Notícias no distrito de Portalegre

Voltar

Pág.: 123
2021-05-12 10:33 - C.M. Sousel


Foi numa cerimónia simbólica que, na manhã desta segunda-feira, dia 10 de maio, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sousel, fizeram a abertura do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), na presença da diretora da APPACDM, Deolinda Miranda e da Diretora Regional da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso.
O CAO vem dar resposta aos jovens e adultos portadores de deficiência. Os utentes são maioritariamente jovens que frequentaram o ensino integrado com apoios especiais, mas que, chegados aos 18 anos, não têm condições de prosseguir outras formações, exercer atividade profissional ou ter uma vida autónoma.

2021-05-12 10:26 - C.M. Sousel


O atleta Pedro Correia voltou, este fim-de-semana, à competição e aos pódios.
A sua participação no Troféu de Maratonas da Beira Interior, em Cebolais de Cima no dia 9 de maio, marcada pela intensa chuva, terminou com um lugar no pódio na categoria P3 – Master 35.
O atleta assinala assim, a sua primeira prova, depois da paragem forçada pela pandemia, com um 3.º lugar.
O Município de Sousel congratula o atleta!

2021-05-12 10:20 - C.M. Sousel


O santamarense Nuno Carujo obteve este fim-de-semana, um honroso 2° lugar no Rali Cidade de Serpa / Flor do Alentejo, prova em Serpa, no distrito de Beja.
Depois de percorrer 65 quilómetros ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, carro que conduziu pela primeira vez em competição, Nuno Carujo alcançou o 2.º lugar da classificação geral, entre os 37 inscritos na prova.
A Câmara Municipal de Sousel felicita o santamarense Nuno Carujo, bem como toda a sua equipa pela vitória alcançada, e por mais uma vez elevar o nome do concelho de Sousel numa prova de todo-o-terreno.

2021-05-12 10:18 - C.M. Sousel


A Queijaria Monte do Ganhão (Sousel) venceu, a categoria de "Melhor dos Melhores" e mais uma vez, a Medalha de Ouro no 11.º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses que o CNEMA realizou em parceria com a Qualifica a 27 de abril deste ano.
Já não é a primeira vez que o Queijo de Évora – D.O.P. do Monte do Ganhão é premiado neste concurso que se realiza anualmente em Santarém.
Através deste concurso, o CNEMA e a Qualifica visam premiar, promover, valorizar e divulgar os Queijos Tradicionais Portugueses.
O Municipio de Sousel, felicita a empresa Monte do Ganhão pelos prémios alcançados e deseja que novas conquistas se venham a alcançar no futuro.

2021-05-12 10:05 - C.M. Sousel


Este sábado, dia 8 de maio, a Junta Freguesia de Santo Amaro assinalou, com uma iniciativa simbólica, a Bênção do Gado, que anualmente levava centenas de pessoas àquela freguesia do concelho de Sousel.


Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal, esteve presente nesta iniciativa que contou com um cortejo de charretes e a cavalo pelas ruas da aldeia, e com a bênção dos animais de companhia pelo Sr. Padre Policarpo.
À tarde, o programa contempla ainda a atuação de vários fadistas que, de uma charrete, irão percorrer todas as ruas da freguesia.
De recordar que esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Santo Amaro, e conta com o apoio do Município de Sousel, da Confraria dos Animais do Campo e do Grupo de pais das crianças de Santo Amaro.

2021-05-12 09:46 - C.M. Sousel


A “Rota das igrejas” vai voltar a dar a conhecer as igrejas de Sousel. Depois de terem sido suspensas, devido à Covid-19, as visitas guiadas voltam à Igreja Matriz, à Igreja de N. Sr.ª da Orada, e à Igreja do Convento de Santo António, também designada Igreja do Convento dos Paulistas.
De recordar que a “Rota das Igrejas” é um projeto que visa a criação de uma rota visitável para fins turísticos, que contempla a divulgação e salvaguarda do património religioso de matriz cristã, e cuja visita pode realizar-se em associação com a visita ao Museu dos Cristos.
As visitas acontecem apenas mediante marcação prévia, com antecedência de 48 horas, podendo os interessados efetuar a sua marcação através dos contactos do Museu dos Cristos: telefone 268 550 103 ou através do e-mail [email protected]

2021-05-05 10:22 - C.M. Sousel


A situação de pandemia tem impedido as famílias de estarem juntas, e os idosos têm sido os mais afetados com o isolamento.


A Câmara Municipal através da Rede Social quis homenagear todas as mães, utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho com uma pequena surpresa, para assinalar o Dia da Mãe através um merecido gesto de carinho e apreciação.
A Rede Social da autarquia contactou os familiares dos utentes das IPSS, e em estreita colaboração, foi possível transformar as mensagens enviadas pelos filhos e netos em bonitas molduras com fotografias que deixaram todas as mães enternecidas.
A vereadora Sílvia Eliseu fez a entrega simbólica das prendas que transformaram o dia a todas as mães. Mesmo as utentes que não têm filhos receberam uma mensagem de esperança e de afeto do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério.

2021-05-05 10:17 - C.M. Sousel


O selo de conformidade EQAVET é uma certificação de qualidade concebida para reconhecer a Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional, em alinhamento com o quadro EQAVET.


Apesar de se tratar de um instrumento europeu de adesão voluntária, a verdade é que este passou a ser um dos componentes indispensáveis no compromisso que Portugal assumiu face à União Europeia, no que respeita ao acesso a fundos comunitários.
Com o intuito de resolver várias dificuldades que os sistemas de ensino e formação atravessam a garantia de qualidade é fundamental como um mecanismo de apoio ao ensino e formação. Por este facto, a Agrupamento de Escolas de Sousel adotou o compromisso de se submeter a esta certificação. A avaliação externa à escola realizou-se em fevereiro do corrente ano. Este envolvimento foi acrescido pelo compromisso da Direção, dos docentes, técnicos superiores, assistentes operacionais, parceiros, encarregados de educação e alunos no processo de alinhamento com o Quadro EQAVET. O Agrupamento de Escolas escolheu como orientação estratégica a formação de recursos humanos qualificados que repliquem as carências da comunidade e da região em que se insere, fundamento para o desenvolvimento integrado do País e a sua inserção no espaço europeu.
A equipa de peritos e a ANQEP atribuiu a classificação imprescindível ao Agrupamento nos critérios em avaliação permitindo a atribuição do selo de qualidade para o próximo triénio.
A atribuição do selo vem reforçar o empenho do Agrupamento de Escolas de Sousel em garantir Qualidade na Educação e Melhoria Continua da Formação Profissional.

2021-05-05 10:10 - C.M. Sousel


Há mais de um ano que a pandemia condiciona as nossas vidas, e o confinamento e os surtos de COVID-19 em lares, têm-nos forçado a estar longe dos que mais amamos.


Num esforço para combater o afastamento das famílias e a inerente solidão dos nossos idosos, a Câmara Municipal de Sousel vai adquirir cinco estruturas em acrílico que vão permitir às famílias abraçarem-se outra vez, em segurança.
Mais informa a autarquia que o sistema vai ficar nos lares para ser utilizado futuramente, por aqueles que não tiverem oportunidade de visitar os seus familiares na data estipulada.
A iniciativa da Rede Social para assinalar o Dia da Família, dia 15 de maio, pretende trazer amor, muito amor, através de um abraço, aos utentes dos nossos lares.

2021-05-05 10:09 - C.M. Sousel


A Câmara Municipal de Sousel tem abertas candidaturas para o programa social "SOUSaúde", que visa implementar no concelho uma resposta social aos mais carenciados e desprotegidos, comparticipando a aquisição de medicamentos com receita médica.


Serão apoiados todos os residentes permanentes e recenseados no concelho há pelo menos um ano; reformados ou pensionistas, com idade igual ou superior a 50 anos, que pertençam a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior a quinhentos e cinquenta euros.
Os interessados em formalizar a candidatura devem dirigir-se ao Serviço de Atendimento da Câmara Municipal de Sousel e preencher o respetivo requerimento.
Cada beneficiário usufruirá de uma comparticipação mensal de 50%, referente a quatro medicamentos que sejam faturados no mesmo recibo. Os documentos comprovativos das despesas efetuadas devem ser entregues na Câmara Municipal entre os dias 15 e 30 de cada mês.
O pagamento será efetuado entre o dia 15 e dia 30 do mês seguinte.

Pág.: 123
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2021 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas