de serem mais amplas e arejadas, têm melhores condições de armazenamento e conservação de alimentos.


Este novo espaço representa um reforço nas respostas sociais dadas pelo município. A autarquia fez uma melhoria significativa na vertente da aquisição de bens alimentares. Além do cabaz habitual, as famílias carenciadas recebem produtos hortícolas frescos e produtos congelados. Para o presidente, Manuel Valério, “o bem-estar da população do concelho é uma prioridade fundamental deste executivo”.
2020-11-16 20:59 - C.M. Sousel
A Câmara Municipal de Sousel aprovou esta sexta-feira, dia 13 de novembro, o regulamento municipal “SOUSaúde” que visa implementar no concelho uma resposta social aos mais carenciados e desprotegidos, comparticipando a aquisição de medicamentos com prescrição médica.


Para aderir a este programa, o beneficiário deverá ter residência permanente no Município de Sousel há pelo menos um ano, e aqui estar recenseado; ter idade igual ou superior a 50 anos e ser reformado ou pensionista.


Para Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, “com este novo programa, a autarquia pretende complementar o sistema de saúde atualmente existente, sem substituir as medidas já implementadas pelo estado e pelo setor social”.
2020-11-13 16:55 - C.M. Sousel
Arrancou esta sexta-feira, dia 13 de novembro, e decorre até ao próximo dia 31 de dezembro, a iniciativa da Câmara Municipal de Sousel, “Neste Natal prefira o Comércio Local”, de forma a ajudar e a revitalizar o comércio no concelho.


Esta iniciativa, que já vai na sua 6.ª edição, conta com várias lojas aderentes, nas quatro freguesias do concelho, sendo que por cada 10 euros em compras, até ao máximo de 10 vales por compra, cada cliente, recebe uma senha numerada que deverá guardar até dia 6 de janeiro de 2021, data em que se realiza o sorteio no edifício dos Paços do Concelho.


Ao participar nesta iniciativa, apesar de contribuir para a promoção, revitalização e dinamização do comércio, habilita-se a três grandes prémios: cabazes com produtos do concelho de Sousel no valor de 200 euros (1.º prémio); 120 euros (2.º prémio) e 75 euros (3.º prémio), tendo estes prémios sofrido um aumento em relação à edição anterior.


Este ano, e devido ao momento difícil que estamos a atravessar, a iniciativa “Neste Natal prefira o Comércio Local” arrancou mais cedo, pretendendo desta forma atrair um público alvo mais amplo, não só do concelho de Sousel, mas também de concelhos limítrofes, de forma a promover os produtos oriundos do concelho.


--- Lojas aderentes ---


SOUSEL: Ana Pinto Cabeleireiro e Estética; Artesel Florista; Bem Me Quer; Cabeleireiro Nova Imagem; Cooperativa de Olivicultores de Sousel; COPSEL; Farmácia Andrade (*excluí medicamentos); Manuel José Velez Carujo & Filhos Lda; Maria Papoila; Meu Super Sousel; MiniMercado Candeias; MiniPreço Sousel; Oculista Portas de Santo António; Papelaria Moderna; O Migalhas; MiniMercado Luzia e João; Monte do Ganhão; Retrosaria Miliza; SouselFoto; TurquesoMania / PrateodoMania; Valclinic; Bolachinhas de Sousel; Barbearia Cavar; Silvia Mileu – Cabeleireira e a Hospedaria da Roda / Horta da Roda.


SANTO AMARO: Farmácia Costa Coelho; MiniMercado Felizarda; Padaria Pá Doce; OLIDAL e Casa Frederico Gomes.

CANO: MiniMercado Mais Perto; Casa Fonseca; Cooperativa de Olivicultores de Cano; Coviran - Marco Correia; DecoFlor; Farmácia Mendes Dordio; Flor de Lotus; Fumeiro de D. Otávia; MiniMercado Margarida; Padaria Boavista; PontÓtimo - José Manuel Castanho; Cabeleireira Maria Rosado; Barbearia Marcelo; Toca do Pescador; Templo do Azeite e José Martinho – Eletrodomésticos.


CASA BRANCA: Adega do Mouchão; Drogaria António Correia; EletroSerrano; MiniMercado Joaquina; Farmácia Canelas Pais; SuperMercado Adriano Sousa e Meu Super Casa Branca.
2020-11-12 21:45 - C.M. Sousel
A Câmara Municipal teve conhecimento ao início da noite desta quinta-feira, dia 12 de novembro, que o Conselho de Ministros classificou o concelho de Sousel de “Risco Elevado”, tendo em conta o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.


Recordamos que o concelho regista, à data de hoje, 16 casos confirmados, sendo que 7 estão ativos e 9 já estão totalmente recuperados.


Esta decisão, conhecida há minutos, coloca o concelho de Sousel em situação de calamidade, estando a população “obrigada” a regras mais apertadas a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, tais como a proibição de circulação na via pública entre as 23 e as 5 horas, nos dias de semana, e a partir das 13 horas, aos sábados e domingos, estando previstas as seguintes exceções:
- Deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, sendo para isso necessária uma declaração;
- Deslocações por motivos de saúde (a estabelecimentos de saúde ou farmácias);
- Deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco;
- Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes;
- Deslocações para cumprimento de responsabilidades parentais;
- Deslocações para passeios higiénicos e para passeio dos animais de companhia;
- Deslocações a mercearias e supermercados ou outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais;
- Deslocações para urgências veterinárias;
- Deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa;
- Deslocações por outros motivos de força maior;
- Regresso a casa proveniente das deslocações permitidas.


No decurso desta situação de calamidade, é possível realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos, no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte e espaços comerciais, culturais e desportivos.


No caso da recusa de medição de temperatura corporal ou nos casos em que a temperatura corporal for igual ou superior a 38.º C pode determinar-se o impedimento no acesso aos locais mencionados.


Também podem ser exigidos testes de diagnóstico para a Covid-19 nos estabelecimentos de saúde, em estruturas residenciais, em estabelecimentos de ensino, à entrada e à saída de território nacional, por via aérea ou marítima, em estabelecimentos prisionais e em outros locais, por determinação da Direção-Geral de Saúde (DGS).


De modo a continuarmos a prevenir a pandemia, a Câmara Municipal de Sousel recomenda à população o uso de máscara, a higienização das mãos com frequência, o respeito pela etiqueta respiratória e o distanciamento social, de forma a prevenir a propagação do vírus.


Em caso de sintomas, ligue 808 24 24 24 (SNS 24) e siga as diretrizes da DGS.


Recordamos ainda que, o Município de Sousel vai manter atualizada, e disponível, toda a informação referente ao evoluir da pandemia no concelho, e desejamos rápidas melhoras aos infetados.


Seja um agente de saúde pública. Proteja-se a si e aos outros! Juntos vamos conseguir.
2020-11-10 16:41 - C.M. Sousel
“56 Bolotas” foi escrito e ilustrado pelos alunos de 3.º e 4.º anos das escolas do Alto Alentejo, entre as quais, o Agrupamento de Escolas de Sousel. O Projeto Fábrica de Histórias desenvolvida pela organização Cabeçudos no âmbito da Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) lança, assim, o seu terceiro livro.


Ao longo deste ano, 387 alunos das escolas dos municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel falaram do presente e do futuro, não só das regiões onde vivem mas de todo o País, com base na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, em diversas oficinas que assentaram no despertar das consciências e no impacto deste livro na mudança de comportamentos.


Os alunos foram desafiados a refletir à cerca da ação humana sobre questões que nos ligam à natureza e à vulnerabilidade desta relação imprescindível à vida, tal como a conhecemos e criaram, para vários sectores e temas, uma lista de boas práticas. Puseram depois no papel, em texto e ilustração, as suas palavras de ordem e os seus desejos. Este manifesto foi divulgado em paredes e murais por todo os concelhos envolvidos.


O título do livro, “56 Bolotas”, partiu de um aluno, que decidiu recolher 56 bolotas para reflorestar o mundo, entendendo assim a necessidade de cuidar da floresta, dos animais, do ambiente, dos recursos naturais e da saúde.


O livro “56 Bolotas” vai ser distribuído nas escolas, não só aos autores mas a todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico dos nove concelhos onde foi concretizado o projeto.
2020-11-07 16:38 - C.M. Sousel
A Câmara Municipal de Sousel vai retomar esta segunda-feira, dia 9 de novembro, os transportes escolares, depois de terem sido testados à Covid-19 os funcionários afetos ao estaleiro municipal. Os resultados foram conhecidos este sábado, dia 7, tendo os mesmos testado negativo.


Também os serviços do estaleiro, vão reabrir esta segunda-feira, no horário normal de funcionamento.


A Câmara Municipal recomenda à população o uso de máscara, a higienização das mãos com frequência, o respeito pela etiqueta respiratória e o distanciamento social.


Mais informamos que iremos manter atualizada, e disponível, toda a informação referente ao evoluir da pandemia no concelho.


Recomendamos que siga as diretrizes da Direção-Geral da Saúde. Em caso de sintomas, ligue 808 24 24 24 (SNS 24).


Seja um agente de saúde pública. Proteja-se a si e aos outros!
2020-11-04 16:35 - C.M. Sousel
A Câmara Municipal de Sousel, através da vereadora Sílvia Eliseu, entregou esta segunda-feira, dia 2 de novembro, a todas as crianças das creches e do pré-escolar dos vários estabelecimentos de ensino e IPSS’s do concelho, “Santinhos”, de forma a assinalar o “Dia de Todos os Santos, que se comemorou este domingo, dia 1.


Manda a tradição, que neste dia as crianças saiam à rua e se juntem em pequenos grupos, e de porta em porta, peçam o Pão por Deus (ou os Santinhos). Contudo este ano, e devido à pandemia da Covid-19, tal tradição não foi possível celebrar. Assim, o Município de Sousel não quis deixar de assinalar a data, e levou os “Santinhos” até aos vários estabelecimentos escolares do concelho.
Pág.: 1
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2020 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas