Notícias no distrito de Évora

Voltar

2018-11-12 16:04 - Diário do Sul
Iniciativa conjunta do NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora e da CCDR Alentejo – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo

2018-11-12 15:58 - Diário do Sul
A Câmara Municipal de Évora está a proceder a uma intervenção na Estrada da Chainha que, quando concluída, porá fim ao problema das inundações, em dias de forte pluviosidade, resultante de construções antigas em terrenos de linha de água.

2018-11-11 02:57 - A Defesa
Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 11 de novembro a etapa final da 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo. Esta prova de regularidade histórica organizada pelo Clube Português de Automóveis Antigos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no calendário da Federação de Automobilismo e Karting e terá 90 veículos, destacando-se os mais antigos, nomeadamente um Cadillac e um Ford A Roadster fabricados em 1931.
O percurso escolhido nesta edição vai passar pelos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Beja, Moura, Vidigueira, Mértola e Castro Verde. Os participantes podem optar por um percurso turístico em que é privilegiada a parte social e um desportivo em que terão de executar 12 provas especiais de classificação cumprindo o regulamento da prova, como por exemplo a rampa de S. Pedro das Cabeças, conhecida como o local onde terá decorrido a Batalha de Ourique.
A 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo tem duas etapas no sábado, dia 10 de novembro. A primeira tem partida de Beja e paragem em Mértola, prosseguindo para a segunda etapa com passagens por S. Marcos da Ataboeira, S. Pedro das Cabeças, Castro Verde e Entradas, terminando em Beja.
No dia 11 de novembro, os participantes partem de Beja para a última etapa, passam por Moura e chegam às 11h a Monsaraz para conhecerem a vila medieval. Segue-se uma visita ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade, e pelas 12h30 está prevista a chegada a Reguengos de Monsaraz onde decorrerá o almoço final e a entrega de prémios.
2018-11-10 00:01 - A Defesa
Irá decorrer, no próximo dia 11 de novembro, em S. Bento do Cortiço, a VII Festa do Cavalo, com passeio a cavalo a toque de concertina.O evento terá o seguinte programa:- 08:30 horas - Inscrições e início do Passeio a Cavalo, junto ao polidesportivo de S. Bento do Cortiço;- 10:30 horas - Pequeno-almoço campestre;- 13:00 horas - Almoço convívio na Escola Primária de Mamporcão - "Escola da Quinta".Durante a tarde haverá cantigas, castanhas e água pé.Para inscrições e mais informações contacte o 964845590.Esta iniciativa é uma organização da Confraria dos Amigos do Campo e da Quinta da Escola, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da União das Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão.
2018-11-09 16:10 - Diário do Sul
O Prémio REN voltou a distinguir as três teses de Mestrado mais inovadoras na área da Energia. Gabriel da Silva Garanito Maciel, aluno do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, foi o vencedor da edição 2018 do Prémio REN com a tese “Desenvolvimento e Projeto Mecânico de uma Fundação para uma Turbina Eólica Offshore”.

2018-11-09 16:04 - Diário do Sul
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo vai realizar no próximo dia 14 de Novembro pelas 10 horas na sala de sessões da junta de Freguesia de Messejana a II Reunião Plenária do Fórum Economia Circular do Alentejo.

2018-11-09 11:41 - A Defesa
A Câmara Municipal de Évora está a proceder a uma intervenção na Estrada da Chainha que, quando concluída, porá fim ao problema das inundações, em dias de forte pluviosidade, resultante de construções antigas em terrenos de linha de água. A obra em curso consiste na instalação de manilhas de betão de grande diâmetro para garantia de grande capacidade de vazão para as águas pluviais.
Apesar de não ser da responsabilidade do Município de Évora, a obra incorpora diversos trabalhos em domínio público como a instalação de sistema de drenagem pluvial que servirá o loteamento e também o próprio Bairro do Bacelo, nomeadamente as zonas habitacionais entre a estrada da Chainha e a Rua Transversal.
Esta intervenção, de grande complexidade e morosidade, veio condicionar a circulação rodoviária na estrada da Chainha com interrupção de troço de via. Para minimizar os incómodos foi criado entretanto um caminho alternativo para que os moradores, que vivem mais próximos do local, possam fazer as suas deslocações para o interior do Bairro do Bacelo e interligação com o Centro da cidade, evitando longos percursos. Trata-se de um caminho provisório destinado apenas a trânsito local e veículos ligeiros.

Prevê-se que a Estrada da Chainha venha a ser reaberta ao trafego nos próximos dias, contudo existirão outros trabalhos ao longo da via que naturalmente poderão original condicionamentos na circulação, ainda que menos problemáticos, já que na maior parte dos casos haverá circulação alternada e desvios de percursos de pequena extensão.
2018-11-08 15:48 - Diário do Sul
O convite está lançado: vinte e um quilómetros a correr na meia maratona, dez quilómetros na míni e uma caminhada solidária de cinco quilómetros. As três opções têm em comum o histórico cenário de Évora, cidade classificada como “Património Mundial”, pela UNESCO.

2018-11-08 15:08 - Diário do Sul
A vespa velutina (ou asiática), que ataca colmeias, chegou ao Alentejo, tendo os bombeiros destruído já - pelo menos - 11 ninhos do inseto invasor no distrito de Portalegre e apenas um em Évora, na zona de Arraiolos, segundo avança a Plataforma SOSVespa, com a qual o Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) identifica as ocorrências no país.

2018-11-08 15:01 - Diário do Sul
É já considerada a maior fuga de dcados pessoais de autarcas europeus.

Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas