A Unidade de Saúde da Batalha recebeu hoje, 20 de dezembro, uma nova viatura elétrica, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Medida 10 - Disponibilizar viaturas elétricas para apoio à prestação de cuidados no domicílio nos Centros de Saúde. O novo veículo elétrico foi entregue pelas mãos do presidente do Município da Batalha, Raul Castro, junto ao Centro de Saúde da Batalha.
Nesta ação simbólica de entrega da chave estiveram presentes Rui Passadouro, médico e coordenador da Unidade de Saúde Pública (USP) de Leiria, Tiago Gabriel, delegado de saúde pública na USP da Batalha, Iracema Diogo, médica e coordenadora da Unidade e Saúde Familiar (USF) Condestável, e Cristiana Rosário, enfermeira e coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Batalha.
A nova viatura contribui para a melhoria do acesso aos cuidados de saúde, com benefícios para os utentes e profissionais, promovendo em simultâneo a eficiência energética.
A cerimónia oficial para a atribuição das chaves de 56 viaturas elétricas destinadas a vários Municípios da Região Centro realizou-se no dia 19 de dezembro no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, presidida pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e organizada pela Administração Regional de Saúde do Centro, IP e a Câmara Municipal de Pombal.
A aquisição destas viaturas integra a candidatura efetuada pela Administração Regional do Centro ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência do Estado Português, no investimento “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, que inclui a meta i1-10 para disponibilizar viaturas elétricas para apoio à prestação de cuidados domiciliários nos centros de saúde.
O Município da Batalha iniciou na presente semana a obra de construção do novo Centro de Saúde, uma empreitada financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 4.550.000,00 euros. A nova infraestrutura localiza-se na zona sul da Avenida dos Descobrimentos, na vila da Batalha, e o prazo previsto de execução da obra é de 12 meses.
O novo centro de saúde integrará a Unidade de Saúde Familiar (USF), a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), a Unidade de Saúde Pública (USP) e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).
O projeto tem o parecer favorável da Administração Regional de Saúde da Região Centro (ARSC), que formalizou um protocolo com o Município da Batalha, para a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da medida intitulada “Reforma dos cuidados de saúde primários”, para assegurar a execução do investimento da meta i1.07, designada por “Construir novas unidades/polos de saúde , com necessidades pelo menos inferiores em 20% ao padrão NZEB, para substituir edifícios desadequados”, enquadrada no investimento Re-C01-i01, designado por “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”.
«Esta é a obra mais emblemática e importante deste executivo, seja pela melhoria na prestação de cuidados de saúde para os munícipes e para os profissionais, seja pelo valor financeiro envolvido», declara Raul Castro, presidente da Câmara Municipal da Batalha.