A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. vai dinamizar uma ação de capacitação cultural em Ferreira do Zêzere no próximo dia 22 de fevereiro, sábado, no edifício dos Paços do Concelho, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, proporcionando uma formação intensiva sobre oportunidades de financiamento cultural e artístico.
Esta medida estratégica visa apoiar o ecossistema cultural não profissionalizado, através de um módulo único que abordará os diferentes tipos de apoios disponíveis. Serão exploradas noções fundamentais, estratégias eficazes, instrumentos e boas práticas que capacitem os participantes a preparar e apresentar candidaturas a projetos culturais transformadores, com impacto positivo nas comunidades locais.
A ação de capacitação tem, também, como objetivo sensibilizar e preparar as estruturas culturais e artísticas para a 2.ª edição do programa LVT +Cultura, cujo concurso será brevemente lançado pela CCDR LVT, I.P. Esta é uma oportunidade única para associações, grupos informais, cooperativas, fundações e outros agentes culturais não profissionalizados se prepararem para concorrer a apoios destinados a projetos culturais inovadores.
A participação na formação é gratuita, mas requer inscrição prévia. Terá a duração de seis horas e os participantes receberão um certificado de participação.
O público-alvo inclui pessoas em nome individual, associações, cooperativas, fundações, grupos informais e outros agentes do setor cultural e criativo, bem como dirigentes e técnicos das autarquias.
Para mais informações e inscrições, os interessados poderão consultar os canais de comunicação da CCDR LVT, I.P. ou utilizar os seguintes contactos da sua Unidade de Cultura: 213 837 100 (extensão 3302) ou apoiocultura@ccdr-lvt.pt.
Decorreu esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, no Centro Cultural Recreativo de Avecasta, o Encontro de Grupos de Cantar os Reis, uma tradição que assinala o encerramento das festividades natalícias no concelho de Ferreira do Zêzere.
O evento contou com a presença da população e a participação de 11 grupos, que trouxeram música e alegria à comunidade local. Participaram no encontro os seguintes grupos: Centro Cultural e Recreativo de Avecasta; Associação de Melhoramentos e Bem-Estar Social de Pias - Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere; Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro; Rancho Folclórico do Beco Santo Aleixo; Agrupamento de Escuteiros 988; Grupo Desportivo e Rancho Folclórico de Pias; Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense - Filarmónica e Grupo Coral; Sociedade Filarmónica Ferreirense; Associação Melhoramentos, Cultura e Recreio de Dornes; Finalistas do Agrupamento de Escolas Ferreira do Zêzere; Grupo do Município de Ferreira do Zêzere. Durante o encontro, os grupos apresentaram cânticos tradicionais de Reis, acompanhados por instrumentos musicais típicos, num ambiente de convívio e partilha cultural.
Para o presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes, este evento destaca-se na promoção das tradições e património imaterial do concelho, assegurando que estas memórias sejam transmitidas às futuras gerações.
{gallery}noticia/4070{/gallery}
A abolição das portagens nas autoestradas A13 e A23 é, sem dúvida, uma excelente notícia para Ferreira do Zêzere. Esta medida promove uma ligação mais acessível ao concelho, impulsionando o turismo, o investimento empresarial e o bem-estar da população local.
Ferreira do Zêzere, conhecida como "Terra de Sentidos" e "Capital do Ovo", destaca-se pelas suas paisagens deslumbrantes, pelo património histórico e cultural e por um ambiente acolhedor. O Rio Zêzere, com as aldeias ribeirinhas de Dornes, Bairrada e Pombeira, entre outras, oferece experiências únicas de lazer e contacto com a natureza. Além disso, a gastronomia local, rica e autêntica, é um convite irresistível para os visitantes.
Com este novo impulso, a "Terra de Sentidos" está mais próxima de todos.
Esperamos por si!
Caros munícipes,
Chegado o mês mais mágico do ano, é tempo de nos entregarmos a convívios únicos que preenchem cada recanto do nosso concelho com alegria, amor e calor humano, refletindo e dando graças por tudo aquilo que nos une enquanto comunidade: solidariedade, amizade e esperança.
Findo um período do ano letivo, é agora hora de desfrutarem de uma tão necessitada pausa, aproveitando o tempo para renovar energias e fortalecer os laços com aqueles que mais amam.
É também o momento perfeito para valorizar as pequenas grandes coisas da vida. Seja com um passeio pelas encantadoras ruas de Dornes, a emoção do Concerto de Natal no Centro Cultural Alfredo Keil, ou a serenidade de uma noite natalícia junto às margens do rio Zêzere, esta é a época ideal para nos reconectarmos com aquilo que melhor define o nosso concelho, dando graças a todos os que o tornam tão especial.
Desejamos que esta quadra seja também um momento de reflexão e inspiração, onde o espírito natalício sirva de impulso para continuar a aprender, crescer e superar desafios. Que os valores que partilhamos em casa e na escola – como o respeito, a amizade e a solidariedade – sejam uma bússola para todas as nossas ações.
Aproveito também para expressar a minha gratidão a todos os cidadãos, associações e colaboradores que, ao longo deste ano, contribuíram para o desenvolvimento da nossa comunidade. O vosso esforço e dedicação são fundamentais para o sucesso de Ferreira do Zêzere.
Que o Natal traga a todos momentos de felicidade e união, e que o novo ano seja repleto de saúde, conquistas e muitas aprendizagens.
Desejamos a todos umas boas festas, cheias de alegria e saúde.
O Presidente da Câmara
Bruno Gomes