Notícias no distrito de Évora

Voltar

Pág.: 1234
2021-03-02 09:22 - A Defesa
Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
2021-03-01 14:43 - A Defesa

 A Guarda Nacional Republicana assinala hoje, dia 1 de março, o Dia Internacional para a Discriminação Zero com o objetivo de consciencializar a população para as diferentes formas de discriminação e desigualdades, sejam elas através do género, idade, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, saúde, religião, nacionalidade, situação económica ou estrato social, como forma de prevenir comportamentos discriminatórios.

A discriminação baseia-se em informações erradas, medo ou ignorância, refletindo-se em diversas situações comuns do dia-a-dia. Como tal, a GNR aproveita este dia para celebrar a diversidade em favor de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante. Além de sensibilizar a população, a Guarda tem desenvolvido ações de formação ao seu efetivo, para que esteja cada vez mais bem preparado para participar, enquadrar, tratar e acompanhar esta realidade.

Neste alinhamento, a GNR realiza hoje a primeira sessão de uma videoconferência subordinada ao tema “Direitos Humanos, Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância relacionada”, cujo público-alvo são militares da Guarda, havendo lugar a uma segunda sessão a 8 de março.

Além disso, a Guarda tem integrado nos planos curriculares de todos os cursos de formação inicial e em diversos cursos de formação contínua estas temáticas, tendo realizado recentemente três cursos de Prevenção Criminal Policiamento Comunitário e Direitos Humanos, aos militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), onde estudaram novos fenómenos criminais e aperfeiçoaram formas de intervenção que a sociedade atual exige. No ano passado formou ainda mais de 100 militares no âmbito de uma ação direcionada para a discriminação racial, que contou com a colaboração da CICDR.

No contexto atual de pandemia COVID-19, e em complemento de todas as ações que vêm sendo desencadeadas por todo o seu dispositivo, a Guarda tem, ainda assim, lançado campanhas nacionais com o objetivo de combater todas as formas de discriminação e proteger os mais vulneráveis, como os idosos (“Censos Sénior”, “65Longe+Perto”, “Natal a GUARDAr os nossos idosos”), as crianças (“Não sou um Alvo”, “Internet Segura”), as pessoas com deficiência (“desMarca a Diferença”) e as vítimas de violência doméstica (“Não sou um Saco”, “campanha para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”).

A vontade de viver numa sociedade mais segura e inclusiva, implica alcançar um desenvolvimento sustentável em todo o espectro social assumindo esta matéria uma prioridade para a Guarda Nacional Republicana e para os seus militares.

A GNR relembra que:

·         Todas as pessoas são iguais perante a lei;

·         Trate as todas as pessoas com respeito, independentemente da sua raça, orientação sexual, género, religião, nacionalidade, deficiência ou estrato social;

·         Tenha conhecimento dos seus direitos, bem como dos seus deveres;

·         Denuncie situações de discriminação.


clique na imagem para ver o vídeo

2021-03-01 11:37 - A Defesa

 Dia 8 de Março assinalam-se, em Montemor-o-Novo, o Dia de São João de Deus, o Dia do Município e o Dia Internacional da Mulher. "Apesar do momento que vivemos, onde existe incerteza e preocupação, e seja em que contexto, esta é e sempre será uma data marcante para os Montemorenses pois homenageamos e celebramos o Município, o Santo Montemorense e a Mulher!", escreve o Município Montemorense em nota de imprensa

Este programa é apresentado mediante as condições atuais da pandemia, e de acordo com as recomendações da DGS.

As transmissões online, serão feitas nas redes sociais Youtube e Facebook da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.





2021-02-28 11:43 - A Defesa
Domingo em Família: Subsídios para o 2º Domingo da Quaresma (28 de Fevereiro 2021)
2021-02-28 11:42 - A Defesa

  Oiça aqui na íntegra o Ser Igreja de 28 de fevereiro de 2021

Na emissão deste domingo, dia 28 de fevereiro de 2021, do Programa Ser Igreja, o destaque vai para a Quaresma. Na rubrica Reflexos, o cónego Manuel Maria Madureira faz uma reflexão sobre este tempo que estamos a viver e que nos conduzirá até à Páscoa.

Nesta emissão fique a par das principais notícias da Arquidiocese de Évora no espaço informativo “Espiga Doirada”.

Neste programa contamos também com a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo.

Teremos ainda o espaço Palavra na Vida, ao ritmo do Evangelho de cada domingo e para finalizar, durante a Quaresma, escutaremos a Catequese Quaresmal do Arcebispo de Évora.

O programa Ser Igreja é um magazine radiofónico produzido semanalmente pelo Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora.

Não perca este interessante programa que será emitido no domingo, dia 28 de Fevereiro, a partir das 10h, nas seguintes rádios: Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.

Pode ainda ouvir o Ser Igreja, produzido pela Arquidiocese de Évora, nas seguintes emissoras: Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; Rádio TDS – Telefonia do Sul (Setúbal, Alentejo e Lisboa.) em 93.9FM e 104.7FM; e Rádio Canção Nova em 103.7 FM, a partir de Fátima para a zona Centro de Portugal.

Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.


2021-02-27 17:37 - A Defesa

 27 de fevereiro: Arcebispo de Évora presidiu ao Terço pelo fim da pandemia

   


 Recorde-se que dado o contexto pandémico que vivemos e seguindo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, o Arcebispo de Évora presidirá às seguintes celebrações que serão transmitidas em direto a partir da Capela da Casa Arquiepiscopal: Às Quintas-feiras, às 17h30 - Com as Comunidades Cristãs e Paroquiais, o Arcebispo de Évora preside à Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas Vocações. Aos Sábados, às 17h30 - Com os doentes, idosos e seus cuidadores, o Arcebispo de Évora preside à Oração do Terço pelo fim da pandemia. Aos Domingos, às 17h30 - Com as Comunidades Cristãs e Paroquiais, o Arcebispo de Évora preside à celebração da Eucaristia, que terminará com a Bênção do Santíssimo Sacramento aos doentes.As celebrações que serão transmitidas em direto: No facebook da Arquidiocese de Évora - https://www.facebook.com/arquidiocesedeevora No site da Arquidiocese de Évora - https://dioceseevora.pt/
2021-02-25 17:31 - A Defesa

 

Capa da edição de "a defesa" de 24 de Fevereiro de 2021



Assine já "a defesa":- edição em papel - 25 euros/ano- edição em PDF - 12 euros/ano
2021-02-25 16:33 - A Defesa

25 de fevereiro: Arcebispo de Évora presidiu à Adoração pelas Vocações
   

 Recorde-se que dado o contexto pandémico que vivemos e seguindo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, o Arcebispo de Évora presidirá às seguintes celebrações que serão transmitidas em direto a partir da Capela da Casa Arquiepiscopal: Às Quintas-feiras, às 17h30 - Com as Comunidades Cristãs e Paroquiais, o Arcebispo de Évora preside à Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas Vocações. Às Sextas-feiras, às 17h30 - Com os doentes, idosos e seus cuidadores, o Arcebispo de Évora preside à Oração da Via Sacra pelo fim da pandemia. Aos Sábados, às 17h30 - Com os doentes, idosos e seus cuidadores, o Arcebispo de Évora preside à Oração do Terço pelo fim da pandemia. Aos Domingos, às 17h30 - Com as Comunidades Cristãs e Paroquiais, o Arcebispo de Évora preside à celebração da Eucaristia, que terminará com a Bênção do Santíssimo Sacramento aos doentes.As celebrações que serão transmitidas em direto: No facebook da Arquidiocese de Évora - https://www.facebook.com/arquidiocesedeevora No site da Arquidiocese de Évora - https://dioceseevora.pt/
2021-02-24 19:32 - A Defesa

As oito Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, de várias nacionalidades, que virão constituir uma Comunidade Monástica Contemplativa na Cartuxa de Évora, permitindo assim que aquele espaço sagrado continue a ser um "pulmão espiritual" na cidade e na Arquidiocese, chegarão a Évora no próximo dia 5 de Março de 2021.

Enquanto as obras de adaptação decorrem no Mosteiro da Cartuxa de Évora, estas Irmãs irão habitar uma casa preparada para o efeito, contígua à Igreja de São Francisco, Paróquia de São Pedro, em Évora.

Esta Comunidade que chegará a Évora terá como Prioresa uma Irmã de origem holandesa.

Veja aqui os testemunhos das Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará:

2021-02-24 10:28 - A Defesa
Nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, às 19h15, assista à 1ª Catequese Quaresmal do Arcebispo de Évora.
Pág.: 1234
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2021 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas