Notícias no distrito de Évora

Voltar

Pág.: 1234567891011 ... Última página
2019-03-21 06:45 - A Defesa
O Teatro Garcia de Resende recebe hoje, ao longo de todo o dia, o Fórum Municipal de Juventude, promovido pela Câmara Municipal de Évora, no âmbito do Mês da Juventude, durante o qual foi apresentado o Diagnóstico Juvenil do Concelho.
O Diagnóstico que agora foi apresentado é composto por três volumes que materializam este objetivo. Encontram-se agora disponíveis os dados, recolhidos sob a forma de inquérito, relativos aos alunos do ensino secundário, aos jovens estudantes, trabalhadores e desempregados e aos jovens em Évora dos 15 aos 29 anos.
São abordados temas vários, sempre relacionados com a juventude, como vivem, o que fazem, como são os jovens eborenses, mas também quais são os seus anseios e preocupações.
Preparar um Plano Municipal para a Juventude numa região em que 22% da população tem mais de 65 anos (o dobro da percentagem nacional para a mesma faixa etária), coloca o foco na fixação e atracão de jovens para a nossa cidade. Daqui é possível extrair dados fundamentais para a perceção do que realmente interessa aos jovens, para que se fixem no nosso Concelho. Os dados recolhidos apontam inequivocamente para o emprego.
Este Diagnóstico, efetuado no início de 2018, contou com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Évora, composta por elementos afetos ao Departamento de Matemática e Centro de Investigação em Matemática e Aplicações e ao Departamento de Sociologia e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, que trabalharam em estreita articulação com os técnicos superiores da Divisão de Juventude e Desporto da autarquia.
Os resultados apresentados ontem pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade de Évora, Paulo Infante, Anabela Afonso, Gonçalo Jacinto e Rosalina Rocha, Professora do Departamento de Sociologia da mesma Universidade, podem agora ser consultados em http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/desportoejuventude/PMJ
Badajoz e Loures como “case study”
No período da manhã, que antecedeu a apresentação do Diagnóstico, o “Ayuntamiento” de Badajoz e a Câmara Municipal de Loures estiveram em destaque através da apresentação de Boas Práticas na área da Juventude. A sessão de abertura, perante uma plateia de alunos do ensino secundário que encheu por completo o Teatro Garcia de Resende, foi presidida pelo autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, enquanto a vereadora Sara Dimas Fernandes moderou as diversas intervenções.
Os diversos interlúdios artísticos estiveram a cargo dos alunos do curso profissional de artes de espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia.

Destaque durante a tarde para a realização de 4 painéis de discussão temática, que contaram com ampla participação dos jovens eborenses. O Fórum culminou então com a apresentação do showcase Valas que animou o final dos trabalhos.
2019-03-20 18:28 - Diário do Sul
Um novo conceito de formação surge pelas mãos da Board Games for Training

2019-03-20 18:22 - Diário do Sul
O Conservatório Regional de Évora/Associação Musical “Eborae Mvsica” promoveu a XXII Semana da Porta Aberta, entre 11 e 16 de março. As portas estiveram abertas para quem quisesse visitar as instalações, assistir às aulas e a todas as outras atividades ao longo da semana.

2019-03-20 18:15 - Diário do Sul
- Aplicação vai estar disponível em Português no Google Play e na APP Store -

2019-03-20 16:42 - A Defesa
A GNR anunciou hoje ter detido um homem, de 62 anos, por posse ilegal de arma de fogo, em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, na sequência de um processo de violência doméstica.O Comando Territorial de Portalegre da GNR explica, em comunicado, que a detenção ocorreu na terça-feira no âmbito de um processo de violência doméstica, em que o homem é suspeito de agredir a vítima e por deter ilegalmente uma arma de fogo.Em resultado do cumprimento de um mandado de busca à sua residência e às suas três viaturas, foi apreendida uma pistola, além de 29 cartuchos. O detido foi presente a tribunal, tendo ficado sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
2019-03-20 00:00 - A Defesa
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, que ocorreu a 8 de março, o “Artística Festival” reuniu um conjunto de atividades que abordaram não só os direitos e as conquistas das mulheres, mas também as desigualdades e os atos de discriminação que marcam ainda hoje a condição da Mulher na sociedade. Por esse motivo, o passado fim-de-semana, 8, 9 e 10 de março, ficou marcado por uma das mais emotivas e intensas iniciativas culturais que a cidade de Évora e a Câmara Municipal tiveram oportunidade de levar ao público.
No entanto, para além da importante chamada de atenção sobre os problemas sociais, o que caraterizou o “Artística Festival” foi sobretudo a evocação da sensibilidade feminina nas artes. Deste modo, segundo a premissa de que “todos os criadores, produtores de arte ou artistas que seguem uma sensibilidade e um senso ditos femininos, sejam mulheres ou homens, devem usufruir de total liberdade e igualdade”, houve lugar à promoção, criação e divulgação do trabalho artístico de mulheres e também de expressões do feminino: cinema, exposições de arte, música e conversas temáticas, preencheram os espaços do Teatro Garcia de Resende e trouxeram um adicional importante não apenas de consciência social, mas também de incremento à dinâmica cultural que cada vez mais se vive na cidade que se afirma com direito a ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

Confirmado o sucesso do “Artística Festival” como “ primeiro encontro de formas de arte com olhar e voz femininos”, estão criadas todas as condições para que a Câmara Municipal volte a apostar, em 2020, nesta forma de promoção do livre acesso à cultura. Espera-se, assim, que a segunda edição venha a ser uma realidade, se possível mais rica e mais abrangente.
2019-03-19 21:53 - A Defesa
D. Maurílio de Gouveia (Foto: Pedro Miguel Conceição)Neste dia 19 de Março de 2019 D. Francisco José Senra Coelho escreveu na sua conta do Twitter que “com pesar, comunico à Arquidiocese de Évora e a todos os Amigos, o falecimento de Sua Ex.cia Rev.ma, o nosso querido Arcebispo Emérito, D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia. A sua partida para a Casa do Pai aconteceu, hoje, Solenidade de S. José, pelas catorze horas, no Eremitério Maria Serena na Ilha da Madeira, onde os seus restos mortais ficarão em câmara ardente, antes de serem transladados para a Catedral do Funchal, onde decorrerão exéquias solenes".
Os seus restos mortais serão posteriormente transladados para a Basílica Metropolitana de Évora, onde serão celebradas as exéquias na Arquidiocese de Évora com o seguinte programa:
Quinta-feira - 21 de Março:
- 19h00 - Acolhimento na Catedral de Évora (vindo do Funchal)
- 19h30 - Vésperas na Catedral, presididas pelo Arcebispo de Évora
- 21h30 - Celebração de Eucaristia na Catedral de Évora
Sexta-feira - 22 de Março:
- 10h00 - Laudes na Catedral, presididas pelo Arcebispo de Évora
- 15h00 - Missa Exequial, presidida pelo Arcebispo de Évora
Depois seguirá o cortejo fúnebre para a Igreja do Espírito Santo em Évora, onde decorrerá a encomendação e a sepultura dos restos mortais de D. Maurílio de Gouveia no Panteão dos Arcebispos.
2019-03-19 18:05 - Diário do Sul
• O Programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação ”la Caixa” em Portugal vai apoiar quatro projetos de associações com reconhecida intervenção no âmbito de doenças avançadas.
• A Fundação ”la Caixa”, com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

2019-03-19 17:56 - Diário do Sul
Entrevista Sabores do Campo com Hugo Cortes • 1 de Abril

Pág.: 1234567891011 ... Última página
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas