Notícias no distrito de Évora

Voltar

Pág.: 1234567891011 ... Última página
2018-04-21 05:15 - A Defesa
Integrado na FIAPE 2018 vai decorrer, no dia 28 de abril, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, o Seminário "A Montaria em Portugal - O Estado da Arte", com o seguinte programa:- "As Ameaças no Presente"- 09:15 horas - Abertura com Luis Mourinha (Câmara Municipal de Estremoz, Presidente);- 09:30 horas - No Sul de Portugal com Paulo Farinha Pereira (CPM);- 10:00 horas - No Norte de Portugal com F. Castanheira Pinto (Confederação Nacional Caçadores Portugueses, Presidente);- 10:30 horas - Em Espanha com Alberto Covarsi (Juvenex, Vice-Presidente);- 11:00 horas - Ordenamento e Gestão: os Instrumentos da Administração com Gonçalo Lopes (ICNF, Director dos Serviços de Caça);- 11:45 horas - Debate com a assistência.- "A Sociedade e a Caça"- 15:00 horas - A  Agricultura com Eduardo Oliveira e Sousa (Confederação dos Agricultores de Portugal. Presidente);- 16:00 horas - A Imprensa com Pedro Vitorino ("Caça e Cães de Caça", Director);- 16:30 horas - O Parlamento com Nuno Serra (Assembleia da República, Deputado);- 17:00 horas - A Sociedade com Antonio Paula Soares (Plataforma Sociedade e Animais ANPC, Presidente);- 17:30 horas - Debate com a assistência.Este seminário é organizado pelo Clube Português de Monteiros e conta com o apoio do Município de Estremoz.
2018-04-20 23:34 - A Defesa
OIÇA AQUI NA ÍNTEGRA O PROGRAMA SER IGREJA DA 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2018Reflexos, o espaço mensal de reflexão sobre temas sempre actuais, da responsabilidade do cón. Manuel Maria Madureira da Silva, estará em destaque no programa Ser Igreja desta terceira semana de Abril. O título da reflexão deste VI Reflexo é “Sepultado sem honras de Estado”.No programa desta semana pode também ouvir o Pórtico (a nota da semana), o Espiga Doirada (espaço informativo) e ainda o espaço Palavra na Vida (Leitura e Comentário do Evangelho do próximo Domingo).Não perca este interessante programa que será emitido nesta sexta-feira, a partir das 23h, nas seguintes rádios do Alentejo: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.O programa será também emitido no próximo domingo, às 11h, nas seguintes emissoras: Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena (Montemor-o-Novo).Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora ou clique aqui.
2018-04-20 11:09 - Diário do Sul
O alerta foi dado por Leonor Rocha, docente de Arqueologia da Universidade de Évora, em declarações ao Diário do Sul. Diz que apesar do turismo crescer na região não se está aproveitar a mais valia arqueológica que temos por cá para mostrar a quem nos vista. O reparo foi deixado durante a inauguração da exposição “Arqueologia com Gente Dentro”, uma mostra fotográfica de trabalhos no campo que está patente ao público no Palácio do Vimioso.

2018-04-20 10:57 - Diário do Sul
'Water Slide Festival' é o evento de verão que vai decorrer em Almodôvar nos finais de julho deste ano.

2018-04-20 10:39 - A Defesa
Neste dia 20 de Abril, completa mais um aniversário natalício o nosso venerando Prelado, D. José Francisco Sanches Alves.Pedimos à Virgem Maria que o acompanhe no seu trabalho apostólico e as melhores bênçãos de Deus para o seu fecundo apostolado na Arquidiocese de Évora.Ad multos!
2018-04-20 10:16 - A Defesa
Foto: www.grupo-nabeiro.ptOs órgãos concelhios e federativos do Évora PS homenageiam nesta sexta-feira, dia 20 de Abril, o comendador Rui Nabeiro, como figura ímpar da sociedade nacional. 
Esta homenagem, que decorre no ÉvoraHotel, a partir das 20h00, insere-se nas comemorações do aniversário do PS e nas celebrações do 25 de abril.
O evento vai juntar, dirigentes, militantes e simpatizantes de todo o Alentejo e conta com a presença da Secretária-Geral Adjunta, Ana Catarina Mendes.O fundador da Delta Cafés cumpriu recentemente 87 anos de vida.
2018-04-20 07:21 - A Defesa
Os edifícios da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho têm laços azuis nas paredes durante o mês de abril para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos Infantis. Esta iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e as juntas de freguesia do concelho visa alertar e sensibilizar a população para os maus-tratos contra crianças e jovens.
No dia 27 de abril será organizado o “Dia de Vestir Azul”, iniciativa que convida toda a população a vestir uma peça de roupa de cor azul e que os alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz formem em cada escola um laço humano azul. Os alunos do Pré-escolar vão criar o seu “boneco das preocupações”, que tem como objetivo ser um amigo das crianças a quem elas contam as suas preocupações para deixarem de ter medos, sobretudo na hora de dormir. Neste dia vão também ser distribuídos folhetos informativos para divulgar a história do laço azul.
A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram curiosos foi trágica e sobre maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal.
A escolha da cor azul foi para não esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos e para a lembrar constantemente para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Esta história demonstra como um único cidadão consegue despertar as pessoas no mundo para as consequências dos maus-tratos contra as crianças, para a sua prevenção e para a defesa e proteção dos seus direitos.
A Organização Mundial de Saúde define os maus-tratos infantis como o abuso ou negligência que ocorrem em crianças com idade inferior a 18 anos, incluindo todos os tipos de abusos físico, emocional, sexual, negligência e exploração comercial ou outra, que resulte em dano real ou potencial para a saúde da criança, a sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade no contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.
2018-04-20 06:55 - A Defesa
Portugal é um dos 10 países da Europa onde decorre o DUODAY. Esta é uma iniciativa que tem contribuído para a inserção das pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho, envolvendo diversos agentes da comunidade, entidades empregadoras e a rede de profissionais da inserção social na resolução da problemática da inserção profissional destas pessoas, para além de permitir descobrir e valorizar as suas competências e capacidades em diversas áreas profissionais.O DUODAY consiste na promoção do encontro entre pares de trabalhadores - pessoas com deficiência e/ou incapacidade, em contexto real de trabalho. Esta é uma metodologia que culmina num dia, este ano a 20 de Abril, em que em várias entidades empregadoras, empresas/ associações/ administração pública, recebem as pessoas com deficiência e/ou incapacidade conforme as parcerias estabelecidas segundo os interesses das partes envolvidas.A primeira edição decorreu em 2017, em Évora e Montemor o Novo, através de uma parceria entre a Marca Associação de Desenvolvimento Local de Montemor-o-Novo e a AVIQ - Agence pour la qualite de vie, um instituto público federal na Bélgica que desenvolve este projeto com resultados muito positivos desde 2013.Em 2018, o projeto foi vencedor do 2º prémio AGIR da REN, chegando a quatro concelhos Alentejo do Alentejo, Montemor o Novo, Évora, Viana do Alentejo e Vendas Novas. Conta com mais de 50 participantes e 50 entidades empregadoras e 11 entidades parceiras locais: Casa João Cidade, APPACDM Évora, Cercimor e Associação 29 de Abril; com agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Agrupamento Manuel Ferreira Patrício e Agrupamento de escolas nº 4 de Évora e com a colaboração e apoio do NERE, da União de Juntas de Freguesia de Vila, Bispo e Silveiras e da Camara Municipal de Montemor-o-Novo.O DUODAY aposta em contribuir para a mudança de mentalidades no sentido da inclusão no mercado de trabalho de todos e para clarificar algumas questões relativas ao emprego, principalmente das pessoas com deficiência ou com algum tipo de incapacidade ou limitação.Registe este nome DUDAY e esta data 20 de ABRIL.
2018-04-20 06:17 - A Defesa
“Temos que ser práticos e capazes de concretizar medidas que melhoram a vida dos cidadãos europeus. A vacinação é um exemplo. É necessária uma concretização rápida, determinada e transparente de um plano eficaz de ação”, afirmou ontem Carlos Zorrinho no debate sobre “reservas em relação às vacinas e redução das taxas de vacinação na Europa”, que decorreu no Parlamento Europeu.Sobre esta questão, Carlos Zorrinho endereçou oportunamente uma pergunta escrita à Comissão e interveio no mais recente debate ocorrido em sede de Comissão ENVI. As respostas da Comissão mostram que “estão criadas as condições para que Parlamento Europeu, Estados Membros e Comissão Europeia concretizem políticas consistentes para enfrentar o problema”.No hemiciclo de Estrasburgo, o Eurodeputado socialista sublinhou a trajetória a prosseguir, prevista na resolução do Parlamento Europeu que deverá passar, em primeiro lugar, pelo reforço da “base legal do Plano Europeu de Vacinação”, depois pelo desenvolvimento da “plataforma de compra conjunta de vacinas, que integra desde já 19 estados membros, entre os quais Portugal”, seguido da implementação de “práticas de partilha de dados entre estados membros”.Na linha de ação preconizada pela resolução consta ainda a introdução de um tipo de investigação aberta que fomente “a confiança dos cidadãos na fiabilidade das vacinas”.Para o Eurodeputado é fundamental o lançamento de “uma campanha europeia de informação e pedagogia sobre este importante tema para a saúde pública e para a qualidade de vida dos Europeus.”
2018-04-20 05:19 - A Defesa
A 22ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz vai decorrer entre os dias 21 e 29 de abril no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições e terá cerca de seis mil livros para aquisição pelo público. A Feira do Livro é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e vai estar aberta ao público nos dias 21, 22, 25 e 28 de abril entre as 10h e as 23h, nos dias 23, 24, 26 e 27 abril das 14h às 22h e no dia 29 de abril entre as 10h e as 20h.
No dia 21 de abril, às 14h, realiza-se a cerimónia de abertura da Feira do Livro, seguindo-se pelas 21h30 a atuação do coro infantil Os Traquinas. No dia seguinte, às 16h, decorre a apresentação do livro “Escola das Artes – A Magia dos Sonhos”, de Sara Rodi, e pelas 18h será apresentado o livro “Sons da minha vida”, de Francisco Farinha.
Na segunda-feira, dia 23 de abril, a partir das 14h, haverá uma aula aberta da Tuna e do Clube de Teatro da Universidade Popular Túlio Espanca, iniciativa que decorrerá diariamente à mesma hora até sexta-feira. O programa da Feira do Livro prossegue no dia 24 de abril, pelas 10h, com o workshop “Cozinha Local”, promovido pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal.
Esta iniciativa terá um painel sobre pastelaria e gastronomia regional, pelo chef Francisco Pavia, do Projeto Mami Lisboa, e outro sobre gastronomia local na hotelaria rural, a cargo do chef Luís de Matos, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, seguindo-se um debate sobre os temas. A Associação de Hotéis Rurais de Portugal organiza ainda, às 14h30, uma conferência intitulada “Potencial do Território”.
O primeiro painel será sobre “Atratividade do Território” e vai abordar os desafios para o turismo do Alentejo e a hotelaria rural enquanto promotora da fixação de população. O segundo painel, “Território e Economia”, terá como temáticas a estruturação do produto enoturismo e a Cidade Europeia do Vinho 2015, iniciativa que foi organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e englobou mais de 150 eventos em Portugal e no estrangeiro. No final de cada painel haverá um debate.
No dia 25 de abril, pelas 16h, será apresentado o livro “Que cores têm as tuas palavras”, de Susana Pedro. Na sexta-feira, dia 27 de abril, realiza-se a ação de formação e sensibilização teórica “Xylella fastidiosa: o que é, e como prevenir”. Esta iniciativa é organizada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e destina-se a agricultores, associações de produtores e técnicos do setor produtivo. A Xylella fastidiosa é uma bactéria que ataca mais de 350 espécies de plantas, como por exemplo a oliveira, o sobreiro, a videira, a cerejeira, a amendoeira e os citrinos.
Nesta ação de formação e sensibilização, durante a manhã, vai falar-se sobre a bactéria, os seus hospedeiros principais e secundários, os insetos vetores, a dinâmica da infeção, os sintomas, as vias de introdução e disseminação, as medidas de prevenção e controlo, o método de colheita de amostras, a situação na Europa e a sua importância socioeconómica. De tarde vão abordar-se temáticas como a identificação de infestantes e de sintomas em hospedeiros, colheita e preparação de amostras, a captura e observação de insetos vetores e o acompanhamento e cooperação no processo de inspeção e sintomas de Xylella fastidiosa.
Na sexta-feira, às 21h30, haverá ainda um espetáculo com o grupo de música tradicional D’Empreitada. A programação do fim-de-semana abre no sábado às 11h com o ateliê musical para pais e filhos pelo Conservatório Regional do Alto Alentejo.
Pelas 14h inicia-se o XIII Torneio Cidade de Reguengos em Minibasquete, no pavilhão municipal, seguindo-se às 16h a iniciativa “Leitura com Mimos” para bebés entre os 6 e os 18 meses, por Rita Mories, e uma hora mais tarde para bebés dos 18 aos 36 meses. A apresentação do livro “António Ramalho Eanes”, de Nelson Mingacho, realiza-se às 18h30, e a fechar o dia, às 21h30, atua o grupo Contraste Alentejano.
O último dia da Feira do Livro terá às 16h a apresentação do livro “Clara e o Segredo do Grande Lago”, de Ana Teresa Gonçalves, e às 17h30 haverá uma sessão de musicoterapia para pessoas com deficiência e cuidadores, dinamizada por Sara Reinaldo.Durante a Feira do Livro estão patentes várias exposições no Pavilhão Multiusos, nomeadamente com trabalhos dos alunos do 5º e do 6º ano da Escola Básica nº 1 de Reguengos de Monsaraz, das crianças das Atividades de Animação e de Apoio à Família, das crianças do Programa “Páscoa Ativa” e origamis do CAO da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
Pág.: 1234567891011 ... Última página
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas