Notícias em Portugal

Voltar

2017-10-16 01:00 - C.M. Lourinhã
A cerimónia de instalação dos Órgãos Executivo e Deliberativo do Município da Lourinhã, para o quadriénio 2017-2021, teve lugar na noite de 16 de outubro, numa sessão marcada pela presença de muitos autarcas, representantes de entidades e associações do concelho, e cidadãos que se quiseram associar a este momento.
2017-10-16 00:00 - C.M. Batalha

A Câmara da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia, o Mosteiro da Batalha e a companhia de Teatro “O Nariz” criaram uma parceria com o intuito de fomentar as ações de Serviço Educativo a realizar no Ano Letivo que agora tem início.


As ações a disponibilizar aos alunos, mediante marcação através do site do Mosteiro da Batalha (área Serviço Educativo), consistem na realização de três visitas encenadas ao monumento, intituladas “Visita do Marquês”, “Eram só pedras quando tudo começou” e “Dona Filipa”, sendo dirigidas a alunos do 1º e do 2º CEB.


As visitas são executadas por atores profissionais da companhia de Teatro O Nariz que, de uma forma descontraída e através de uma linguagem adequada ao público escolar, transmitem diversas informações de âmbito histórico e patrimonial, em estreita ligação aos programas curriculares.



Com o intuito de reforçar os conhecimentos adquiridos através das visitas encenadas ao mosteiro, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha disponibilizará diversas atividades lúdicas destinadas aos alunos e aos docentes, compreendendo áreas pedagógicas relacionadas com a História, Paleontologia e Ciências da Terra.


 


Foto: Direitos reservados

2017-10-16 00:00 - C.M. Montalegre
Este sábado, realiza-se na aldeia de Fafião, pelas 10 horas, a sétima edição do "Trilho do Medronheiro". A concentração, organizada pela Associação de Desenvolvimento de Fafião "Vezeira", acontece nas instalações do Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra. O trilho é considerado de grau de dificuldade média (9,5 Km)....
2017-10-16 00:00 - C.M. Batalha

A Batalha é um dos 34 municípios portugueses, num total de 308, que viram a sua população aumentar entre 2011 e 2016, de acordo com o estudo “Retrato Territorial de Portugal” ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística. O Concelho da Batalha registou um aumento populacional de 0,01 por cento, sendo o único a crescer no Distrito de Leiria.
A edição de 2017 do Retrato Territorial de Portugal - publicação bienal do Instituto Nacional de Estatística (INE) – é inteiramente dedicada ao estudo aprofundado de três temáticas: a diferenciação territorial do turismo; a sustentabilidade demográfica dos territórios; e a competitividade e a inovação nas regiões portuguesas.


Acresce que estas temáticas são analisadas no contexto dos três domínios que estruturam o Retrato Territorial de Portugal: Qualificação territorial, Qualidade de vida e coesão e, Crescimento e competitividade.


De acordo com este estudo, na temática referente à diferenciação territorial do turismo, o Município da Batalha, no retrato territorial por município do número de dormidas por 100 habitantes, evidencia que, em 2016, este indicador era o mais elevado da Região de Leiria.


A análise relativa à sustentabilidade demográfica dos territórios , que se encontra estruturada em três vetores que focam a leitura das assimetrias territoriais da evolução da população, a tendência de envelhecimento e a (in)capacidade de renovação demográfica dos territórios, os padrões territoriais de fecundidade e o papel que a população estrangeira desempenha neste contexto, o Concelho da Batalha, para além de ser um dos 34 municípios portugueses que regista aumento populacional, destaca-se igualmente na proporção mais elevada de mulheres em idade fértil, face ao total de população residente feminina, o que perspetiva um bom indicador futuro ao nível da fecundidade.


Por fim, na análise sobre a competitividade e a inovação nas regiões portuguesas, onde são identificados três pontos de análise relativos ao desempenho económico das regiões e condições para a inovação, ao conteúdo tecnológico das regiões e dinâmica das empresas de base tecnológica, e aos resultados da inovação nas regiões portuguesas, em 2015, a Região de Leiria, a par da Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo Litoral, o Algarve eram as únicas sub-regiões a superarem o valor médio nacional do PIB per capita.


Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Santos, “os indicadores agora conhecidos confirmam as perspetivas positivas que temos registado ao nível da fixação de novas famílias, da boa capacidade de empregabilidade das empresas e dos níveis de qualidade de vida que a Batalha conheceu no período analisado pelo estudo do INE”.


“O facto de registarmos crescimento populacional e mantermos boas referências ao nível da fecundidade, reforçam a necessidade dos investimentos que estamos a realizar nas áreas da educação e de apoio às famílias com filhos”, enfatiza o Autarca.


O estudo encontra-se disponível em: https://www.ine.pt/ine_novidades/RTP2017/2/

2017-10-16 00:00 - C.M. Batalha

Desde as 20h49m da noite do dia de 15 de outubro de 2017, lavram no Concelho da Batalha vários incêndios que ameaçam as populações e o território da Batalha.
Os incêndios que lavram no concelho da Batalha apresentam frentes ativas na Freguesia de Reguengo do Fetal e na Freguesia de São Mamede, no lugar de Crespos.
Foram ponderadas todas as circunstâncias, meios e recursos afetos ao combate dos incêndios ativos no concelho da Batalha e que se revelaram insuficientes.
Assim, através do Despacho n.º 20/2017, datado de 16/10/2017, ao abrigo do artigo 14.º da Lei n.º 26/2007, de 3 de julho, e do artigo 8.º, n.º 2, alínea d) do Regulamento da Comissão Municipal de Proteção Civil do Município da Batalha, foi declarada a situação de alerta na Freguesia de Reguengo do Fetal e na Freguesia de São Mamede, no lugar de Crespos.


Mais se determinou que, relativamente ao disposto no artigo 14.º da Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, e por forma a dar cumprimento às respetivas especificações, fosse convocada a Comissão Municipal de Proteção Civil, por forma a proceder à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Concelho da Batalha, com efeitos a partir das 07h00 de hoje, dia 16 de outubro.


Informam-se todos os Munícipes de que os meios estão no terreno e que estamos na fase final de resolução das ocorrências.

2017-10-15 08:30 - Gazeta das Caldas

Acompanhe os jogos do Caldas SC no Campeonato de Portugal e na Taça de Portugal em tempo real com a Gazeta das Caldas. O Caldas chega à terceira eliminatória  da  Taça de Portugal para defrontar o Cesarense, uma das equipas em destaque na Série B. Acompanhe com a Gazeta das Caldas a partir das 15h00. […]


O post Jogos do Caldas SC em directo aparece primeiro no Gazeta Das Caldas.

2017-10-15 00:00 - C.M. Montalegre
Montalegre recebeu a derradeira prova do Campeonato Nacional de Ralicross, Kartcross e Super Buggy. Um conjunto de provas que serviu para definir os dois campeões que ainda faltavam ser encontrados. Joaquim Santos comemorou o título ainda no sábado, ao passo que o seu principal adversário, Pedro Matos, não veio a Montalegre e o Campeonato dos Super Car ficou virtualmente entregue. Na Super Nacional A 1.6, as contas eram mais complicadas. Todavia, Sérgio Dias bastou o terceiro posto da final para ser o virtual campeão que faltava....
2017-10-15 00:00 - C.M. Montalegre
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Santa Barbara, nas Minas da Borralha, concelho de Montalegre, organizou uma caminhada solidária. Inserida na quinzena da prevenção do cancro da mama, esta iniciativa teve como objetivo angariar fundos para o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. Uma causa nobre que pretendeu, também, alertar para a prevenção desta doença. ...
2017-10-14 22:07 - J.F. Corroios

Durante o dia de hoje realizou-se o momento protocolar comemorativo do 2º aniversário da Associação Clube Recreativo e Cultural da Quinta da Niza...

2017-10-14 22:07 - J.F. Corroios

Durante o dia de hoje realizou-se o momento protocolar comemorativo do 2º aniversário da Associação Clube Recreativo e Cultural da Quinta da Aniza...

Publicidade | Sobre o Portal Nacional | Termos e Condições | Contactos | Clientes | No Facebook | No Twitter
Portal Nacional - 2009-2017 © Webdados - Tecnologias de Informação, Lda.
Todos os conteúdos são propriedade das entidades responsáveis pelas fontes devidamente assinaladas