Notícias em Portugal

Voltar

Pág.: 12345678910111213 ... Última página
2020-09-25 17:08 - A Defesa

 Entre concertos inéditos, visitas guiadas e outras atividades lúdicas e culturais, a Fundação Eugénio de Almeida proporcionará três dias de celebração, com o intuito de demonstrar o trabalho que tem vindo a ser realizado e fomentar o sentimento de pertença na comunidade de Évora


Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a Fundação Eugénio de Almeida irá promover a 8ª edição do seu Dia Aberto, convidando a comunidade local de Évora e seus visitantes a participarem num conjunto de atividades gratuitas, concebidas para dar a conhecer os espaços, as equipas, os projetos e o sentido da sua missão.

A iniciativa enquadrada no Dia Europeu de Fundações e Doadores – que se celebra no dia 1 de outubro e que tem o propósito de valorizar o contributo do setor fundacional para o bem comum – pretende fortalecer os laços que ligam a Fundação Eugénio de Almeida à cidade e à região.

Neste espírito festivo e de celebração, os visitantes poderão assistir à atuação “Vem devagarinho para a minha beira – Voz e Dois Pianos”, com Vitorino Salomé, Filipe Raposo e João Paulo Esteves da Silva, que acontecerá no cenário singular e repleto de história do Páteo de S. Miguel. Este é um projeto financiado pela Medida de Apoio à Comunidade Artística do Fundo Financeiro Extraordinário da Fundação, que se destaca por resultar num trabalho inédito, elegante, sóbrio e, em simultâneo, emotivo.

Outro momento único e imperdível será o primeiro concerto realizado na Igreja do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. Neste, o músico e compositor Carlos Maria Trindade – pilar da modernidade musical portuguesa, que integrou grupos fundamentais como os Heróis do Mar e Madredeus – interpretará “Estados de Alma”, assinalando esta data repleta de simbolismo institucional e evocando a memória da Cartuxa de Évora enquanto lugar de grande significado espiritual e cultural para a cidade. Em virtude da pandemia e no respeito pelas diretrizes da Direção Geral da Saúde, a atuação apenas contará com uma plateia restrita de espetadores, pelo que será transmitida em live streaming nas redes sociais da Fundação.

“Este é um concerto de celebração, que assinala os 57 anos da presença viva e ativa da Fundação Eugénio de Almeida na comunidade e é também um momento de homenagem pública e de agradecimento às muitas instituições da cidade que estão, e estiveram, na linha da frente do combate à pandemia. O compromisso da Fundação Eugénio de Almeida é continuar a trabalhar lado-a-lado com estas instituições, em espírito de partilha e de serviço pelo bem comum”, afirma D. Francisco José Senra Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

Na edição de 2020 do Dia Aberto, a Fundação irá também realizar diversas visitas guiadas, de que são exemplo as exposições Strata de Deanna Sirlin e Ilhéus de Moira Forjaz, o Enoturismo Cartuxa, que oferece a oportunidade de participar numa prova de vinhos e azeite, e ainda o conjunto arqueológico da Herdade das Murteiras, onde se poderão observar alguns monumentos megalíticos.

Consciente da importância de partilhar com a comunidade o vasto trabalho desempenhado pela Fundação Eugénio de Almeida no cumprimento dos seus estatutos, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento sustentável social da região, crianças e jovens serão desafiados a desenvolver o seu espírito de inovação e empreendedorismo ao usufruírem de “Manhãs e Tardes com Empreendedores Sociais”, protagonizadas por Miguel Neiva, um dos mais conceituados empreendedores sociais portugueses e criador do ColorADD®, Carlos Ramos responsável pelo projeto Board Games for Trainning e Cátia Ambrósio do projeto AlenFala.

Demonstrativo de que a Fundação Eugénio de Almeida tem sempre as suas portas abertas ao desenvolvimento cultural, social, educativo e espiritual, alguns dos locais emblemáticos serão palco de atividades culturais e lúdicas. No Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, decorrerá o “Heritage Indoor Sketchers”, um projeto que pretende convidar sketchers para uma tarde singular, passada a desenhar os espaços e objetos mais icónicos da Cartuxa de Évora. Já no Jardim das Casas Pintadas e no Jardim do Paço de S. Miguel terá lugar a “Poesia Graúda para Gente Miúda”, que propõe às famílias, com crianças entre os 4 e os 12 anos, embarcarem numa viagem à descoberta da Poesia, com Joana Cavaco e João Baião. Também outros espaços patrimoniais e equipamentos culturais estarão abertos, como o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, a Coleção de Carruagens, o Paço de São Miguel e o Centro de Arte e Cultura.

Devido ao atual contexto pandémico, as medidas preventivas de higiene, segurança e distanciamento social serão asseguradas em todas as atividades, sendo por essa razão necessária a inscrição prévia, excetuando-se as visitas ao património e equipamentos culturais que serão livres.




2020-09-25 16:41 - A Defesa

 As Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema Património e Educação, decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, 

coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural, a nível nacional. O tema desta edição pretende sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, bem como para a riqueza e complexidade desta relação em diversas áreas. 
A Direção Regional de Cultura do Alentejo inscreveu no programa das JEP 2020 a visita temática 'Do barreiro à cantarinha' integrada no seu projeto Alentejo, PATRIMÓNIOS (1.ª edição) que tem por objetivo promover o Património Cultural Imaterial da Região (mais informação em www.cultura-alentejo.pt ). Esta visita, em torno dos Barros de Beringel, realiza-se dia 26 de setembro, no Centro Cultural de Beringel (concelho de Beja), mediante inscrição através do endereço eletrónico [email protected] , e é limitada a 14 participantes.  
Entre várias iniciativas com inscrição gratuita, que se realizam na região Alentejo no âmbito das JEP 2020, nos dias 25 e 26 de setembro, a Fundação Cidade de Ammaia organiza visitas guiadas/percursos orientados subordinados ao tema Património e Educação - O Anfiteatro da Ammaia, que terão lugar na Cidade Romana de Ammaia (concelho de Marvão). No dia 25 as visitas são dirigidas ao público escolar e no dia 26 ao público em geral, mediante inscrição prévia através do contacto 245 919 089 (Museu Cidade de Ammaia). 
No dia 26 de setembro terá lugar a Visita acompanhada ao Bairro da Malagueira, projetado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, com início no Anfiteatro da Malagueira, em Évora, às 10h e às 15h. Esta ação é organizada pelo CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, promovida pelo Projeto de Investigação Malagueira - Património de Todos, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A participação nas visitas encontra-se sujeita a inscrição prévia para [email protected], limitada a 10 inscritos por visita. 
Também no dia 26, com ponto de encontro na bilheteira das Ruínas Romanas de Troia (concelho de Grândola), às 16h30, haverá visitas guiadas/

percursos orientados e passeio pedestre na orla do estuário do Sado, gratuitos, com a organização de Troia Resort, mediante inscrição para [email protected]| 939 031 936.  
Para mais informação sobre estas e outras iniciativas que decorrem na região e a nível nacional no âmbito das JEP - Jornadas Europeias do Património, deve ser consultado respetivo programa em http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2020/digital/ . 




2020-09-25 16:04 - Primeira Mão
A Efacec confirmou à agência Lusa, na quarta-feira, a saída de Rui Lopes da Comissão Executiva e do Conselho de Administração da empresa. A saída de Rui Lopes “em nada altera o foco da liderança da empresa, que prossegue a sua estratégia e compromisso para a entrega de resultados e para a consolidação do valor económico-social da […]
2020-09-25 15:35 - Primeira Mão
O secretário de Estado da Saúde avisou que no período outono/inverno vai haver dois desafios: criar um circuito para os doentes que separe os utentes com COVID dos que não têm e ainda retomar a atividade existencial programada. António Lacerda Sales avançou ainda que o Ministério da Saúde está a “acelerar o processo” dos rastreios […]
2020-09-25 15:11 - Primeira Mão
As eleições no Núcleo do PSD Águas Santas/Pedrouços realizam-se amanhã, dia 26, das 15h00 às 20h00, na sede (Rua dos Fontineiros, nº 20). Ivo Ribeiro, atual presidente da Comissão Política deste Núcleo é recandidato à presidência, tal como havia anunciado no passado dia 23. Ivo Ribeiro apresentou-se com a criação de uma página de candidatura […]
2020-09-25 15:00 - C.M. Espinho
A 46.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho arranca no próximo dia 25 de setembro e traz à cidade sete concertos, a decorrer durante um período mais espaçado do que o habitual.
Promovido pela Academia de Música de Espinho e tendo como palco principal o auditório da mesma, o evento adaptou-se às restrições impostas pela pandemia de covid-19, revendo a respetiva programação e adaptando as plateias, que serão mais limitadas ao nível de lotação.
Esta edição arranca com um concerto da Orquestra Clássica de Espinho com o pianista espanhol Javier Perianes, a 25 de setembro, assinalando os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.
A interprete China Moses, estará em palco a 2 de outubro com a Orquestra de Jazz de Espinho, sob a direção de Daniel Dias e Paulo Perfeito onde irá percorrer diversos estilos da música negra americana.
A 30 de outubro, teremos solos de percussão de Miquel Bernat, onde irá explorar a obra "Music for 18 musicians" do compositor [...]
2020-09-25 15:00 - C.M. Espinho
A 46.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho arranca no próximo dia 25 de setembro e traz à cidade sete concertos, a decorrer durante um período mais espaçado do que o habitual.
Promovido pela Academia de Música de Espinho e tendo como palco principal o auditório da mesma, o evento adaptou-se às restrições impostas pela pandemia de covid-19, revendo a respetiva programação e adaptando as plateias, que serão mais limitadas ao nível de lotação.
Esta edição arranca com um concerto da Orquestra Clássica de Espinho com o pianista espanhol Javier Perianes, a 25 de setembro, assinalando os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.
A interprete China Moses, estará em palco a 2 de outubro com a Orquestra de Jazz de Espinho, sob a direção de Daniel Dias e [...]
2020-09-25 14:52 - Primeira Mão
Morreram cinco pessoas nas últimas 24 horas em Portugal em consequência do novo coronavírus, registando-se mais 899 casos de infeção. De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, divulgado hoje, existe agora um total de 72.055 diagnósticos confirmados no país, havendo ainda a lamentar 1.936 mortes desde o início da pandemia. De realçar também que […]
2020-09-25 14:40 - Gazeta das Caldas

Portugal contabiliza hoje mais cinco mortos relacionados com a covid-19 e 899 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.936 mortes e 72.055 casos de infeção. A DGS indica que três mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do […]


O post Covid-19: Portugal com mais cinco mortos e 899 novos casos aparece primeiro no Gazeta das Caldas.

2020-09-25 13:00 - Gazeta das Caldas

Frederico Silva perdeu esta sexta-feira com o checo Tomas Machac na qualificação para Roland Garros e viu, assim, adiado o sonho de entrar pela primeira vez enquanto profissional no quadro principal de um torneio do Grand Slam. No encontro da terceira ronda, Machac, de 19 anos, fez-se valer da qualidade nos jogos de resposta ao […]


O post Ténis: Sonho adiado para Frederico Silva em Roland Garros aparece primeiro no Gazeta das Caldas.

Pág.: 12345678910111213 ... Última página
Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2020 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas