Notícias no distrito de Évora

Voltar

2019-07-19 16:52 - A Defesa
A 6ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM), arranca a 19 de julho e conta, mais uma vez, com o apoio da Portugal Sotheby’s International Realty. Durante 10 dias, até 28 de julho, a inspiradora vila alentejana enche-se de música e arte, com mais de 40 concertos com músicos de muitas nacionalidades. O evento abrirá com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e termina no dia 28 com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa na sessão de encerramento.

Para o CEO da Portugal Sotheby’s International Realty, Miguel Poisson, “trata-se de um dos eventos de referência no panorama cultural e musical português, tendo vindo a afirmar-se quer a nível nacional quer internacionalmente como uma iniciativa ímpar”. Acrescenta ainda que “este patrocínio da Portugal Sotheby’s International Realty reveste-se de toda a naturalidade, no âmbito do nosso espírito de mecenato e dadas as características deste festival: único, exclusivo e totalmente alinhado com o posicionamento da marca. Tal como muitos dos nossos empreendimentos e imóveis, considerados do ponto de vista arquitetónico autênticas obras de arte.”

Na última edição, cerca de 7.500 visitantes assistiram aos 10 dias de programação nos concelhos de Marvão, Portalegre e Valencia de Alcántara (Espanha) e, pela primeira vez, também de Castelo de Vide. Este ano, será dado especial destaque à estreia do Coro do Festival de Marvão, para uma performance de ‘Carmina Burana’, em que todos estão convidados a participar.
2019-07-19 15:10 - Diário do Sul
São quatro eborenses que, em equipa, na variante de estafeta feminina, vão tentar terminar, em 66 horas, a edição deste ano do PT281 Ultramaratona, prova com 281 quilómetros de extensão, em formato non-stop e em semi-suficiência, que se desenrola em seis municípios da comunidade intermunicipal da Beira Baixa, de 25 a 28 de julho, entre Penamancor e Castelo Branco.

2019-07-19 14:45 - Diário do Sul
Castelo do Alandroal. 22.30. O espetáculo que começou em Lisboa e já passou pelo Porto é esta noite exibido no Alentejo. Chama-se “Estrada Branca” e anuncia ainda um duplo LP que celebra dois dos maiores vultos da música que se canta em Português. Zeca Afonso e Vinícius de Moraes.

2019-07-19 14:33 - A Defesa
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para esta sexta-feira, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa, salientando-se que:

Para o dia 19 de julho
- A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio, onde haverá fraca recuperação noturna;
- Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 38ºC no Algarve;
- Vento moderado (até 30 km/h) de quadrante norte na região norte até final da manhã e temporariamente forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas durante a tarde e início da noite.

Para sábado, 20 de julho
- A humidade relativa do ar será inferior a 20% no interior centro e sul e no sotavento algarvio;
- Temperatura máxima superior a 32ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte e entre 34 e 36ºC junto à fronteira da região centro e do Alentejo;
- Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, sendo de norte na região sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a ocidental a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do centro e sul, em particular durante a tarde e início da noite.

Para domingo, 21 de julho
- Existirá recuperação da humidade relativa na região do litoral oeste sendo da ordem dos 20 no interior;
- Boa recuperação noturna na noite de 20 para 21, com exceção das regiões do interior, em especial da região Centro e do sotavento algarvio;
- Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde e nas terras altas.

Aumento gradual do risco de incêndio a partir de amanhã, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial nos concelhos com níveis que variam entre Elevado a Máximo, dos distritos de BEJA, BRAGANÇA, CASTELO BRANCO, ÉVORA, FARO, GUARDA, PORTALEGRE, SANTARÉM, SETÚBAL, VILA REAL e VISEU.

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável: Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.


MEDIDAS PREVENTIVAS:

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, não é permitido:
- A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa;
- O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
- O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
- Fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
2019-07-19 12:02 - A Defesa
Na edição de Ser Igreja de domingo, 21 de Julho, estará em destaque a primeira parte da grande entrevista de balanço do primeiro ano de pontificado de D. Francisco José Senra Coelho como Arcebispo de Évora. Nesta primeira parte da entrevista, o Prelado eborense partilhará o ambiente social e eclesial que encontrou no Alentejo e Ribatejo depois de 4 anos no Minho como Arcebispo auxiliar de Braga.
Nesta emissão contamos também com a rubrica semanal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre sobre a realidade dos cristãos perseguidos no mundo.
Fique a par de toda a actualidade arquidiocesana no espaço informativo Espiga Doirada.
Para finalizar teremos ainda o espaço Palavra na Vida, ao ritmo do Evangelho de cada domingo.
Não perca este interessante programa que será emitido no domingo, dia 21 de Julho, a partir das 10h, nas seguintes rádios: Rádio Sim Alentejo em 97.5 FM; Rádio Despertar (Voz de Estremoz) em 94.5 FM; e Rádio Telefonia do Alentejo (Évora) em 103.2 FM.
Pode ainda ouvir o Ser Igreja, produzido pela Arquidiocese de Évora, nas seguintes emissoras: Rádio Campanário (Voz de Vila Viçosa) em 90.6 FM; Rádio TDS – Telefonia do Sul (Setúbal, Alentejo e Lisboa.) em 93.9FM e 104.7FM; e Rádio Canção Nova em 103.7 FM, a partir de Fátima para a zona Centro de Portugal.
Contudo, esta emissão pode também ser ouvida on-line na página oficial da Arquidiocese de Évora em dioceseevora.pt ou na página de Facebook da Arquidiocese de Évora.
2019-07-19 11:48 - Diário do Sul
São 25 anos de história que marcam o percurso da empresa Giraldo Seguros, localizada em Évora.

2019-07-19 11:20 - Diário do Sul
No seguimento do que tem sido habitual nos últimos anos, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito festeja o Verão com o Vidigueira White Summer. Um evento com atividades que se espalham pelos três meses de verão, e que são a combinação perfeita entre um tempo de lazer e alegria, com outro de fruição de bons momentos e boa disposição.

2019-07-19 06:59 - A Defesa
"Amargas Videiras, Alegre Vinho - Canções em torno do vinho, da Idade Média à Atualidade" é o tema doconcerto pelo grupo vocal La Trova, que se realiza dia 20 de julho, às 18h00, no Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora. Serão interpretadas obras de Zelenka, Alessandro Scarlatti, Schubert, Desderi e autores anónimos.Com entrada livre, este concerto insere-se no programa do Cistermúsica - 27.º Festival de Música de Alcobaça e resulta de uma parceria entre a Rota de Cister - Festival Cistermúsica 2019, o Município de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo. Integra também a Mostra Espanha 2019, contando com o Alto Patrocínio da Embaixada de Espanha.Fundado em Madrid, em 1988, o grupo vocal La Trova incorpora cantores de diversas nacionalidades interpretando música renascentista profana e religiosa de vários países europeus, bem como obras de outras épocas, incluindo a contemporânea.
A Câmara Municipal de Évora assegura o transporte de autocarro entre a Porta da Lagoa e o Mosteiro de São Bento de Cástris, com partida às 17h30 e regresso à Porta da Lagoa no final do concerto.
2019-07-19 06:52 - A Defesa
De 15 de Julho a 13 de Setembro, vários jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, irão estar de “olhos abertos” sobre o Alto de S. Bento no âmbito do Projeto “Jovens Frente ao Fogo”, uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, na sequência da candidatura ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ.
O Programa Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras.
Assim, e depois de terem recebido formação por parte de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, binóculos e farda, os jovens iniciam a vigilância do Alto de S. Bento, em turnos de cinco horas, estando apetrechados para, caso haja necessidade, contactar, através dos 112 e 117, as autoridades, dando alertas para possíveis focos de incêndio.
Paralelamente à vigilância, os envolvidos no projeto Jovens Frente ao Fogo e enquanto fazem o “patrulhamento apeado” recolhem também o lixo encontrado, que, para além da questão ambiental, funciona também como fonte de ignição.
Na formação prévia, que teve lugar nas instalações de Évora do IPDJ, os “vigilantes” receberam ainda conhecimentos básicos de interpretação de coordenadas e de pontos de referência para quando houver necessidade de dar indicações às autoridades as mesmas sejam o mais precisas possível.

Todos os participantes terão direito a uma Bolsa de Ressarcimento.
2019-07-19 04:51 - A Defesa
De 19 A 21 DE JULHO ACONTECE EM ESTREMOZ…19 de julho- 21:30 horas - Cinema "OS MORTOS NÃO MORREM", no Teatro Bernardim Ribeiro.
19, 20 e 21 de julhoARCOS JOVEM 2019, no Rossio de Arcos.Organização da ARCA - Associação Recreativa e Cultural de Arcos
EXPOSIÇÕES- “TRABALHOS DE PINTURA DAS ALUNAS DA ACADEMIA SÉNIOR”, na Casa de Estremoz (até 30 de agosto de 2019);- "45 ANOS DO 25 DE ABRIL", obras alusivas ao 25 de abril, no Museu Municipal de Estremoz (até 21 de julho de 2019);- "3ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE GAIA 2019", no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (até 20 de julho de 2019);- "A 3 DIMENSÕES", esculturas de diversos artistas, na Galeria D. Dinis (até 20 de julho de 2019);- "MEMÓRIAS HISTÓRIAS DE EVORAMONTE", documentos do arquivo municipal, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo (até 30 de setembro de 2019);- "TRABALHOS DE BARRÍSTICA DA ACADEMIA SÉNIOR", trabalhos elaborados nas aulas de Barrística da ASE, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (de 28 de junho a 20 de julho de 2019).
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas