Notícias em Portugal

Voltar

2019-02-15 12:20 - C.M. Póvoa de Varzim
No dia 24 de fevereiro, domingo, às 17h30, será apresentado, no Diana-Bar, o livro A Litania da Cinza de José Alberto Postiga.
2019-02-15 12:10 - C.M. Vizela

A Câmara Municipal de Vizela está neste momento a dar os passos para a implementação projeto Centurium nas escolas do…


O conteúdo Câmara implementa projeto Centurium nas escolas do Concelho aparece primeiro em Câmara Municipal de Vizela.

2019-02-15 12:08 - O Notícias da Trofa

Sábado, os juniores do Atlético Clube Bougadense têm mais um jogo importante na luta pelo acesso à fase de subida de divisão. O Desportivo das Aves é o próximo adversário, numa partida que se realiza na Vila das Aves, concelho de Santo Tirso, no sábado, às 15 horas. O clube disponibilizará autocarro para quem quiser […]


O conteúdo Bougadense disponibiliza autocarro para apoiar juniores nas Aves aparece primeiro em O Notícias da Trofa.

2019-02-15 11:52 - Jornal de Sintra
“Corta mato concelhio (Sintra, Amadora, Cascais e Oeiras) na Academia da Força Aérea junta dois milhares de estudantes-atletas” é a manchete da edição em digital de 15 de Fevereiro de 2019.
2019-02-15 11:12 - A Defesa
O Forum Eugénio de Almeida foi o local escolhido para o início do Workshop Internacional “Culture Capital Cities”, um encontro internacional sobre Cidades Capitais Europeias da Cultura que irá decorrer entre 14 e 15 de fevereiro. O evento integra-se no processo de candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 e tem como objetivo abordar os desafios que se colocam a uma aposta que é de toda a região, e que se pretende de sucesso.
O workshop que agora se iniciou pretende constituir um fórum de debate e reflexão sobre o papel das instituições e agentes da área da cultura, analisando o seu potencial relativamente a experiências com outras capitais europeias da cultura. Para o efeito estão presentes dezenas de especialistas, investigadores e decisores políticos nacionais e europeus que, no decurso de múltiplos painéis e sessões temáticas, irão partilhar experiência e conhecimento.
Na sessão de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. Nas intervenções que proferiram, estas personalidades salientaram a importância do desafio, que implica a necessidade do envolvimento dos agentes culturais, das instituições públicas e privadas, mas também das pessoas de um modo geral. Desta forma a candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 assumirá um âmbito alargado, abrangendo toda a riqueza que advém da grande diversidade cultural que carateriza a cidade de Évora e o Alentejo.

Deixando clara a ideia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora afirmou que “esta candidatura deverá afirmar-se como a oportunidade de potenciar o progresso da cidade e da região, pois a cultura tem que constituir um fator estratégico de desenvolvimento”. Mas não deixou também de fazer notar que “tal só será possível se todos forem chamados a participar”. A terminar, Carlos Pinto de Sá saudou os presentes, fazendo votos de que o fórum agora iniciado cumpra os seus objetivos reforçando a afirmação da candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027.
2019-02-15 11:08 - C.M. Póvoa de Varzim
No dia 19 de fevereiro, terça-feira, às 11h30, o Presidente da República vai presidir à Cerimónia de Abertura do 20º Correntes de Escritas, no Casino da Póvoa.
2019-02-15 10:48 - A Defesa
A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) e a Associação Portuguesa de Imprensa (API) tomaram conhecimento de que a jornalista Maria Ressa foi detida na passada quarta-feira nas Filipinas sob a acusação de “difamação cibernética”, quando trabalhava na redacção do portal de notícias Rappler, de que é Directora, e que tem vindo a denunciar as políticas do Presidente Rodrigo Duterte.O pretexto para a detenção foi uma reportagem publicada em Maio de 2012, que referia que o empresário Wilfredo Keng estaria ligado a tráfico de drogas e de pessoas. O empresário Keng só formalizou uma queixa cinco anos depois, em 2017, mas as autoridades entenderam que passara o prazo de um ano previsto para o efeito pelo que o caso ficou por aí.Mas o Departamento de Justiça das Filipinas reabriu o caso em Março de 2018, com base numa teoria de “publicação contínua”, baseada na circunstância da dita reportagem se encontrar ainda ‘on line’. Já antes a jornalista tinha sido acusada de fuga ao fisco, mas rejeitara as acusações, afirmando que se tratava de uma perseguição política contra si por parte do regime de Duterte.A AIC e a API recorda que Maria Ressa é uma das mais prestigiadas jornalistas a nível mundial, sobretudo pela coragem e desassombro com quem vem denunciando as políticas radicais da Administração do Presidente Duterte. O reconhecimento levou a que ela fosse considerada pela revista Time como uma das personalidades do ano de 2018, para além de ter sido distinguida pela WAN-IFRA com o galardão “Pena de Ouro”, que recebeu durante o Congresso Mundial daquela Associação (de que a API faz parte), que decorreu no Centro de Congressos do Estoril.À semelhança das posições já assumidas por várias outras organizações, entre as quais a WAN-IFRA, também a AIC e a API manifestam o seu repúdio pela detenção de Maria Ressa, considerando tratar-se de um atentado ao exercício do jornalismo que deve merecer a condenação de quantos prezam a liberdade de imprensa e de expressão.
2019-02-15 10:30 - C.M. Póvoa de Varzim
“Percursos de cidadania – Alfabetização solidária e literacias para adultos” é um projeto-piloto desenvolvido pelo Gabinete de Educação e Formação de Adultos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
2019-02-15 09:30 - C.M. Póvoa de Varzim
Aproveitando as comemorações do dia de São Valentim e o mês dos afetos, a Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do ACES Póvoa de Varzim, Vila do Conde, irá desenvolver ações de sensibilização junto dos profissionais de saúde, seus utentes e comunidade, durante o Mês de fevereiro relativas à violência nas relações interpessoais.
2019-02-15 09:00 - O Notícias da Trofa

É uma das maiores feiras agropecuárias do País e tem já data e local marcado. A Feira Anual da Trofa completa 73 anos de vida e tem início marcado para 1 de março e vai ter lugar no recinto da feira e mercado da Trofa, em S.Martinho de Bougado, numa organização da Junta da União […]


O conteúdo Feira Anual da Trofa de 1 a 3 de março aparece primeiro em O Notícias da Trofa.

Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2019 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas