Notícias em Portugal

Voltar

Pág.: 1234567891011 ... Última página
2018-09-24 10:22 - C.M. Pombal
A Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal celebra este ano o seu 25º aniversário, acolhendo no Expocentro o melhor do Artesanato e da cultura popular portuguesa, entre os dias 28 e 30 de Setembro.
2018-09-24 07:09 - Primeira Mão

O Governo quer um novo mapa de freguesias nas próximas eleições autárquicas, que se realizarão em 2021. O Ministério da Administração Interna ultima a proposta de lei que permitirá pôr fim à fusão, desde que se enquadre nos critérios a definir no diploma. O executivo socialista recusa uma desagregação automática, mesmo nos casos em que […]


Publicado originalmente em Em discussão a reorganização das freguesias com deputados Emília Santos (PSD) e João Torres (PS) em
Maia Primeira Mão

2018-09-24 04:53 - A Defesa
No dia 14 de setembro de 2018, pelas 17h00, no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, foi assinalada a Renovação do Protocolo de Cooperação para a gestão, salvaguarda e visita pública à Gruta do Escoural, assinado entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e a Associação Amigos Unidos pelo Escoural.Os resultados desta colaboração e entendimento entre as entidades envolvidas são muito positivos, visíveis nas mais e melhores condições de acesso do público ao acervo documental patente no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, maior facilidade de reserva e visita da Grutas e a garantia de acompanhamento e guia dos visitantes.
A Gruta do Escoural é um lugar que assistiu à passagem de várias populações durante 50 mil anos. Recordamos que foi ao final de uma tarde de abril de 1963, que uma explosão de uma pedreira revelou esta que é uma das maiores descobertas arqueológicas em Portugal. 
2018-09-23 18:30 - O Notícias da Trofa
Na 3.a jornada da série 2 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, o Atlético Clube Bougadense perdeu por 2-1, na casa da AD Marco. A equipa de Bougado mantém-se assim com os dois pontos conquistados nos dois primeiros jogos.
2018-09-23 16:54 - O Notícias da Trofa
O Trofense venceu esta tarde a equipa do Fafe por 1 a 3 em jogo da sexta jornada do Campeonato de Portugal . Bruno Moraes aos (48′) e (66′) minutos e Felipe Augusto (83′) minutos.
2018-09-23 10:20 - Gazeta das Caldas

Acompanhe os jogos do Caldas ao segundo, no Campeonato de Portugal e na Taça de Portugal, com a Gazeta das Caldas. Loures 0 – 0 Caldas Campo José da Silva Faria, Loures Árbitro: Pedro Viveiros, AF Madeira Assistentes: Norberto Calaça e Emídio Félix Tweets by GazetadasCaldas


O post Jogos do Caldas ao segundo aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-09-23 07:41 - A Defesa
No próximo domingo, dia 23 de Setembro, pelas 16h30, será reaberta ao culto a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, propriedade do sr. professor Ricardo Freixial, situada na Freguesia de Oriola, concelho de Portel.
A reabertura ao culto será assinalada com a celebração de uma Eucaristia, concelebrada pelo pe. Hugo Corte-Real e pelo cónego Fernando Marques.
A reabertura acontece na data em que se assinala a memória do pai do sr. professor Ricardo Freixial, proprietário da Ermida e que pagou a sua reconstrução e requalificação.
2018-09-23 04:03 - Gazeta das Caldas

Na próxima terça-feira, pelas 21h00, realiza-se uma sessão de apresentação e auscultação do projecto Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos no auditório da Casa da Música, em Óbidos. Além de dar a conhecer os objectivos e acções previstas com a criação do centro de interpretação, o encontro permitirá à equipa da Liga para […]


O post Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos apresentado na Casa da Música aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2018-09-23 01:45 - A Defesa
Igrejas fechadas, restrição ao encontro de fiéis e vigilância das comunicações na Internet são algumas das medidas que as autoridades chinesas têm vindo a realizar nos últimos tempos e que indiciam uma estratégia de perseguição às minorias religiosas, nomeadamente aos cristãos.
Segundo a agência de notícias Associated Press, várias congregações cristãs têm relatado actos de violência da responsabilidade das autoridades chinesas, nomeadamente queimando exemplares daBíblia, destruindo cruzes e encerrando à força diversos templos. Há inclusivamente a denúncia de crentes terem sido obrigados a assinar documentos em que afirmam renunciar à sua fé.
De acordo com a China Aid, um grupo que monitoriza as questões relacionadas com a liberdade religiosa neste país, e que tem sede nos Estados Unidos, as autoridades procederam recentemente ao encerramento de diversas igrejas na província de Henan, assim como em Beijing, havendo ainda relatos de vigilância – e em alguns casos de encerramento – de sites relacionados com actividades religiosas.
Este aparente endurecimento das autoridades chinesas no que diz respeito à vida religiosa atinge diversas comunidades. Ainda recentemente a Human Rights Watch denunciava que Pequim tinha transformado a região noroeste do país num verdadeiro estado policial, com milhares de uiguresdetidos em campos de doutrinação política.
Nesses campos, segundo o relato desta organização de defesa dos direitos humanos, os detidos são obrigados a criticar o islão, têm de aprender mandarim (a língua oficial chinesa) e a jurar ainda lealdade ao Partido Comunista.
Também os budistas tibetanos não têm escapado a esta onda repressiva. Wang Yang, um alto quadro do regime chinês, defendeu recentemente a urgência de uma maior vigilância sobre as instituições budistas tibetanas para se combater o que apelidou de “separatismo” nesta região.
Wang, que é membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista, defendeu, citado pela imprensa oficial, que as figuras religiosas devem ser “corajosas para combater todos os elementos separatistas”, numa estratégia que tem como objectivo preservar a unidade nacional e a estabilidade do país.
As questões relacionadas com a região do Tibete são muito sensíveis, registando-se desde há cerca de uma década vários protestos, nomeadamente auto-imolações de monges budistas, tal como a Fundação AIS tem noticiado, contra a presença chinesa na região.
Calcula-se que desde 2009 já mais de centena e meia de pessoas se tenham suicidado em resultado destes protestos contra a presença chinesa na região tibetana.
Recorde-se que o Tibete foi ocupado militarmente pela China em 1951 e desde então o Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, vive exilado em Dharamshala, na Índia.
Como a Fundação AIS alertou no último relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, a questão tibetana é vista com muita atenção pelo poder em Pequim.
“De acordo com o Presidente Xi Jinping, ao lidar com minorias há ‘três males’ que é preciso combater: separatismo, extremismo e terrorismo. Para a China – pode ler-se no referido documento – as minorias mais perigosas são os uigures em Xinjiang e os tibetanos no Tibete.”


Fonte: Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal
2018-09-23 01:03 - A Defesa
Decorreu no dia 19 de setembro, na Casa de Estremoz, uma das 8 oficinas de seleção do programa Taste Up, na qual participaram vários empresários de Estremoz.O Taste Up é um programa de aceleração promovido pelos Territórios Criativos, em parceria com o Turismo de Portugal e a APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, desenhado para apoiar projetos de empreendedorismo na área do Turismo Gastronómico. Este é destinado a empreendedores que queiram recuperar um saber ou sabor com tradição, iniciando um projeto empreendedor e inovador na área da culinária e gastronomia típica, em territórios de baixa densidade e/ou afastados dos grandes centros urbanos.Depois de apresentados os projetos e de feitas algumas degustações, o júri, composto por um representante do Turismo de Portugal, Nelson Cardoso, pela Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, pelo Presidente da APTECE, José Borralho e  por dois representantes do Município de Estemoz, a Vereadora Sílvia Dias e o Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, António Serrano, decidiu-se pelos seguintes projetos:- 1.º - Compotas & Chutneys de Maria João Cortes;- 2.º - Dom Alentejo de Isilda Ameixa;- 3.º - Em igual posição a SEL - Salsicharia Estremocense e a Cadeia Quinhentista.Também com grande qualidade participaram os projetos "Licores do Alentejo" de Veiros,  "A mini Sericaia Alentejana" de Reguengos de Monsaraz e "Basta que sim" de Castelo de Vide.O Município de Estremoz felicita todos os participantes, em especial a empresária Maria João Cortes, que vai continuar no programa e representar os sabores de Estremoz.
Pág.: 1234567891011 ... Última página
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2018 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas