Notícias no concelho de Ferreira do Zêzere

Voltar

Pág.: 123
2024-10-23 11:31 - C.M. Ferreira do Zêzere

A Madrasta Dança promove, de 23 a 26 de outubro, no Cineteatro Municipal Ivone Silva e no Auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, a 2ª edição do Festival Internacional Zêzere Cinedança.


A Madrasta Dance, Associação Cultural sediada em Ferreira do Zêzere, convida-nos a mergulhar neste género cinematográfico híbrido, expandido, que usa o corpo como paradigma e o espaço do ecrã como lugar performativo.


Nesta edição, propõe uma programação interdisciplinar que inclui sessões de curta-metragens, documentários sobre dança, um workshop Vídeo dança, sessões para escolas do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere e das Escolas de Agrupamento de Escolas dos Templários e instalações destinadas a vários públicos, em torno da relação do corpo projetado na tela.


Para mais nformações visite o Instagram do Festival:


https://www.instagram.com/zezerecinedanca/


 



2024-10-23 10:49 - C.M. Ferreira do Zêzere

A Ascendi lançou a campanha de prevenção de Segurança Rodoviária – “Aprenda com quem sabe” – que tem como objetivo incentivar a utilização do cinto de segurança nos bancos traseiros, combater a distração ao volante causada pelo uso de telemóvel e controlar a velocidade durante a condução.


A campanha, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), procura atuar diretamente nos condutores que utilizam as vias da Ascendi, destacando os comportamentos arriscados de alguns adultos ao volante. O conceito centra-se num desafio algo provocador: se crianças, que ainda não conduzem, conseguem compreender os perigos da estrada, por que não conseguem os condutores experientes?


 A utilização do telemóvel ao volante aumenta em quatro vezes a probabilidade de ocorrência de um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l. O risco de morte de um passageiro no banco traseiro reduz entre 55% e 75% com o uso do cinto de segurança e, em 2023, 1 em cada 4  utilizadores da rede Ascendi circulou em excesso de velocidade.


 


 

2024-10-21 11:52 - C.M. Ferreira do Zêzere

De forma a comemorar o Dia do Animal, o Município de Ferreira do Zêzere e o Canil-Gatil Intermunicipal de Tomar organizaram, esta segunda-feira, 21 de outubro, no Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere, uma nova campanha de adoção e recolha de bens e donativos.




Os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere criaram trabalhos sobre os direitos dos animais, que estão expostos no local.


Durante a manhã, muitos visitantes tiveram a oportunidade de interagir com os animais e obter informações junto dos serviços.


Estiveram presentes na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Orlando Patrício, o Adjunto do Presidente da Câmara, Paulo Rodrigues, e o Vereador da Câmara Municipal de Tomar, Hélder Henriques.


Para doações de alimentos, brinquedos e outros bens, ou para informações sobre como se tornar voluntário/a, os interessados podem contactar o Canil-Gatil Intermunicipal de Tomar ou o serviço veterinário do Município de Ferreira do Zêzere.



 

 {gallery}noticia/3963{/gallery}
2024-10-21 10:29 - C.M. Ferreira do Zêzere

No âmbito da Presidência Aberta, realizou-se, na manhã do dia 18 de outubro, uma visita à Azeizêzere - Lagar de Carvalhais e à Explazeite, nesta que é a época alta da sua produção de azeite.
No decorrer da visita, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes, o vereador Sérgio Morgado e o adjunto do Gabinete de Apoio à Presidência, Paulo Rodrigues, tiveram oportunidade de ouvir os empresários e conhecer melhor o processo de transformação da azeitona desde a chegada ao lagar até à sua apresentação final, enquanto azeite engarrafado.
Estas empresas, ambos negócios familiares, são também membros do Clube Produtores Ferreira do Zêzere e levam os nossos sabores e tradições a muitas outras famílias pelo mundo fora.
 
 
{gallery}noticia/3962{/gallery}
2024-10-17 10:01 - C.M. Ferreira do Zêzere

Por motivos de doença da autora, a iniciativa "À conversa com...Luísa Castel-Branco", agendada para 18 de outubro, foi cancelada.


 


 


 


2024-10-16 16:06 - C.M. Ferreira do Zêzere

No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Ferreira do Zêzere e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), as crianças que foram encaminhadas para as consultas gratuitas de medicina dentária no ano letivo 2023/2024 (43% do total de crianças observadas) e cujos pais manifestaram interesse, já estão a ser tratadas.
Brevemente terão início as ações programadas para este ano letivo, que consistem, à semelhança dos anos anteriores, em ações de sensibilização, observação, diagnóstico e encaminhamento de crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo para estas consultas, bem como ações de literacia, distribuição de materiais de higiene oral e prevenção.


 


 


2024-10-16 14:49 - C.M. Ferreira do Zêzere

Decorreu hoje, dia 16 de outubro, no Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere, a entrega das duas novas viaturas elétricas financiadas através do Plano de Recuperação e Resiliência, um momento que contou com a presença da administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.


Estas viaturas vão estar ao serviço da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira, da Unidade de Saúde Familiar Santa Maria – Polo de Ferreira do Zêzere e da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ferreira do Zêzere, de forma a permitir o reforço da frota automóvel das várias unidades funcionais e também a realização de cuidados de saúde no domicílio realizados pelos profissionais das Unidades de Saúde Familiar.


 


 


 


 


2024-10-16 10:17 - C.M. Ferreira do Zêzere

Desde o dia 15 de outubro que a Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere, disponibiliza o serviço de auto devolução de documentos.


Este é um sistema inovador na região do Médio Tejo, que permite que os livros sejam devolvidos quando os serviços se encontram encerrados e que representa mais um passo na resposta às necessidades da comunidade ferreirense.


Este dispositivo destina-se unicamente à devolução de livros requisitados na Biblioteca, não sendo apropriado para ofertas/doações.


 


 


 



 


 


 

2024-10-15 13:57 - C.M. Ferreira do Zêzere


O Município de Ferreira do Zêzere e a Fundação Maria Dias Ferreira, proporcionam sessões de hipoterapia a 10 alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere.
Estas sessões começaram no dia 1 de outubro e irão continuar até ao final de junho de 2025. Para além do apoio financeiro, a Câmara Municipal decidiu também apoiar o transporte, garantindo a continuidade destas sessões.


A hipoterapia é uma forma de terapia que utiliza cavalos para promover o desenvolvimento físico e emocional dos participantes, sendo especialmente benéfica para pessoas com dificuldades motoras ou cognitivas. A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento e bem-estar dos alunos envolvidos.
 
2024-10-15 12:02 - C.M. Ferreira do Zêzere

“Afirmar as Bibliotecas Públicas do Médio Tejo nos 50 anos do 25 de Abril” foi o mote do I Encontro das Bibliotecas Públicas deste território, que decorreu no passado dia 11 de outubro, no cineteatro de Constância.


Perante uma sala composta de bibliotecários e técnicos da área, o evento foi um momento de partilha e de reflexão conjuntas sobre a atualidade e os desafios das Bibliotecas Públicas.


A sessão de abertura contou com a representante da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Sandra Dias, o representante do Ministério da Cultura, Luís Santos, a vice-presidente do município de Constância, Helena Roxo e em representação da CIM Médio Tejo, o presidente do Município de Sardoal, Miguel Borges.


Sandra Dias foi a primeira a usar da palavra referindo que “as redes viabilizam um trabalho integrado e colaborante entre todos (…) É assim fundamental continuar a desenvolver projetos integrados e em rede que contribuem para a afirmação das bibliotecas públicas nas suas regiões”.


Seguiu-se a intervenção de Luís Santos, que deixou alguns dados numéricos relevantes: “Portugal tem 308 concelhos, 303 bibliotecas instaladas e 257 bibliotecas integrantes, portanto, cerca de 84% do território nacional na rede nacional das bibliotecas públicas”.


“Quando olhamos para projetos de políticas públicas que queremos implementar em larga escala é impossível não olhar para as bibliotecas públicas e para o seu papel insubstituível dentro das comunidades”, evidenciou o representante do Ministério da Cultura.


Por sua vez, exaltando os 50 anos do 25 de Abril, Helena Roxo afirmou que “importa salientar o papel relevante que as bibliotecas têm exercido como ponto privilegiado de acesso à informação e ao conhecimento, no estímulo ao pensamento crítico, bem como ao combate à iliteracia ainda existente”.


Por último, Miguel Borges  transmitiu uma preocupação, referindo que “os bibliotecários, os técnicos e os políticos têm uma grande responsabilidade nos dias que correm porque hoje o nosso grande inimigo, quando falamos de promoção cultural, é o tempo (…) Nós vivemos numa sociedade cada vez mais desenfreada, concorrencial, onde não temos tempo para nada (…) não temos tempo para ler, para ir ao cinema, para ir ao teatro e para ir à biblioteca (…) precisamos de tempo para refletir (…) para alcatroar os caminhos do conhecimento cultural”, evidenciou o representante desta CIM e presidente do Município de Sardoal.


Após estas intervenções, seguiu-se uma performance poética e musical e o primeiro painel, onde foi possível conhecer o “Festival Literário FALA”, com Graça Asseiceira, da Biblioteca de Alcanena, o projeto “Sorrisos entre Letras”, pelas palavras de Nuno Ferreira, da Biblioteca de Constância e uma última comunicação dedicada às “Literacias, desinformação e responsabilidade. Qual é o nosso papel?” com Patrícia Fonseca, do jornal digital mediotejo.net.


Os trabalhos da manhã concluíram com uma mesa redonda sobre os “50 anos de Abril: os bibliotecários nos territórios – afirmar a liberdade e garantir a qualidade”.


O período da tarde prosseguiu com o tema: “Quem lê e quem não lê. O que é que isso importa?” pelos oradores e ex-jornalistas Paulo Jorge Pereira e Carla Maia de Almeida, tendo a tarde finalizado com o momento de conferência: “Bibliotecas, barómetros de civilização. Quando o poder local investe na democracia” com António Carlos Cortez, poeta, crítico literário e professor.


Entre as impactantes palavras e mensagens transmitidas, António Carlos Cortez deixou uma reflexão aos presentes: “Pensar hoje uma política do livro e da leitura em Portugal implica, a meu ver, ser corajoso e negar toda a parafernália de livros que são, na verdade, não-livros, porque meros objetos de transação (…) que democracia queremos se transformamos a escola, a biblioteca, a universidade em lugares onde se imita o que, vindo de lá de fora, de uma sociedade brutalizada, é criminoso, aviltante, pobre?”


Foram várias as intervenções ricas e proveitosas que marcaram este I Encontro e que estimularam o debate e a troca de ideias entre os participantes.


Na ocasião foi também apresentado o Jogo de Tabuleiro da Rota dos Templários, no Médio Tejo, que será entregue às bibliotecas escolares da região do Médio Tejo como instrumento pedagógico e como uma ferramenta de divulgação da presença templária na região. O dia finalizou com um momento de degustação proporcionado pelos três Grupos de Ação Local: ADIRN, TAGUS e Pinhal Maior.


A CIM Médio Tejo deixa um balanço muito positivo da realização deste evento, numa organização da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo.


IN: CIMT




 


 


 

Pág.: 123
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2024 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas