Notícias no distrito de Évora

Voltar

Pág.: 1234
2020-11-23 12:58 - A Defesa


 

Foi hoje publicado em Diário da República o aviso que torna público o convite à apresentação de candidaturas bem como regulamento interno para a eleição, em Portugal, da Capital Europeia da Cultura em 2027, de acordo com o Artigo 7.º da Decisão n.º 445/2014/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014.

 

A iniciativa Capital Europeia da Cultura tem como objetivos a salvaguarda e promoção da diversidade das culturas, na Europa, realçando as características comuns que partilham, fomentando o sentimento de pertença a um a um espaço cultural comum.

 

A candidatura vencedora terá um montante disponível de 25 milhões de euros, a operacionalizar através do próximo Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020-2030.

 

A escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano. Em 2023, será anunciada a vencedora.

 

A Autoridade de Gestão deste processo é o GEPAC, sob tutela da Ministra da Cultura. As cidades candidatas deverão consultar o website www.ecoc2027.mc.gov.pt para informação mais detalhada sobre o convite à apresentação de candidaturas, o regulamento interno e a documentação complementar do processo.



2020-11-23 12:24 - A Defesa

 

Portugal participou na Operação “Thunder 2020”, de 14 de setembro a 11 de outubro, realizando ações de investigação e de fiscalização para combater o comércio ilegal e os crimes praticados contra a vida selvagem, especialmente a fauna e flora.

A coordenação nacional desta operação incentivada pela INTERPOL coube à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) em estreita colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Judiciária (PJ), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Estas entidades desenvolveram estas ações principalmente no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, também conhecida como Convenção de Washington ou CITES, da qual 180 países aderiram e cujo objetivo é o de assegurar que o comércio de animais e plantas não coloque em risco a sua sobrevivência no estado selvagem.

No âmbito desta operação foram realizadas em Portugal, pelas diversas entidades acima mencionadas, 159 ações de investigação e/ou fiscalização, com os seguintes resultados:

156 animais fiscalizados.

Dez autos de contraordenação.

A apreensão dos seguintes espécimes e espécies:

§  84 aves, destacando-se 12 canários-da-terra (“Serinus canaria”), dois papagaios cinzentos (“Psittacus erithacus”), duas gralhas pretas (“Corvus corone”) e um corvo (“Corvus corax”);

§  Um macaco-prego-das-Guianas (“Sapajus apella”);

§  Um veado Vermelho (“Cervuselaphus”);

§  Três cervos muntíaco-comum (“Muntiacus muntjak”);

§  Quatro chitais (“Axis axis”);

§  Três antílopes-negros (“Antilope cervicapra”).

 

A nível internacional foram ainda detidos 699 indivíduos no âmbito desta operação e recuperados mais de 45.500 espécimes vivos, incluindo:

§  1.400 tartarugas e cágados (6.000 ovos);

§  1.160 aves;

§  1.800 répteis;

§  15.878 plantas.

Mais de 2.000 apreensões de espécimes de fauna e flora, destacando-se:

§  Mais de 1.300 kg de marfim;

§  Mais de 1.000 kg de escamas de Pangolin (Manis spp.);

§  56.200 kg de produtos marinhos;

§  950.000 kg de madeira.




2020-11-22 11:30 - A Defesa
REVEJA AQUI     No domingo, 22 de novembro, na igreja de S. Francisco, o Arcebispo deÉvora presidirá, pelas 11h30, à Eucaristia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. A Eucaristia será transmitida em direto nas páginas de Facebook da Igreja de S. Francisco Facebook da Arquidiocese de Évora Site www.dioceseevora.pt
2020-11-19 15:48 - A Defesa

 

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Novembro e Dezembro, o XVI Ciclo de Concertos "Música no Inverno”, uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Pretende, ainda, apresentar obras dos secs XX e XXI.

 

No dia 22 de novembro às 11h00 haverá um concerto por Trio de Clarinete (Rui Travasso), Violino (Rodrigo Gomes) e Piano (Irene Renart).

 

Programa: Resiliencias - María José Arenas-Martín (2018) ;  Returning  – Pedro Faria Gomes (2010);- Aleppo - Luís Tinoco (2019); - Fulgor - Jesús Torres (2017).

Rodrigo Gomes - Nascido em Lisboa,  iniciou os seu estudos musicais na escola profissional de música de Viana do Castelo na classe do professor Serguey Arutiunian. Após terminar a licenciatura na  ESML, é admitido no conservatório de Roterdão na classe da professora Olga Martinova, onde obtém o Mestrado em Performance.        Vencedor do prémio jovens músicos em musica de câmara e membro fundador dos quartetos Vianna da Motta e Quarteto Blanc, Rodrigo Gomes tem-se apresentado em festivais de música por toda a Europa e Ásia.

Rui Travasso- Natural de Évora, é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa em Clarinete, Pós-graduado em performance clássica pela Zuid- Nederlandse Hogeschool voor Muziek (Holanda) e Mestre em ensino da música pelo Instituto Piaget de Almada. Lecionou no Conservatório Regional de Évora- Eborae Mvsica, Conservatório Regional de Palmela, Academia de Música de Óbidos e Conservatório Regional do Algarve. Atualmente é solista A da Orquestra Clássica do Sul e professor no Conservatório de Música de Loulé- Francisco Rosado.Rui Travasso é artista Yamaha e D´Addario Reserve Player.

Irene Renart  - Nascida em Valência, apresentou-se pela primeira vez ao público aos doze anos, no festival de Saintonge, França. Após finalizar a licenciatura no conservatório de Valência, é admitida no conservatório de Roterdão, onde obtém o mestrado em performance musical na classe do professor Aquiles Delle Vigne. Tendo recebido conselhos de pianistas como Josep Maria Colon, Jean Bernard Pommier e Yuri Ananiev, entre outros, Irene tem-se apresentado como solista e em música de camara em festivais por toda a Europa.

Este ciclo prossegue com os seguintes Concertos:  no dia 27 às 21h30 - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com direção de Nikolay Lalov ; no dia 28 às 18h00 (ou 11h00, de acordo com decisão do Primeiro Ministro) Concerto por KVAR Ensemble ;  no mês de Dezembro : Dia 5 – às 18h00 (ou 11horas) Recital de Guitarra por Eurico Pereira; Dia 6 – às 18h00 ou 11 h00) - Recital de Flauta , Oboé e Clarinete ; Dia 13 às 18h00 ou 11h00-  Concerto de Natal com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Eduardo Martins

É necessário reserva prévia de bilhetes através de [email protected] .É obrigatório o uso de máscara.

 A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, e Rádio Diana. 

 




2020-11-18 18:58 - A Defesa

 

Capa da edição de "a defesa" de 18 de Novembro de 2020:

No início de mais um Ano Pastoral, apesar de atípico, 
quisemos apostar numa nova imagem do jornal "a defesa". Contudo, os conteúdos e a linha editorial permanecem intactos.Desta forma, esperamos que esta renovação seja do vosso agrado.


Assine já "a defesa":- edição em papel - 25 euros/ano- edição em PDF - 12 euros/ano
2020-11-18 17:09 - A Defesa

 Todos os funcionários e operadores do Mercado Municipal 1.º de Maio tiveram resultado negativo no rastreio ao Covid-19 mandado realizar pela edilidade no seguimento de um caso positivo no seio desta unidade económica e que originou o seu encerramento preventivo.

Agora, a edilidade, na posse dos resultados, decidiu reabrir o Mercado Municipal a partir de amanhã, dia 19 de novembro, no horário habitual (dias úteis: 5h30 às 17h00). No próximo fim-de-semana, em virtude do Estado de Emergência e do facto do concelho de Évora ser considerado de elevado risco de transmissão, o Mercado Municipal estará aberto apenas até às 12h00.

Da mesma forma os Mercados de produtores e do Bacelo funcionarão, ao sábado, até às 12 horas.




2020-11-15 10:12 - A Defesa

 

Acompanhe agora em direto:  
  Neste domingo, dia 15 de Novembro, pelas 10h, na Catedral de Évora, D. Francisco José Senra Coelho celebra a Eucaristia no âmbito da celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, na qual os familiares daqueles que perderam a vida na estrada são convidados a acender uma vela pelo seu familiar que é colocada no altar. 
Esta Eucaristia tem transmissão em direto online na página de Facebook da Arquidiocese de Évora e no site www.dioceseevora.pt. 
 Na cidade de Évora, a GARE – Associação para a promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária e os seus parceiros, promoverão a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que este ano não pode ser celebrado como habitualmente, com a participação em atividades coletivas com grande força, como a marcha que era habitual fazer-se entre a Praça do Giraldo e o Jardim da Memória. Contudo, a GARE apela a todas as pessoas que queiram celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, o façam de uma forma individual, íntima, plena de significado, no Jardim da Memória, em Évora. "Durante todo o dia, pode deslocar-se ao Jardim da Memória, depositar a sua vara dedicada a alguém que perdeu a vida na estrada. No Jardim da Memória encontrará voluntários que o ajudarão, se for necessário, enquanto poderá ver imagens e ouvir testemunhos relativos a este Dia", informa a GARE. 
  O Arcebispo de Évora associa-se também às celebrações do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, promovidas pela GARE, através de uma Vídeo-Mensagem.
2020-11-15 01:00 - A Defesa

  OIÇA AQUI NA ÍNTEGRA O PROGRAMA SER IGREJA DESTE DOMINGO - 15 DE NOVEMBRO DE 2020


Nesta emissão de 15 de Novembro do programa Ser Igreja, o destaque vai para a celebração do Dia Mundial dos Pobres e do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada que se assinalam neste Domingo. Oiça as mensagens do Arcebispo de Évora para estas celebrações no Espiga Doirada. Além disso, no espaço informativo fique a par das principais notícias da Arquidiocese de Évora.

Neste programa contamos também com a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo.

Para finalizar teremos ainda o espaço Palavra na Vida, ao ritmo do Evangelho de cada domingo.

O programa Ser Igreja é um magazine radiofónico produzido semanalmente pelo Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora.

Não perca este interessante programa que será emitido no domingo, dia 15 de Novembro, a partir das 10h, nas seguintes rádios: Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

Pode ainda ouvir o Ser Igreja, produzido pela Arquidiocese de Évora, nas seguintes emissoras: Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; Rádio TDS – Telefonia do Sul (Setúbal, Alentejo e Lisboa.) em 93.9FM e 104.7FM; e Rádio Canção Nova em 103.7 FM, a partir de Fátima para a zona Centro de Portugal.

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.




2020-11-14 01:00 - A Defesa


Foi no passado mês de Outubro que teve início na Universidade Sénior de Évora mais um projecto dedicado ao apoio aos Consumidores Seniores. O Projecto “A Informação não tem Idade”, apoiado e financiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, tem como  principal objectivo assegurar a proteção dos consumidores seniores, capacitando os mesmos através de sessões de informação e de educação, mas também através de um trabalho de consciencialização acerca dos seus direitos, tendo sempre em conta as suas necessidades específicas e a sua situação de vulnerabilidade.

Face ao aumento significativo e progressivo do envelhecimento da população, a realização de acções específicas para seniores são essenciais na promoção da qualidade de vida e do envelhecimento activo. Neste sentido, torna-se fundamental disponibilizar medidas que promovam um envelhecimento mais positivo, mas que promovam também a própria inclusão social dos seniores, um grupo que se apresenta como bastante vulnerável em diversas situações, que se encontra em risco ou em situação de isolamento, com fragilidades físicas e económicas e dificuldades de acesso a actividades de lazer, culturais e educativas.

Assim sendo, durante o decorrer deste projecto serão desenvolvidas várias sessões de informação, com temas relacionados com os Serviços Públicos Essenciais, Serviços e Gestão Financeira e ainda com o tema da Saúde e Segurança da população sénior.  Para além disso, ainda serão realizados Passatempos de Literacia de Consumo, onde o participante terá a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos ao longo das sessões.

Tudo isto será feito com o intuito de contribuir para um envelhecimento activo, pleno e participativo, bem como combater a falta de informação da população sénior enquanto consumidores, possibilitando-lhes acesso a produtos e serviços, em condições de equidade com a restante população.





2020-11-14 00:30 - A Defesa

 Dando cumprimento ao art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 8/2020, de 8 de novembro, o Município de Estremoz informa que todos os museus do concelho e o Posto de Turismo, nos próximos dois fins-de-semana (14, 15, 21 e 22 de novembro), apenas estarão abertos ao público das 09:00 às 12:30 horas.

Continuamos a pedir a colaboração de todos para o estrito cumprimento de todas as regras em vigor e das medidas de contenção recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, designadamente:
- fique em casa;
- use máscara de proteção;
- proceda à higienização frequente das mãos;
- adote a etiqueta respiratória em vigor para a COVID-19;
- caso tenha mesmo de sair de casa, mantenha o distanciamento social de 2 metros relativamente às outras pessoas.
A colaboração de cada um é fundamental para a segurança e proteção de todos.
Pág.: 1234
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2020 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas